As delegadas da APEP, Carolina Lucena Schussel (1ª vice-presidente) e Stefânia Basso (2ª secretária), participaram da primeira reunião de 2017 do Conselho Deliberativo da ANAPE, realizada no dia 26 de janeiro, na sede social da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP, em Moema, na capital paulista. A diretoria da ANAPE e 40 representantes de 18 associações estaduais estiveram presentes.
O presidente da APESP, Marcos Nusdeo, deu as boas-vindas a todos os participantes, destacando a importância da mobilização das entidades estaduais e da ANAPE para o enfrentamento das dificuldades que se apresentam para o ano de 2017.
Durante a reunião, foram discutidas as estratégias para impedir as violações de garantias e direitos do funcionalismo – e de toda a população brasileira – presentes na PEC 287/2016 (Reforma da Previdência). Os presentes discutiram as emendas que a ANAPE irá sugerir aos deputados federais, a fim de que a Reforma da Previdência seja discutida e deliberada em parâmetros razoáveis. A reforma também será discutida nesta terça-feira, 31 de janeiro, em audiência pública do Conselho Federal da qual a ANAPE participará.
Outro ponto importante da reunião foi a aprovação da minuta de convênio com a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça para fomentar a cultura da especialização de atividades relacionadas ao tema nas PGEs e PGDF.
O Conselho Deliberativo aprovou o tema central “Reflexões e Desafios da Advocacia Pública para a superação da crise e para o fortalecimento da Democracia” para o XLIII Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF, que será realizado em setembro deste ano, em São Paulo, capital.
Durante a reunião, também foram apresentados os resultados finais do I Diagnóstico das PGEs e PGDF, que teve a participação de quase 800 procuradores de todas as unidades federadas, além das 15 Procuradorias-gerais de todas as regiões do país que concluíram a pesquisa.

continua após a publicidade

A terapia que é vestida

Theratogs auxilia no tratamento e na melhora da qualidade de vida de pessoascom Síndrome de Down e paralisia cerebral, além de outras patologias que causam distúrbios sensório-motores

Ajustada sob medida para o paciente, o theratogs é uma veste terapêutica de treinamento neuromotor, postural e sensorial. É de uso individual, domiciliar, pode ser usada durante as sessões de terapias e nas demais atividades de vida diária. É feita em tecido especial para ser usada diariamente. Ele estimula o cérebro e reposiciona o corpo por mais horas ao longo do dia. Inicialmente, a terapia era utilizada para o desenvolvimento de crianças com distúrbios neuromotores, atualmente destina-se a pessoas de todas as faixas etárias no tratamento de patologias neurológicas que causam distúrbios sensório-motores e posturais, com a finalidade de correção, seja de ombro, quadril – rotação de fêmur, perna e posicionamento de pé. “A vestimenta atua também na correção motora de doenças neurológicas como paralisia cerebral, Síndrome de Down, traumatismo cranioencefálico, Esclerose Múltipla, em pacientes neurológicos ou que apresentam desordens sensoriais como ocorre nos Transtornos do Espectro do Autismo, Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade. É indicado também para a recuperação pós-cirurgias de quadril (rotativa) e correções osteoarticulares”, explica a fisioterapeuta e sócia do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), Mariana Carvalho Krueger. O método foi desenvolvido nos Estados Unidos, no fim da década de 90, pela fisioterapeuta Beverly Cusick, seguindo os princípios biomecânicos e da ciência neuromuscular. “O uso do sistema theratogs é indicado por uma fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, é a profissional quem tira as medidas, orienta o tamanho a ser comprado, faz as primeiras colocações e ajustes da veste e orienta a família de como é a sua colocação”, explica Mariana. A fisioterapeuta conta ainda que as correções e ajustes são realizados semanalmente durante a sessão de terapia na clínica.  O paciente retira a veste à noite, quando vai dormir, e no dia seguinte a recoloca. Mariana explica que não há contraindicação para a veste, quem a utiliza não sente dor e nem desconforto, há somente a correção do problema. Além disso, seu uso é imperceptível, pois fica direto no corpo, por baixo da roupa. É  um complemento ao tratamento desenvolvido durante as sessões de fisioterapia, com ele pode-se contar com mais oito horas de terapia. “Ele aumenta a probabilidade de melhores resultados terapêuticos, com um sistema de terapia personalizado e fácil de usar. A veste suplementa e reforça os treinamentos neuromotores e auxilia no cumprimento de metas do tratamento, sem usar a força”, acrescenta.

