Dia mundial do glaucoma

O dia mundial de combate ao glaucoma é celebrado no dia 12 de março. A data serve de alerta à população sobre a importância das consultas periódicas com o oftalmologista. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma, 2% da população apresenta a doença sem saber, o que já é considerado uma estimativa de risco na área oftalmológica. A doença afeta milhões de pessoas é uma das principais causas de cegueira no mundo, mas se diagnosticada precocemente pode ser tratada, evitando a perda visual. A oftalmologista da Clínica Tânia Schaefer, Dra. Letícia Trevisan Tecchio, lembra que na maioria dos casos, a doença é detectada em fase avançada, já que na maioria das vezes não apresenta sintomas e as pessoas não realizam consultas periódicas com o oftalmologista. A Clínica Schaefer fica na Av. Getúlio Vargas, 2932 – Térreo – Água Verde – Fone: (41) 3027-3807.

Março em Festa

Março é o mês da mulher e o aniversário de dois anos do Vindouro Vinhos e Bistrô. Para comemorar essas duas datas importantes, a equipe do Vindouro convida seus clientes para um brinde.

Divulgação
Os proprietários do Bistrô, Silvana Fetter e Eliseu Fernandes

Até o final do mês, o Bistrô oferece como cortesia uma taça de espumante para as pessoas que estiverem jantando em uma mesa onde houver pelo menos uma mulher presente. É uma homenagem ao dia das mulheres e ao sucesso do Vindouro, que há dois anos foi inaugurado na região do Juvevê, novo polo gastronômico curitibano.

VOi é luxo

Divulgação
A bela Marina Caz estará na capa da VOi

A atriz global Marina Caz, que interpreta a modelo Kelly na novela Ti-ti-ti, é a capa da edição luxo da Revista VOi, que será oficialmente lançada na próxima quarta-feira (16.mar), no Arrumadinho Batel Pub, a partir das 19h. A atriz foi fotografada por Carlo Locatello e usa vestido Patrícia Bonaldi e joias Brüner. A edição deste mês conta com diversos assuntos luxuosos, como a matéria com o ícone nacional Carlos Ferreirinha.

Ovelhas vencendo lobos

Divulgação
O palestrante e administrador Claudinei Alves

Na sexta-feira (18/03), às 20h15, o administrador Claudinei Alves, da Profissionais Associados Ltda, profere a palestra “Ovelhas vencendo lobos: o poder da estratégia”, na Feira do Empreendedor Sebrae Paraná 2011, realizada na Expo Unimed. A palestra será reapresentada também no domingo (20/03), às 18h45.

Kid Abelha retorna a Curitiba

Divulgação

Após 4 anos o Kid Abelha retorna a Curitiba com a turnê intitulada Glitter de Principiante. O show acontece no dia 14 de abril (quinta-feira) a partir das 21 horas no Guairão.
No repertório, musicas novas, como “Glitter de Principiante”, que dá nome a turnê e a regravação de Jardins da Babilônia (Rita Lee), tema da novela Araguaia da TV Globo.
O show marca um fato histórico na carreira da banda e também de Curitiba: pela primeira vez o Kid Abelha pisa no palco do Grande Auditório do Teatro Guaira.
Desde a década de 1980 n,a estrada, o Kid Abelha ocupa um lugar privilegiado na música pop brasileira. Com um toque romântico feminino, moderno e sensual, o Kid Abelha arrasta multidões por onde passa e traz consigo uma história de muitos hits de sucesso para um show imperdível.

Paulo Nauiack com representantes comercias argentinos

Divulgação
Paulo Nauiack com os Representantes Comerciais argentinos durante a reunião

O presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR) Paulo Nauiack, recebeu na quinta-feira (10), os representantes comerciais Miguel Poyatos e David Saleh da empresa argentina Comercial Cataluña que vai abrir filial no Brasil e escolheu Curitiba para seu novo polo.
O ramo de representação é o de materiais elétricos, energia, placas de aquecimento, produtos de eletricidade no geral. A intenção é trazer produtos da Espanha e Europa para o Brasil e levar produtos brasileiros para outros países. Durante a reunião os profissionais solicitaram indicações de representantes comerciais locais para compor uma futura equipe, bem como informações sobre os procedimentos necessários para registrar a empresa no Core-PR.

