Caracterizada por uma lesão no nervo óptico, com perda progressiva do campo visual, o Glaucoma é uma doença que requer grande atenção, porque pode levar à cegueira. Segundo dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se da segunda causa de cegueira no mundo (12,3%), atrás apenas da Cataratas (47,8%). Apesar das causas de cegueira no mundo variarem de acordo com as condições sócio econômicas e geográficas de cada população estudada, o Glaucoma se mantém como uma das principais causas, independentemente da população avaliada. Uma estimativa indica que haverá 79,6 milhões de glaucomatosos em 2020.
Segundo a médica oftalmologista Letícia Tecchio, da Clínica Schaefer, de Curitiba, o tratamento do Glaucoma geralmente visa a redução da Pressão Intraocular (PIO) a níveis em que não ocorra mais a perda do campo visual. “O nível ideal da PIO depende de cada caso e principalmente do grau de evolução do Glaucoma do paciente”, esclarece a médica.

continua após a publicidade

Tratamento a laser
“Na maioria dos casos o tratamento clínico, que é a base de colírios, consegue ser eficiente para manter a PIO baixa. Nos casos em que a PIO não consegue ser controlada com medicações e o paciente tem risco de perder a visão, optamos pelo tratamento cirúrgico”, diz a especialista. O tratamento cirúrgico do Glaucoma pode ser realizado com laser em algumas situações, como a iridotomia em casos de Glaucoma de ângulo estreito, e a trabeculoplastia em casos de ângulo aberto. O tratamento com laser pode ter algum efeito na redução da PIO mas pode não ser o suficiente.
“A principal cirurgia realizada para o tratamento do Glaucoma é a trabeculectomia. Ela consiste na criação de uma fístula de drenagem do líquido intraocular para o espaço subconjuntival Através dessa terapia, o liquido passa de dentro do olho por uma janela na esclera até uma bolsa filtrante”, pontua Letícia Tecchio.

Taxas de sucesso
As taxas de sucesso, em média, ficam ao redor de 80% ao final de um ano. Sucesso nesse caso significa conseguir manter a pressão ocular controlada adequadamente. Os resultados são baseados em médias e podem variar muito para cada paciente. Fatores como a idade, tipo de Glaucoma, cirurgias prévias e os cuidados pós-operatórios influenciam muito no resultado.
A redução da PIO com a trabeculectomia geralmente é a melhor que se pode alcançar. E para manter as taxas baixas, podem ser necessárias várias intervenções no pós-operatório, tanto precoce como tardio. “O funcionamento da bolsa de filtração depende da cicatrização de cada pessoa. A qualidade visual no pós-operatório pode ser bastante afetada, mas no geral retorna aos níveis pré-operatórios após um mês da cirurgia”, diz a médica.

Novas técnicas
Outras técnicas de cirurgias antiglaucomatosas podem ser indicadas, como a escelerectomia profunda não penetrante, implantes de drenagem e cirurgia ciclo-destrutiva. Recentemente vêm crescendo no mercado mundial as técnicas minimamente invasivas chamadas MIGS (Micro Incisional Glaucoma Surgery). Trata-se de pequenos implantes que ajudam a filtração natural do olho, geralmente implantados no mesmo momento da cirurgia de catarata. A recuperação do paciente é muito mais tranquila e com menos complicações que as técnicas tradicionais, mas ainda não dispomos da nova tecnologia no Brasil.

Café com a ABD-PR apresenta produto transformador e suas aplicações em projetos especiais

continua após a publicidade

A aplicação do Corian em projetos de design de interiores é tema do Café com a ABD-PR, no próximo dia 14, a partir das 9 horas, na loja Todeschini Batel, em Curitiba. Cabe a Luan Estradioto, CEO da DecoreA, a apresentação das características, vantagens, qualidades e possibilidades do produto na criação de ambientes. Direcionado a designers de interiores, arquitetos e estudantes interessados em ampliar seu leque de conhecimentos, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores – Regional Paraná. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site www.abd.org.br.
Bacharel em administração com pós-graduação em marketing, Luan Estradioto destaca que o material é sinônimo de inovação, beleza, cor e sensações, bem como de resistência, solidez, confiança, performance e inspiração. “O produto é excepcional, sem emendas perceptíveis, que pode transformar qualquer espaço, interior ou exterior, devido às suas ilimitadas possibilidades”, observa. “Durável, higiênico e elegante, tem formabilidade tridimensional, o que tem libertado mentes inventivas”, atesta Estradioto.
As diretoras da ABD-PR, Silvia Pedroso Xavier e Karin Brenner acreditam que o tema do evento “Corian e suas aplicações em projetos especiais” é importante e muito interessante para os profissionais que buscam personalidade e um diferencial aos seus projetos. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos técnicos sobre esse produto que apresenta uma série de pontos positivos e elucidar dúvidas relacionadas à especificação, projeto e execução, garantindo assim o melhor resultado final.

Camarote Carnaval Recife Antigo comemora 10 anos de sucesso na folia da capital pernambucana

continua após a publicidade

Espaço mais concorrido da folia recifense, o Camarote Skol Carnaval Recife Antigo comemora uma década de sucesso garantindo a divulgação da cultura pernambucana para o Brasil e o mundo. O Carnaval do Bairro do Recife é considerado o principal polo de diversão do Estado e local da apoteose máxima da festa, por onde circulam cinco milhões de foliões durante os festejos de Momo. Mais uma vez o charmoso casarão da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), em frente ao Marco Zero da cidade, será o grande ponto de encontro de autoridades, artistas, jornalistas e formadores de opinião, com 800 convidados por dia, muito conforto e segurança. O projeto, que leva o nome da Skol e é uma idealização da Lead!, já gerou mais de R$ 25 milhões em mídia espontânea, com uma ampla exposição em veículos de comunicação de todo o País. A parceria com a TV Jornal, afiliada do SBT no Estado, se repete com a melhor cobertura do Carnaval. O palacete, que abre especialmente durante o Carnaval para convidados dos patrocinadores, faz parte do patrimônio da capital e é um dos maiores destaques arquitetônicos locais. O espaço contará com vários lounges. São mais de mil metros quadrados, divididos em dancing, bar, praça de alimentação, salão de beleza e área de customização, além da sala de imprensa e redes sociais. Dentro do casarão, uma sequência de atrações musicais, além de DJs e VJs, garantindo a festa exclusiva das 19h às 2h, no dia 24 de fevereiro, e das 20h às 3h nos 26, 27 e 28 de fevereiro de 2017. Muitas atrações já estão confirmadas. Entre os nomes, destaque para o encontro entre a sambista pernambucana Gerlane Lops e o carioca cheio de groove e swing, Zé Ricardo. Este último, produtor do palco Sunset do Rock In Rio, já é figura bem conhecida na cidade com o projeto Segue o Baile.

Fernando Assanti é o novo executivo da Acibalc

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú conta agora com novo executivo: o jornalista Fernando Assanti, 30 anos. Pós-graduado em Economia e Meio Ambiente e mestrando em Administração, Fernando traz no currículo a gestão do Jornal Linha Popular, que comandou por 5 anos e a Gerência de Marketing da Faculdade Avantis, em que esteve à frente por 3 anos.  Bastante envolvido com o associativismo, Assanti integrou a diretoria da Acibalc por dois anos consecutivos, é executivo do Comitê do Rio Camboriú desde 2009 e já foi presidente do Lions Clube de Camboriú. O jornalista está bastante empolgado com o novo desafio e pretende dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo executado, além de fortalecer a comunicação com o empresariado local, ampliar a atuação em Camboriú, atingir a meta de 500 associados e seguir investindo no objetivo de conquistar a sede própria, sonho antigo da diretoria da entidade. Assanti assume o lugar da contabilista e administradora Andriana Seemann, que encara novos desafios em Itapoá.

Últimas semanas para jogar golfe no ParkShoppingBarigüi

Ultimas semanas para aproveitar o minigolfe no ParkShoppingBarigüi. Até 28 de fevereiro, adultos e crianças poderão mostrar as habilidades na atração instalada na praça central do shopping. São onze pistas, sendo uma inicial de treinamento, nove dentro do circuito e uma pista-bônus “Hole in one”, que promete deixar a brincadeira ainda mais emocionante. O minigolfe é permitido para crianças a partir de quatro anos. A volta completa do circuito custa R$ 20, por pessoa.