Após 30 anos do início de sua construção, o Edifício Real Plaza finalmente vai abrir as portas. Com localização privilegiada, no viaduto Capanema em frente à rodoferroviária, no centro de Curitiba, o prédio funcionará como um Flat Residence a partir de 14 de agosto, data oficial da entrega da obra. A nova modalidade, com apartamentos prontos para moradia, é ideal para quem deseja permanecer por um período mais longo na capital paranaense. O custo será menor do que pagar diária de hotel ou aluguel de residência/apartamento por um mesmo tempo de estadia.
Para contratos de até 90 dias, por exemplo, a diária do Real Plaza Flat Residence será de R$ 72,75 para duas pessoas, já incluídos os valores de condomínio, luz, gás, serviços de internet e TV à cabo, além de limpeza diária, troca de roupa de cama e portaria 24 horas. De acordo com o presidente da Comissão de Representantes do edifício, trata-se de uma nova modalidade no mercado. “A base de cálculo é uma tabela progressiva, ou seja, o valor diminui de acordo com o tempo de locação. Outro fator que reflete no preço é a locação sendo contratada diretamente com a administração do edifício, através do “pool” dos proprietários, o que não gera custo de terceiros”, explica Luiz Gonzaga Bettega Sperandio.

continua após a publicidade
Bebel
Unidades têm 44 m², com sacada, cozinha, lavanderia, sala e dois quartos

Cada unidade tem 44 metros quadrados internos, com sacada, cozinha, lavanderia, quarto e sala que pode ser dividida em dois cômodos, constituindo um segundo quarto. Todos os apartamentos possuem decoração e móveis padronizados, enxoval completo e jogos de louças e talheres. “O tamanho do apartamento é maior do que os flats de hoje, que tem aproximadamente 33 metros quadros, o que oferece mais conforto para longas estadias”, diz Sperandio. Em 2011, o projeto do prédio passou por modernizações, visando atualizar sua forma de utilização, e atualmente conta também com restaurante, academia, piscina, sala de convivência, garagem e área comercial.
A nova modalidade de flat residence do Real Plaza foi definida em assembleia geral, em 2013, sendo aceita por 56% dos proprietários das 195 unidades. Segundo o presidente da comissão dos donos dos imóveis, hoje esse percentual chega a 82%. “As demais unidades serão usadas pelos proprietários, somente para moradia própria, dos filhos ou de parentes de segundo grau, conforme prevê a convenção”, esclarece.

Bebel
Prédio está pronto para moradia, após modernização da obra realizada desde 2011

História

A construção do edifício com 39 andares e 112 metros de altura começou em 1984. No entanto, já em 1988, a obra foi paralisada com o pedido de falência da construtora HD. A empresa Construerg Construções e Empreendimentos Ltda – construtora para quem a HD passou os imóveis na época – tentou dar continuidade, mas não cumpriu financeiramente com as suas responsabilidades para o prosseguimento da construção.
Posteriormente, os proprietários numa reunião de esforços retomaram as obras, mas tiveram que parar em 1994, em razão da Construerg, que era detentora de muitas unidades, não contribuir para o seu avanço. Na justiça, os proprietários dos imóveis conseguiram levar a leilão as unidades pertencentes à Construerg em 2008 e 2009. O capital das vendas, viabilizou, a partir de 2011, a conclusão da obra. A entrega das chaves aos proprietários está acontecendo somente agora em 2014, 30 anos após o início da construção, devido às suspensões, processos judiciais e até invasão de sem-teto.
“Devido a todos esses entraves, surgiram boatos de que o prédio era torto e oferecia riscos, mas isso nunca foi verdade. Os laudos técnicos da época e os laudos da modernização de 2011 comprovam que o prédio é bem sólido e não apresenta nenhum problema técnico, inclusive sendo superdimensionado para os padrões atuais”, garante Sperandio.
Quando começou a ser construído, o prédio seria o mais alto de Curitiba, hoje não é mais. Tem um edifício no cruzamento das ruas Comendador Araújo e Visconde do Rio Branco mais alto, além de outros em construção. “Agora, o novo desafio para os proprietários é tornar o prédio rentável com o sistema de locação na forma residence, recuperando a região e seu entorno e oferecendo a cidade mais uma forma de moradia por locação temporária”, finaliza o presidente da Comissão de Representantes do Real Plaza.

Frango pode ser uma opção saudável para o almoço ou jantar

continua após a publicidade

Divulgação

No Corrientes 348 o prato ganha temperos frescos e cheios de sabor

Ricas em proteínas e fonte de todos os aminoácidos e vitaminas essenciais para uma dieta saudável, as carnes de aves podem ser uma ótima opção para o almoço ou jantar. E quem disse que uma refeição leve precisa ser sem graça? No Corrientes 348, o galeto desossado ganha tempero caseiro de alho e salsa, e é preparado na autentica parrilla portenha. O chamado Pollito a La Provenzal é suculento, macio e cheio de sabor.  Combinado às diversas opções de acompanhamentos do cardápio do Corrientes 348, a carne branca torna-se uma refeição completa. A sugestão é pedir um delicioso arroz 348, que vem com brócolis e cebola, e Salada Mista, com alface, tomate e cebola. A generosa porção do Pollito a La Provenzal serve bem duas pessoas.

Voo de sucesso

Divulgação
Caroline Dias
continua após a publicidade

Caroline Dias, CEO do Grupo Universal Decor – responsável pelos sites Montacasa, Kaza on Sale e Casa Garimpo, além do aplicativo Renovei e do blog Adoro Decorar – já está de malas prontas para os Estados Unidos. Dentre mais de 200 empresários inscritos, ela foi uma das 13 selecionadas – e a única de Curitiba – pela Brazil Innovators para a quarta edição do TechMission, programa que leva empreendedores de maior potencial no mercado brasileiro para um período de imersão no Vale do Silício. Entre os dias 17 e 23 de agosto, Caroline irá visitar empresas locais, além de participar de aulas de empreendedorismo e sessões de networking. De volta ao Brasil, a empresária passa a atuar na rede de empreendedores da organização, que promove uma série de eventos com startups locais.

Romanzza em Curitiba

Tatiana Pulpo Alves
Rogério Cavanellas

A Romanzza, empresa que atua na fabricação de móveis planejados e estofados, chega à capital paranaense em grande estilo. No dia 21 de agosto, a loja que é gerenciada por Rogério Cavanellas, abre as portas na Avenida Visconde de Guarapuava, no Batel, com espaços assinados por 15 arquitetos na 1ª Mostra Romanzza Curitiba. Em seguida, participa da Casa Cor Paraná 2014 com o Studio do Design, uma homenagem a um dos principais nomes do design nacional, Zanini de Zanine. O espaço será assinado pelos arquitetos Fernando Schwertner e Rafael Carvalho. Com fábr,ica em Flores da Cunha (RS), a Romanzza atua desde 1988 e está presente em dez estados brasileiros com mais de oitenta lojas. Trata-se da única loja de móveis planejados a contar com uma declaração de compromisso de satisfação do cliente reconhecida em cartório.

Homenagem em grande estilo

Lucas Lopes
Gilberto Crivellaro e Alda Gulin

O Dia dos Pais foi celebrado em grande estilo no Graciosa Country Club, com um jantar dançante que reuniu as famílias. Organizado pela diretora social, Eliana Fadel Farracha de Castro, o evento contou com show repleto de sucessos da música internacional e dress code especial – preto para eles, colorido para elas.

Sábados com espetáculos gratuitos no Circo da Cidade

Alice Rodrigues
Circo da Cidade “Zé Priguiça

O Circo da Cidade “Zé Priguiça”, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, instalado no Alto Boqueirão, oferece apresentações gratuitas do espetáculo “Circotidiano – A Vida Virou Circo”, a cargo da Cia. dos Palhaços. As sessões acontecem às 15h dos dias 16 e 30 de agosto (sábados), proporcionando diversão às comunidades, por meio da arte circense.
As performances da Cia. dos Palhaços também tomam conta do Circo da Cidade às quartas, quintas e sextas-feiras, com sessões às 10h e às 14h30, dirigidas a estudantes de escolas municipais e para participantes de entidades sociais de todas as Regionais da cidade. Além disso, nos dias 28 e 29 de agosto, as apresentações integram a Semana Cultural do Programa EduCultura, parceria da Fundação Cultural de Curitiba com a Secretaria Municipal da Educação, que tem por objetivo facilitar e incentivar o acesso dos servidores da Educação a espaços e eventos culturais da cidade.
A forma descentralizada de atendimento do Circo da Cidade “Zé Priguiça” permite que habitantes dos bairros tenham a oportunidade de conferir as atrações. Os moradores de cada Regional são levados até o local por meio de ônibus especiais, disponibilizados gratuitamente. Cada apresentação recebe um público aproximado de 300 pessoas.