O Museu da Fotografia Cidade de Curitiba abre dia 17 de dezembro a coletiva “Corpus”, com a participação de 2 Grupos Coletivos de Fotografia de nossa cidade, o Núcleo de Fotografia da APAP/PR, o Grupo “E por falar em fotografia..”, e convidados.
Serão ao todo 31 fotógrafos/artistas, entre eles: Antonio Wolff, Brasilio Wille, Christian Schönhofen, Clicio Barroso, Daniel Ernst, Daniel Henrique, Daniel Rebello, Eduardo Fuli, Estevan Reder, Fábio Laub, Fernando Ziviani, Flavia Wolf, Francisco Santos, Gianna Calderari, Jaime Silveira, Juliana Gisi, Lauro Maeda, Lucas Amorim, Lucia Biscaia, Luiz Guilherme Todeschi, Maetê Coelho, Manoel Guimarães, Marcelo Almeida, Mariana Lavrado, Mauricio Vieira, Pablo Contreras, Regina Oleski, Rene Ernst, Ricardo Akam, Rodrigo Janasievicz e Simone Ferreira, com a curadoria de Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Vidal), o qual recentemente participou do julgamento do Prêmio de Artes Visuais Marcantonio Vilaça e do Edital livre da Fundação Cultural de Curitiba.

continua após a publicidade
Christian Schonhofen
Entre os 31 fotógrafos/artistas está Christian Schonhofen e sua arte

Não é só a luz o elemento primordial para que a fotografia se materialize, mas também a existência de “corpus”, seja este “mechanicum” na própria concepção da palavra, seja pela própria intenção de grafar.
É bem verdade que fotos contam fatos, ou investigam e instigam tendências de um universo infinito de possibilidades, de transgressões ou da repaginação do cotidiano.
Num grupo tão heterogêneo de profissionais da imagem, é bem verdade que a narrativa trazida na mostra, vai da concepção à própria morte, da pele lisa a pele calejada, da presença à própria ausência, do saturado à falta ao preenchimento, do material ao espiritual, sendo que cada peça escolhida possui em seu íntimo uma pequena história de sua produção, um “splem” de ideias que certamente tocarão a alma sensível do expectador.
Parafraseando o saudoso poeta Manoel de Barros, não basta ver uma garça na beira do Rio, tem-se que ver o rio na Beira da garça. Despir conceitos acima da própria existência, mostrar a “cegueira visível” é o principal ponto buscado nessa mostra que decifra a produção contemporânea desse seleto grupo.

VG&P completa 15 anos e lança livro

Guilherme Pupo

Em comemoração aos seus 15 anos, o escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados – VG&P lança, nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, o livro Direito Corporativo – Atualidades e Tendências. A obra é uma coletânea de artigos escritos por 27 autores e o lançamento terá autógrafos, a partir das 19 horas, no Palacete Villa Sophia, sede do escritório. O livro será vendido pelo preço simbólico de R$ 10,00 e a renda doada ao Pequeno Cotolengo. O escritório fica na Rua Mateus Leme, 575, bairro São Francisco, Curitiba.

Especial iCities: Mesmo tudo indo contra, o brasileiro ainda é empreendedor

Divulgação
De acordo com Amorim, o empreendedorismo brasileiro é inovador e transformador

Marcelo Amorim, foi um dos palestrantes do IV Fórum Internacional iCities. Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP com post-laurea em Tecnologia da Informa&ccedil,;ão na Itália e Mestre em Administração de Empresas no mestrado profissional da ESAG/UDESC, Marcelo falou sobre o ‘Investimento para fomentar o empreendedorismo nas cidades’. Segundo Amorim, apesar do Brasil estar no 116° lugar de 189 países recomendados para se fazer investimento e apesar da nossa taxa de juros ser uma das maiores do mundo e de a burocracia atrapalhar muitos caminhos, o Brasil é o terceiro país com o maior número de empreendedores do mundo. Ou seja, mesmo tudo indo contra, o brasileiro ainda é um povo empreendedor. “A explicação mais clara para explicar esse fenômeno é que 76% dos brasileiros preferem ter um negócio próprio a ser empregado”, comenta. Nos dados apresentados por Amorim, 7% da geração Y está trabalhando em pequenas empresas e start ups e no Brasil a oportunidade representa 60% do fator motivador de um novo empreendimento. “O empreendedorismo brasileiro além de ser inovador é transformador. Ele muda a sociedade”, enfatiza. Pesquisas mostram que atualmente o empreendedorismo e a globalização melhoram a vida de 1 bilhão de pessoas no mundo. Para o palestrante, o empreendedorismo além de transformador também é destruidor, pois quebra paradigmas. “Telefone levou 75 anos para ter 50 milhões de usuários, já o tablet levou 2 anos para ter o mesmo número de adeptos. Temos que ter em mente o que é realmente uma inovação. Na minha opinião inovação é quando uma ideia consegue emitir nota fiscal”, brincou. Amorim finalizou a conversa dizendo que o investimento de risco está preocupado com o alto crescimento e na construção de valor para os colaboradores, para a empresa e para a sociedade. O empreendedor que não aceita orientação está fadado a não dar certo. “Uma visão de fora é muito importante. O investidor transfere credibilidade e experiência para a empresa”, esclareceu.

Em noite de festa, Sinapro/PR entrega “Semeador da Propaganda do Paraná” à Rodrigo Havro Rodrigues

Temaphoto
continua após a publicidade

Representantes de diversas agências paranaenses acompanharam na noite desta quinta-feira, no Le Réchaud, em Curitiba, a entrega do troféu “Semeador da Propaganda do Paraná”, concedido pelo Sinapro/PR ao publicitário Rodrigo Havro Rodrigues. Para dar início ao evento, o presidente do sindicato, Elon César Isfer Garcia, falou sobre as realizações da gestão neste ano, com ênfase aos mais de 20 convênios disponibilizados pelo Sinapro/PR às filiadas, as palestras proferidas em diversas praças (como Cascavel, Guarapuava e Londrina), a atuação da assessoria jurídica da entidade nas licitações públicas e a palestra inédita promovida em outubro com a presença do presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), Caio Barsotti, e do superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Alexis Pagliarini. Também, a aprovação do projeto de reedição do livro História e Histórias da Propaganda no Paraná, viabilizado pela Lei Rouanet e que será escrito pela jornalista Silvia Dias. O diretor cultural do Sinapro/PR, Ricardo Schrappe, apresentou aos presentes a proposta do livro e o material de prospecção de recursos, que será encaminhado a todas as agências filiadas para que busquem apoio junto à sua carteira de clientes.

Lc Restaurantes aposta no setor de construção civil

Divulgação
A empresa de refeições coletivas acaba de reinaugurar o restaurante para a MGM

A LC Restaurantes, especialista em refeições coletivas, acaba de reinaugurar o restaurante para a empresa MGM, de construção civil e pavimentação, localizada no Jaraguá, em São Paulo. O primeiro projeto foi em 2012 e ambas as empresas identificaram a necessidade de melhorias no local. Para isso, foi realizada uma adequaç,ão estrutural, otimizando a infraestrutura do restaurante.  A reestruturação incluiu nova pintura, novos utensílios e uma ambientação mais moderna. O cardápio será composto por café da manhã, almoço (À La Carte e Prato Light, com preparações balanceadas de baixa caloria e com orientação da Nutricionista Clínica da LC), jantar, lanches, chás, café e ceia para os colaboradores do turno da noite.  Serão 150 refeições diárias para colaboradores operacionais e administrativos, gerência e diretoria. “Nosso serviço já era muito bem aceito pela MGM. Com a reformulação do restaurante, a satisfação ficou ainda mais nítida, fortalecendo a parceria que temos com a empresa há quase quatro anos”, afirma Mara Camargo, Supervisora Operacional da LC Restaurantes.

continua após a publicidade