O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, participou na noite de quarta-feira (4), da cerimônia de abertura do I Congresso de Direito das Cidades: Desafios do Século XXI, no Salão Brasil na sede da prefeitura de Curitiba. O prefeito Beto Richa, presidiu a cerimônia que contou com a participação de várias autoridades. O Congresso é uma promoção conjunta da prefeitura municipal e da Seccional, por meio da Comissão de Advocacia Pública da OAB Paraná. Os debates tiveram início na manhã de quarta-feira, no Salão de Atos do Parque Barigui, com palestras sobre carreira da advocacia pública municipal, gestão urbanística e ambiental das cidades, critério espacial dos tributos municipais e programas de capacitação do Ministério das Cidades para os municípios.

continua após a publicidade
Bebel
Comissão de Advocacia Pública da OAB Paraná

Lançamento de Livro Homenageia Pintor Paranaense

A professora e escritora Ivone Lange, membro do Instituto Histórico e Geográfico, vai lançar terça-feira, no dia 10 de novembro, a partir das 19h, o seu segundo livro.
O livro “Frederico LANGE DE MORRETES”, da editora Instituto Memória, relata vida e obra do renomado pintor Lange de Morretes, um dos grandes nomes da pintura paranaense. O lançamento será no Palacete dos Leões, na Av João Gualberto, 530 no Alto da Glória.

Preocupação com oferta global de alimentos traz profissionais de renome a Curitiba

As crises que ameaçam a oferta global de alimentos e as estratégias para controlar o abastecimento mundial vêm sendo amplamente debatidas pelo Comitê de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade aponta para necessidade de aumento da produção mundial de alimentos e o contínuo monitoramento da mesma para garantir o direito humano a uma alimentação adequada. Em Curitiba, profissionais debatem o tema durante o II Simpósio Nacional sobre Segurança Alimentar. O evento, promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR-Curitiba), acontece simultaneamente à exposição II Agronegócio Brasil (AnB), de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos Expo Unimed Curitiba.

Tatiana de Oliveira
O presidente da AEAPR-Curitiba, o engenheiro agrônomo Luiz Luchessi

Programação do I Simpósio Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas – PISA, que teve início na manhã de quinta-feira, dia 5 de novembro e termina hoje, sexta-feira (6). O evento está sendo realizado durante a II Agronegócio Brasil, na Expo Unimed Curitiba, Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido.

continua após a publicidade

Dia 06 de novembro de 2009

08h30 – 09h00 – Manejo do componente vegetal arbóreo.
Vanderley Porfírio da Silva – Embrapa Florestas.

continua após a publicidade

09h00 – 09h30 – PISA e a produção de milho/soja.
Henrique Pereira dos Santos – Embrapa/Trigo.

09h30 – 10h00 – Integrando a lavoura de arroz com a produção animal.
Jamir Luís Silva da Silva – Embrapa Clima Temperado

10h00 – 10h30 – Experiências em sistemas integrados nos EUA.
Mark Sulc – OHIO State University.

10h30 – 11h00 – Experiência de produtor.

11h00 – 11h30 – Debate.
Alvadi Balbino – Epagri.

11h30 – 12h00 – Almoço (livre) / Visitação à AnB – Agronegócio Brasil.

12h00 – 14h00 – Manejo de plantas daninhas.
Adelino Pelissari – UFPR.

14h00 – 14h30 – Integrando a lavoura com a pecuária leite,ira.
Renato Serena Fontaneli – Embrapa/Trigo.

14h30 – 15h00 – Integrando a lavoura com a pecuária de corte.
Alda L. G. Monteiro – UFPR / Sebastião B. C. Lustosa – Unicentro.

15h00 – 15h30 – Cooperativismo, associativismo, condomínios e consórcios rurais.
Daniel Amin Ferraz – MAPA / Eduardo Mello Mazzoleni – MAPA.

15h30 – 16h00 – Debate – Café integrado.

Ouro Fino faz Degustação de Produtos em Vestibular

A Empresa de Águas Ouro Fino vai dar um refresco aos estudantes concentrados para o vestibular 2010 da Universidade Positivo, marcado para este domingo (08/11). A Ouro Fino fará a degustação da sua linha de produtos nas dependências da universidade, durante os intervalos entre as provas para os cursos de bacharelado e licenciatura. Destaque para as águas aromatizadas Ouro Fino Plus. Nos sabores Tangerina, Maçã, Limão e Pêssego, o produto tem conquistado o público jovem que busca uma vida mais saudável.

Divulgação

Os novos sons do Brasil

Unir a música eletrônica com o melhor da música brasileira, este é o objetivo do inovador projeto Tribo Brazil, desenvolvido pelo VJ Jim e pelos produtores Rafael Araujo, Ilan Kriger, Claudinho Brasil e Mateus B., que será apresentado, nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, na edição especial do Skenta Centro Europeu – AIMEC.
Utilizando tecnologias de ponta, o projeto Tribo Brazil trabalha com as mais diversificadas sensações e experiências audiovisuais. “As imagens sincronizadas com o áudio, trazem à tona grandes momentos e emoções que relembram a nossa vasta cultura”, explica o DJ e produtor Ilan Kriger, integrante do projeto e coordenador dos cursos de Música Eletrônica do Centro Europeu de Curitiba. Além disso, ele conta que os produtores abusaram das referências à música brasileira, citando, entre outros, Marcelo D2, Legião Urbana, Chico Science e Fernanda Abreu. “A nossa cultura musical é muito rica e repleta de peculiaridades. Desta forma, conseguimos casá-la perfeitamente com a música eletrônica”, completa.

Gus Benke
CBR Live Tribaltech

Congresso Brasileiro de Cancerologia trouxe avanços importantes na área

O XVIII Congresso Brasileiro de Cancerologia (CONCAN 2009), organizado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e que reuniu os maiores especialistas da área de 28 a 31 de outubro em Curitiba, superou todas as expectativas.
Com um investimento de R$ 1,3 milhão, o evento contou com mais de dois mil inscritos, que participaram de cerca de 200 horas de conferências e apresentações. No total, foram realizadas 438 palestras, seis cursos pré-congresso, quatro eventos paralelos, cinco simpósios, 72 conferências magnas e 16 módulos envolvendo todos os tipos de câncer. No total, foram trazidos 298 convidados nacionais e 36 internacionais ao evento.
Considerado o maior evento científico sobre o câncer da América Latina, o CONCAN bateu recorde também no número de trabalhos inscritos, 753 estudos científicos nacionais e internacionais inscritos. Desses, o estudo “Adesão ao rastreamento mamográfico centralizado em um programa de saúde da mama no Sul do Brasil” foi o grande vencedor.
O mastologista gaúcho Ademar Bedin Júnior, do Hospital Moinhos de Vento e diretor técnico do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, foi o vencedor do prêmio João Sampaio Góes Júnior.
Entre as duas menções honrosas entregues, o CONCAN serviu para descobrir o potencial para novos pesquisadores brasileiro, como o trabalho desenvolvido pela acadêmica de Medicina Carolina Silva Passos Cabral, que apresentou o tema “Presença de Epstein-Barr Vírus em Material Biopsiado de Pacientes com Carcinoma de Nasofaringe”.
Segundo a presidente da comissão de temas livres do CONCAN, Rosane Johnnson, os trabalhos premiados foram escolhidos devido ao pioneirismo e, prin,cipalmente, pelo cunho social e oncológico. “Buscamos premiar os trabalhos que já trouxeram benefícios para a sociedade e que ainda vão apresentar novas conquistas, principalmente na questão do diagnóstico precoce”, informou.

Divulgação
Abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Cancerologia
Divulgação
Encerramento do CONCAN, quando foram entregues prêmios e menções honrosas

Janelas de Curitiba

Mary Derosso
Mary Derosso
Mary Derosso
Mary Derosso