Simples Assim tem programação especial para a final do Super Bowl

O estabelecimento terá música, cervejas artesanais e prato especial no próximo domingo

O Super Bowl se consagrou como uma  das principais datas esportivas do planeta. Disputada desde 1967, a final define o grande campeão de futebol americano dos Estados Unidos, e com o passar do tempo foi ganhando torcedores e apaixonados aqui no Brasil. Por isso, no próximo domingo, dia 05 de fevereiro, a partir das 17h, o Simples Assim, casa curitibana especializada em cervejas artesanais e comida de boteco, abre sua portas com uma programação especial para os amantes do futebol americano que pretendem assitir o Super Bowl na capital paranaense.  O esquenta musical começa às 18h, com Guilherme Tosin e Indiara Sfair Horst, trazendo o melhor do Blues e Rock para animar a noite. Além do cardápio normal da casa, o chef Guilherme De Rosso, preparou um prato especial para o evento, o “Ultimate Beer Burguer”. Hambúrguer de costela, com cebola caramelizada na cerveja QUADRUPEL, bacon crocante, queijo mussarela, tomate cereja, picles e maionese, feita com cerveja DOUBLE IPA. Acompanhado de Ketchup Weizen Rústico, feito na casa com cerveja de Trigo na receita. Os chopes ficam por conta das cervejarias curitibanas Way Rock Beer e Bodebrown. O jogo está previsto para começar às 21:30h, as reservas podem ser feitas antecipadamente. No dia do evento a entrada é FREE.

ThundersTruck Food Park edição de verão

“No domingo, dia 05 de fevereiro, um dos bares mais rock´n´roll de Curitiba, realiza a primeira edição do ano do badalado evento sobre rodas, que une a arte da gastronomia e da música, em um mesmo espaço”.

O clima praiano vai invadir  o  Crossroads (Av. Iguaçu, 2.310) no domingo, dia 05 de fevereiro durante o primeiro “Thunderstruck Food Park” da temporada de verão do ano, que chega a sua oitava edição. Será montada uma grande estrutura no estacionamento da casa com decoração temática, restaurantes sobre rodas e música ao vivo, para receber o público das 13h30 às 22horas. A entrada é gratuita. Formando uma praça de alimentação no estilo de feiras gastronômicas da cidade, o Crossroads vai receber food trucks, como Food Machine, com seus hambúrgueres,  Master Of Wrap, com seus nobres sanduíches enrolados. Também terá a Bravo! Trattoria Móvel que proporciona experiências agradáveis a quem aprecia e se identifica com a cultura food truck e a culinária italiana. Para completar, terá food bike com Gelataio, que vai oferecer seus gelatos artesanais italianos. Ainda o público poderá apreciar na Beer Kombi, quatro opções de chope artesanal Bastards. Para animar a galera, a programação conta com shows das bandas Duo & Famiglia,  que vai tocar clássicos do rock em versão desplugada;  Orange Cab, que vão destilar seu som com pegada pop, soul, folk e r&b.  No repertório, versões de Joss Stone, Amy Winehouse, Johnny Cash, John Legend, Marvin Gaye, entre outros. Para fechar, a banda catarinense Morning Sun, vai mostrar o melhor da surf music e do pop rock internacional. Formada em 2005, o grupo conta com Luc Costa (vocal e violão), Andrey Riley (baixo), Gabriel Santos (guitarra) e Nandu Guedes (bateria). O quarteto catarinense é reconhecido pelo público através de suas releituras mais sofisticadas que fazem um passeio pelo rock, reggae, blues e outras vertentes. Na bagagem, eles trazem sucessos de Jack Johnson, como “Flake”, “Sitting Waiting Wishing”, Ben Harper, com “With My own Two Hands” , Sublime, com “Bad Fish” , a clássica “Get Up Stand Up ”, de Bob Marley, The Beautiful Girls, com os hits “ Periscopes” e “Morning Sun ”, Donavon Frankenreiter, com “Make you mine” e “ Move by yourself ”, entre outras. Durante o intervalo das apresentações o Dj Double, faz um passeio pelas vertentes do rock.

continua após a publicidade