Curitibano lança coletânia de contos em versão para iPad e e-book

O empresário Flávio St Jayme acaba de lançar pela loja virtual da livraria Saraiva sua obra composta por contos musicais, “O Livro dos Dias ou Verbos Sujeitos”. Escrito há cerca de dez anos, o livro apresenta aproximadamente 30 contos e crônicas cotidianas, inspiradas em músicas de alguns artistas como Alanis Morisette, Pearl Jam, Skank, Zélia Duncan e Rita Lee.
A obra, primeira parte de uma coleção de três volumes, já foi lançada pelo site Clube de Autores em versão compacta e impressa, desta vez, o lançamento é exclusivo para plataformas eletrônicas, ou os famosos tablets, como o iPad e o Kindle, que vêm se popularizando no Brasil e no mundo. Estes gadgets – dispositivos eletrônicos – permitem que o usuário armazene e leia milhares e-books, livros digitais, e arquivos de texto.
Os novos equipamentos permitem agregar volume de conteúdo em pouquíssimo espaço, substituindo pouco a pouco as pilhas de livros e seu sucesso é visível, o Kindle é vendido nos Estados Unidos há cerca de três anos, e o aumento nas vendas está disparando. A venda dos e-books também não fica para trás: a Amazon, maior site de vendas do mundo, já anunciou que o volume de livros digitais vendidos ultrapassou o de impressos.

Sistema FIEP inaugura novo Centro Cultural

Divulgação
Centro Cultural Sistema FIEP estará aberto para receber projetos da comunidade e pretende aproximar o setor industrial da cultura

No próximo dia 17 de março, quinta-feira, Curitiba vai ganhar um novo espaço cultural no coração da cidade – o Centro Cultural Sistema FIEP – localizado no pavimento térreo do edifício sede da entidade, na Avenida Cândido de Abreu, com 521 metros quadrados dedicados a promoção da arte e da cultura.
A exposição inaugural “Uma Homenagem à Arte Paranaense” reúne obras de artistas clássicos e a mostra da artista contemporânea Vera Lilia. A exposição entrelaça passado, presente e futuro da arte paranaense, convidando o público a uma viagem ao tempo e à memória da cultura local.
O fio condutor deste passeio é Antonio Mariano de Lima, patrono do Centro Cultural Sistema FIEP, artista português visionário que promoveu o encontro do operário com as artes no final do Século XIX, no Liceu de Artes e Ofícios da então Província de Coritiba. O Liceu foi frequentado por artistas que, décadas depois, fundaram a Escola de Belas A,rtes do Paraná, como Alfredo Andersen.
Antonio Mariano de Lima recebe esta homenagem por ser um visionário e enxergar no Paraná a localidade ideal para receber um sistema educacional nos moldes europeus, voltado para a liberdade de ensino, horários flexíveis, cursos gratuitos e sem distinções.
“O ideário de Mariano de Lima permanece atual e pode ser traduzido por inovação, empreendedorismo e competitividade, ideais que a Fiep vem sustentando ao longo da atual gestão”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Segundo ele, o Centro Cultural Sistema Fiep marca com qualidade a difusão das artes no meio empresarial, artístico e comunitário do Paraná.
Em “Uma Homenagem à Arte Paranaense” estarão expostas doze obras de artistas clássicos do Paraná: Alfredo Andersen, Arthur Nísio, Erbo Stenzel, Estanislau Trape, Frederico Lange de Morretes, Guido Viaro, João Turin, João Zaco Paraná, Leonor Lea Botteri Genehr, Oswald Lopes, Theodoro de Bona, Waldemar Curt Freysleben.
Segundo a curadora Maria Cecilia Araujo de Noronha, “a exposição é um recorte da arte paranaense e pretende enfatizar os desdobramentos que a Escola criada por Mariano de Lima possibilitou à cidade de Curitiba”.

Prefeito fala sobre metrô na Câmara

Divulgação
Perspectiva do metrô curitibano

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida, estarão na Câmara Municipal na próxima terça-feira (15), para falar sobre o projeto de implantação do metrô em Curitiba. A visita está marcada para as 16h, no plenário.
Os vereadores terão detalhes da primeira fase da chamada Linha Azul, que terá 14,2 quilômetros de extensão, entre a estação CIC-Sul, próxima à Ceasa, e a Rua XV de Novembro, no Centro. O projeto está orçado em R$ 2,25 bilhões nesta primeira etapa.

Divulgação

Quando concluída, Linha Azul do metrô deve ligar o CIC, no sul da Cidade, ao Santa Cândida, na região norte

Fase II

Numa segunda fase, a Linha Azul irá até o Terminal do Santa Cândida, na região norte da cidade, completando 22,4 quilômetros em toda a sua extensão. Ao todo, serão 21 estações para veículos compostos por cinco carros e capacidade para 1.450 pessoas, de acordo com informações da prefeitura. O valor total da obra, da CIC até o Santa Cândida, está estimado em R$ 3,25 bilhões.

PAC

O projeto do metrô de Curitiba está contemplado no PAC da Mobilidade, do governo federal. A capital paranaense está no grupo “MOB 1”, formado por capitais de regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes. Também estão no grupo o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. A prefeitura pretende inscrever o projeto até o dia 3 de abril no Ministério das Cidades. O resultado da seleção está previsto para o dia 12 de junho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna