A Comissão de Assuntos Culturais realizou no dia 24 de agosto na sede da OAB/PR uma Degustação de Vinhos oferecida pela Prawo Sistema Jurídico em parceria com a importadora de vinhos Cantu e o Armazém Don Marchello.

continua após a publicidade

O Sommelier paulista Rodrigo Fumagalli propiciou uma noite muito agradável aos advogados inscritos ao explanar sobre o tema “Os Vinhos da Enóloga Susana Balbo mostram a força e a personalidade da Argentina”, demonstrando o estilo sobre dos vinhos argentinos, das regiões de cultivo, das interferências das altitudes no cultivo, uvas e vinícolas. Também respondeu a diversas dúvidas e trouxe curiosidades a todos presentes no evento, do qual também participaram o presidente da comissão de assuntos culturais da OAB, “Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto” e o presidente da Caixa de Assistência da OAB “José Augusto Araújo de Noronha”.
Foi um momento de muita integração, conhecimento e harmonia entre os presentes. Durante o evento foram degustados vários vinhos argentinos, entre eles Crios Torrontes, Cris Malbec. Ben Marco Essential e Virtuoso (vinho malbec licoroso). Ao final do evento foram sorteados aos participantes um exemplar de cada um dos vinhos degustados além de um pacote totalmente gratuito de 6 meses do Gerenciador de Processos da Prawo Sistema Jurídico e Publicações.
Em virtude do sucesso do evento, já está sendo cogitado o próximo evento a ser realizado no início do próximo ano.

Diretores da Caixa marcam presença no Baile do Rubi em Maringá

Bebel
O presidente da Caixa, José Augusto Araújo de Noronha, o presidente da OAB Maringá, João Everardo Resmer Vieira, e o vice-presidente da Caixa, Artur Piancastelli

Três diretores e um delegado da Caixa dos Advogados do Paraná (CAA/PR) participaram do Baile do Rubi da OAB Maringá. O evento que comemorou a passagem do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto, foi prestigiado pelo presidente José Augusto Araújo de Noronha, pelo vice-presidente Artur Piancastelli, pelo diretor Silvio Felipe Guidi e pelo delegado de Maringá, Marcelo Costa, no último sábado (27), no Country Clube de Maringá. O evento da Subseção, presidida pelo advogado João Everardo Resmer Vieira, também teve participação expressiva dos profissionais da advocacia na região e representantes do poder judiciário, além do prestígio de toda a diretoria da OAB Paraná. Estiveram presentes o presidente da Seccional, José Lúcio Glomb, o vice-presidente, César Augusto Moreno, o secretário-geral Juliano Breda, a secretária-geral adjunta, Juliana Colle Bretas, e o diretor-tesoureiro, Guilherme Kloss Neto.

Bebel
continua após a publicidade

O secretário-geral da OAB Paraná, Juliano Breda, o diretor da Caixa, Silvio Guidi, e o delegado da Caixa de Maringá, Marcelo Costa

Homenagem

Diego Pisante
O professor italiano homenageado Paolo Grossi

O professor italiano Paolo Grossi, da Universidade de Florença, recebeu nesta terça-feira (30/08) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná. A homenagem foi durante sessão solene do Conselho Universitário, presidida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, no Teatro da Reitoria. Grossi é um dos juristas mais renomados da Europa. A solenidade integrou a programação do V Congresso Brasileiro de História do Direito. Fizeram parte da mesa: o cônsul da Itália no Paraná, Salvatore de ,Venezia; a vice-diretora do Setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam de Chieiri, o diretor do Setor de Ciências Jurídicas e presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito, Ricardo Marcelo Fonseca, o reitor Zaki Akel Sobrinho e o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Florença, Paolo Cappellini.

Diego Pisante
Durante a homenagem ao professor
Bebel
O professor Ricardo Marcelo Fonseca com José Lúcio Glom, presidente da OAB-Pr
Bebel
Os professores da UFPR Vera Karan e Rodrigo Kanayama na abertura do Congresso

Congresso Paranaense de Direito Administrativo

Bebel
Abertura do evento
continua após a publicidade

O XII Congresso Paranaense de Direito Administrativo teve início nesta segunda-feira (29), com uma homenagem aos 25 anos de docência do professor doutor Clemerson Merlin Clève. O evento realizado pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), em parceria com a Editora Fórum, acontece na sede da OAB Paraná até a próxima quarta-feira (31). O evento foi aberto pelo presidente do IPDA, Paulo Roberto Ferreira Motta. Em seguida foi feita a homenagem ao professor Clève e a conferência de abertura sobre o tema; Constituição e Atos Normativos do Poder Executivo;, com os juristas Romeu Felipe Bacellar Filho, Clemerson Merlin Clève e Wilson Ramos Filho, diretor e sócio-fundador da UniBrasil.
Ainda no período da manhã aconteceu o primeiro painel: Direitos Fundamentais e Democracia. Na tarde de segunda-feira, aconteceram as conferências “A lei” com José Afonso da Silva (USP) e “Inconstitucionalidade e impropriedades da nova lei do Mandado de Segurança”, com o jurista Valmir Pontes Filho (UFC). Para saber mais acesse: www.editoraforum.com.br

Bebel
Romeu Felipe Bacellar Filho, Clemerson Merlin Clève e Wilson Ramos Filho

Justiça Federal publica sentença da Operação “Ponto 45”

Foi publicada ontem (29) sentença condenatória dos réus da Operação “Ponto 45”. O documento foi assinado pelo juiz federal Pedro Carvalho Aguirre Filho, da 1ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu. A investigação teve início em 2009 e objetivava desarticular uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas, armas e munições. Todos os denunciados foram condenados. As provas colhidas durante a investigação mostraram que as drogas, principalmente maconha e crack, vinham do Paraguai e chegavam ao Brasil por meio de portos clandestinos nas margens do Rio Paraná. De Foz do Iguaçu, os criminosos contratavam adolescentes para transportarem as substâncias para Curitiba e cidades do interior de São Paulo e Santa Catarina. A ação aconteceu a partir de representação formulada pela Delegacia de Polícia Federal e Ministério Público Federal. A quadrilha atuava na Favela do Queijo, também em Foz do Iguaçu. A quebra do sigilo telefônico dos envolvidos deu pistas de que a quadrilha mantinha vínculos com o PCC (Primeiro Comando da Capital). Durante a investigação houve várias prisões em flagrante.
Em 2009 foi decretada prisão preventiva de sete investigados. Todos foram presos. Atualmente, um dos envolvidos encontra-se foragido. Os acusados não podem apelar em liberdade.

Criminosos da Internet usam falso, email dos Correios para atacar usuários de computador

A mensagem chega com uma conversa mansa: “você tem uma encomenda nos Correios. Para que possamos concluir a entrega você necessita atualizar seus dados”. Simples assim. Na verdade, trata-se de uma isca para que o usuário baixe no computador um falso formulário que irá instalar um spyware – código espião – criado para monitorar o que está sendo digitado no teclado e, assim, capturar dados pessoais e de contas de banco e de cartões de crédito. Para Eduardo Freire, diretor da Nodes Tecnologia, responsável pela comercialização dos produtos Avira no Brasil, este tipo de spam é muito usado e os cyber criminosos contam com a inocência das pessoas não acostumadas com o uso do computador e da Internet para lograr êxito em seus ataques. “Em todo o mundo é assim: estes criminosos são muitos criativos e passam o seu tempo criando novos tipos de abordagens e táticas para roubar as informações pessoais dos usuários. O importante é o usuário saber que as empresas em geral não enviam formulários para atualização de dados para que você possa receber um produto. Os Correios, por exemplo, envia uma comunicação ao endereço do destinatário – que deve ser protocolado – para que uma encomenda seja retirada na agência mais perto do endereço do destinatário. Assim, o usuário não deve nunca abrir qualquer link ou arquivo enviado por este tipo de email”. Para se ter uma ideia do poder de fogo deste tipo de código malicioso, nos últimos 10 anos a ação das pragas virtuais provocou prejuízos de várias dezenas de bilhões de dólares, segundo o Centro de Reclamações de Crime pela Internet, respaldado pelo FBI. Somente worm MyDoom (vírus que se auto replica entre as redes a partir de um PC infectado), por exemplo, que começou a atacar em 2004, causou danos estimados em US$38 bilhões no mundo inteiro. O diretor da Nodes Tecnologia dá uma dica a mais para que os usuários fiquem livres dos cyber criminosos: manter seu sistema operacional e todos os programas de computador sempre atualizados. “Os criminosos são beneficiados pelas brechas de segurança em qualquer software instalado. Se o usuário não faz esta manutenção, o risco é realmente alto. Os prejuízos também”, ressalta.