Exposição “O Haver – pinturas e músicas para Vinicius” chega à Curitiba

Depois do Rio de Janeiro é a vez da capital paranaense receber a exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”, que ficará em cartaz na Galeria da CAIXA Cultural de Curitiba de 22 de janeiro a 9 de março. Nesta exposição, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Antonio Nóbrega, Martinho da Vila e outros grandes nomes da música brasileira se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes.

“O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes” é um projeto idealizado pelo artista plástico Elifas Andreato para homenagear o poeta Vinicius de Moraes. A iniciativa une artes plásticas e música. Através deste projeto, 14 músicos convidados criaram individualmente canções inéditas – instrumentais ou letradas – inspiradas no poema “O Haver”, de Vinicius. Depois, junto com Elifas, cada um desenvolveu uma pintura em homenagem ao poeta. O resultado se materializou em DVD, catálogo e exposição, além de um site que detalha todo o processo de produção (www.ohaver.com.br).

Divulgação
Elifas Andreato

Entre os músicos convidados estão Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O’Pensador, e Renato Teixeira.

A relação de Elifas Andreato com Vinicius se iniciou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco Vinicius e Toquinho. Eles tornaram-se amigos. Mas não foi a amizade que tornou a realização de “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes” imprescindível para Elifas. O artista gráfico credita a Vinicius o privilégio de haver tido dois filhos: “Em 1975, eu já era casado mas não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música ‘O Filho que Eu Quero Ter’. Fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos. Não tive como não agradecer pessoalmente a Vinicius por essa descoberta”. Pouco mais de um ano depois nasceria Bento e, em 1978, Laura. “Esse projeto é uma questão de honra para mim. Mesmo que tardio, ele serve para saldar ao menos uma parte da impagável dívida que tenho com Vinicius”, completa o artista.

Paletas Mexicanas chegam a Campo Grande

Bebel
Os franqueados Edward Lemos e Priscila Auer com Gean Chu e Gilberto Verona

Primeira franquia de paletas mexicanas do país, a Los Paleteros inaugura nesta sexta-feira (17), ao meio dia, uma nova loja na cidade de Campo Grande. A franquia de paletas mexicanas será instalada no Shopping Bosque dos Ipês, novo empreendimento comercial da cidade. A aposta é da jovem empresária Priscila Auer e seu esposo Edward Lemos, que conheceram a Los Paleteros através de parentes e das ações da marca nas redes sociais.   A Los Paleteros é uma marca que nasceu em Curitiba em 2012, e se consolida como um case de sucesso em menos de um ano. O segredo foi a decisão de apostar em um produto inovador, exclusivo e de alta aceitação no país. “O mercado de sorvetes cresceu 70% nos últimos cinco anos e há uma aposta de aumento de 24% nos próximos quatro anos. Hoje já contamos com uma aceitação de 95% dos nossos consumidores, o que reforça nossa expectativa em relação à expansão dos negócios”, dizem os sócios Gilberto José Verona Filho e Gean Francesco Derosso Chu, que estão à frente da marca. 

Festival de Música de Santa Catarina

,

Divulgação
Jaraguá do Sul é palco da música erudita internacional

Catarinenses buscam melhor preparação no 9º Femusc

A troca intensa de sons e experiências inicia neste domingo (19), em Jaraguá do Sul, com a abertura do 9º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).e os alunos representantes do Estado não querem perder a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.

Visitantes ilustres estarão no FEMUSC 2014

Estudantes da África do Sul, Malásia, Polônia, Israel, Nova Zelândia e das Bahamas estarão pela primeira vez no evento.

Ole Böhn

Violinista norueguês, é spalla da Ópera Nacional da Noruega e também um artista com freqüentes apresentações no rádio e na televisão em todo o mundo. Músico desde 1969 e professor do renomado Conservatório de Música de Sidney (Austrália) desde 2009, traz na bagagem uma extensa carreira como solista, músico de câmara, jurado e professor na Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Richard Beene

Fagotista norte-americano, Richard Beene é professor e diretor da Escola de Música Colburn, em Los Angeles, uma das mais renomadas dos EUA, além de ter uma carreira ativa como solista de música de câmara e de importantes orquestras. Em 2001, enquanto servia como professor de fagote na Universidade de Michigan, foi agraciado com o Prêmio Harold Haugh para a excelência no ensino de estúdio. A partir daí, passou a ser convidado para ministrar cursos de aperfeiçoamento e residências de ensino em diversas instituições da América do Norte.

Alex Klein (diretor artístico)

Alexandre Klein, nascido em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil, no dia 4/12/1964, veio para Curitiba, no Estado do Paraná – Brasil, aos 3 anos de idade. Alfabetizou-se aos 4 anos, aos 9 com forte tendência musical decide o seu instrumento preferido, oboé; daí em diante seguindo carreira. Alex é o filho mais novo dos 3 irmãos, seus pais Ruth Klein e José Felippe Klein incentivaram-no desde criança.

Bart Claessens

Bart Claessens (1982 ) estudou trombone no Conservatório de Roterdam, onde estudou com diversos mestres como George Wiegel , Jörgen van Rijen , Pierre Volders e Ben van Dijk . Durante seus estudos , aos 19 anos, ganhou a audição para tenor/baixo trombone para a Orquestra Real Concertgebouw. Em 2007 foi escolhido trombonista solo. Nesta posição, atuou com diversos regentes de topo, como Zubin Mehta, Gustavo Dudamel e outros. A partir de 01 de setembro de 2012 Bart Claessens passou a ensinar trombone no Conservatório de Maastricht.

Richard Roberts

Violinista norte-americano, é músico desde 1982 e atualmente spalla da Orquestra Sinfônica de Montreal, além de professor da McGill Univesity, uma das instituições mais referenciadas no Canadá. Já ministrou R ter classes no tradicional Conservatório Real de Música do Canadá, além de várias universidades norte-americanas, como Indiana University, UCLA e Northwestern University.

O Femusc caracteriza-se como um festival-escola não competitivo, que promove durante quatorze dias a troca de experiências entre professores e alunos vindos de mais de 18 países, através de classes de estudos e mais de 200 apresentações abertas ao público. Desde sua primeira edição, o Femusc – Festival de Música de Santa Catarina vem se constituindo em um evento de suma importância na cultura brasileira, tanto na apresentação de concertos de mais alto nível artístico internacional e de classes instrumentais com grandes mestres da música, como em seu empenho social. O Femusc não poupa esforços para atrair os melhores professores, não somente pela consagração de suas carreiras como intérpretes da música e seu reconhecimento como pedagogos, mas especialmente por sua dedicação humanitária a causas educacionais e culturais em países emergentes como o Brasil. Com igual determinação, o Femusc visa atrair os mais talentosos e dedicados estudantes da música, independ,ente de sua condição social ou nível de aprendizado musical. Entre os alunos do Femusc estão profissionais atuando nas melhores orquestras do país, jovens iniciantes e amadores provenientes de cidades do interior onde o ensino musical é limitado, assim como jovens músicos provenientes de outros países em quatro continentes.

Rafain Palace Hotel lança pacote especial para o Carnaval

Divulgação
Empreendimento conta com opções para quem quer se divertir e para aqueles que preferem descansar

Para o feriado mais animado do ano, o Rafain Palace Hotel & Convention Center preparou uma programação diferenciada para toda a família. Localizado em Foz do Iguaçu (PR), terra de uma das Maravilhas da Natureza, as Cataratas, o empreendimento já está com preços fechados para quem quer aproveitar os tradicionais dias de folia sem abrir mão da tranquilidade.  Pelo valor de R$ R$ 2.133 por apartamento duplo, os hóspedes podem usufruir do pacote carnavalesco, que inclui, hospedagem no período de 28 de fevereiro a 4 de março, café da manhã, lanche da tarde para as crianças (servido à beira da piscina), jantar com baile carnavalesco e recreação interativa. Para quem vai curtir a folia com a garotada, o Rafain oferece cortesia para uma criança com até 10 anos no mesmo quarto dos pais. Já os amantes do esporte contam com fitness center, dois campos de futebol society, quadras de tênis e poliesportiva e paredão artificial de escalada.  

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna