Curitiba recebe exposição sobre a língua castelhana

O Instituto Cervantes de Curitiba recebe, no dia 17 de junho, a Conferência e a Exposição Itinerário Iconográfico da Língua Castelhana, que permitem o conhecimento de história, arquitetura, cultura e tradição da língua castelhana, desde a românica falada no Reino de Castilha até os dias de hoje. A mostra é formada por 36 registros iconográficos desenhados pelo arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá, como da Real Academia Espanhola e da Universidade de Alcalá. Os quadros têm formato A2, com desenhos em A3 em preto e branco.Um dos edifícios mais emblemáticos desse itinerário, a Casa das Conchas, de Salamanca, considerada a cidade do saber, foi transposto para mosaico pela arquiteta brasileira Sandra Paro, além da figura mais representativa da literatura espanhola, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. O painel mede 1,30m x 1,60m. A Fundação Artístico Cultural Iberoamericana fornece o conteúdo artístico para essa exposição.

Divulgação
A mostra abre ao público no dia 17 de junho

Promovida pela Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Instituto Cervantes, a exposição homenageia o aniversário de 300 anos de fundação da Real Academia Espanhola. Os desenhos iconográficos podem ser vistos também pela internet: http://youtu.be/TMbjvvZPsvs.  O diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, Pedro Eusébio Cuesta, considera oportuno receber em suas instalações essa importante exposição: “Escolhemos a data da exposição em Curitiba para também homenagear a presença da seleção espanhola de futebol aqui. Dessa forma, educação, cultura e esporte são mostrados de maneira conjunta entre Espanha e Brasil”. A arquiteta Sandra Paro, curadora da mostra, lembra que a exposição vem ao encontro dos propósitos do Ministério de Educação, Cultura e Esportes. “O Cervantes vai apresentar uma exposição com seu maior bem imaterial, que é o idioma espanhol, juntamente com a educação, já que haverá uma conferência e que a mostra é didática”, completa. A mostra abre ao público no dia 17 de junho, com a presença dos arquitetos José Maria Plaza Escrivá e Sandra Paro. Eles darão uma palestra sobre a transformação da língua espanhola, explicando como os desenhos mostram a evolução até os dias de hoje. A conferência começa às 19h30.

Pochete remodelada

Divulgação
A pochete remodelada vem com franjas

Banida da moda, a pochete foi considerada esteticamente deselegante e antiquada. Pensando nisso, a marca Elyane Fiuza Luxury Bags aposta neste inverno em um modelo prático e moderno. A pochete remodelada vem com franjas, em alta nas próximas estações. Pensando no índio americano, a estilista Elyane Fiuza criou um modelo conceito, para mulheres ousadas e antenadas.”É quase uma clutch para se usar na cintura”, explica. Em camurça e couro, ela torna o look mais leve. Além disso, é ideal para mulheres que não abrem mão da segurança, pois é presa na cintura como um cinto, além de permitir praticidade, já que deixa os braços e ombros livres.

Shopping Curitiba decora a fachada com as cores do Irã e Nigéria

Divulgação
Os dois países serão os prime,iros a jogar hoje em Curitiba

Hoje, segunda-feira (16), acontece o primeiro jogo em Curitiba. A partida será disputada por Irã e Nigéria, na Arena da Baixada. Prestando homenagem aos países, o Shopping Curitiba ilumina a partir de hoje a fachada com as cores dos times. É a quarta vez que a Nigéria participa da competição e a terceira do Irã. Por enquanto, nenhuma das seleções levou o título de campeão para casa.

Chiquinho Sorvetes inaugura em SJP

Divulgação
Um dos objetivos da franquia é ser um ponto de encontro das famílias e quebrar o paradigma de que sorvete só pode ser consumido no verão

Quebrar o paradigma de que o sorvete só pode ser consumido no verão é uma das intenções dos franqueados da Chiquinho Sorvetes de São José dos Pinhais. Os empresários Hélio Xavier da Silva, André Andrade Camargo, Haroldo Guedes e Hélio Xavier da Silva Filho receberam a imprensa, convidados, autoridades e ainda os frequentadores do shopping, para brindar o sucesso que a marca vem fazendo na cidade. A loja foi inaugurada na ultima semana no Shopping São José, e foi bem aceita por quem passava pelo local. Ninguém se intimidou com a temperatura baixa e muitos já provaram o que a sorveteria tem para oferecer: uma infinidade de opções que levam uma das paixões nacionais [e internacionais]; o sorvete. Helio Guedes Xavier da Silva, um dos sócios franqueados, explicou que estudos mostram que na Europa e nos Estados Unidos o consumo de sorvete é quatro vezes maior que o consumo no Brasil, que é um país tropical.

Gazeta do Povo incentiva torcida com a ação #quemvaiganhar

Divulgação
Jardim Botânico será iluminado com cores da torcida mais numerosa dos jogos realizados em Curitiba

Um dos cartões postais da capital paranaense ficará colorido nos próximos dias. Na véspera de cada partida realizada em Curitiba, o Jardim Botânico ficará iluminado com as cores das seleções que tiverem a torcida mais numerosa na votação #quemvaiganhar, promovida pela Prefeitura de Curitiba, Twitter e Gazeta do Povo. Curitiba receberá quatro jogos do Mundial. No dia 16, a partida é entre Irã e Nigéria, a disputa entre Honduras e Equador é dia 20, os times da Austrália e Espanha se enfrentam dia 23 e o último jogo na capital paranaense é entre Argélia e Rússia no dia 26. Para receber os visitantes, uma das seleções de cada partida vai prevalecer na estufa do Jardim Botânico, que ficará iluminada com as cores das bandeiras do time que tiver o maior número de menções no twitter. Para participar da ação, é preciso postar no twitter uma mensagem de incentivo para a seleção da sua torcida e a hashtag #quemvaiganhar. A votação em gazetadopovo.com.br/quemvaiganhar . A campanha de divulgação, criada pela agência The Getz, conta com spot, anúncio e peças digitais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna