Concerto show com a Orquestra Jovem de Londrina, Quarteto Descobertas, maestro Roney Marczak e convidados

Concerto Show Abertura dia 19 de junho de 2017 com os alunos, alunas e professores do Projeto Sol Maior, mantido pela Escola de Música Sol Maior e pelo Centro Cultural e de Integração das Artes (CCIA).

Foram selecionadas obras de várias épocas e estilos para mostrar a pluralidade cultural de nosso estado que vem exportando talentos de todos os segmentos da música, arte e cultura para todo o mundo.  Serão apresentadas obras clássicas, populares e de raiz, como também sucessos internacionais. A Orquestra Jovem de Londrina, a Orquestra Sol Maior, o Grupo Violino Caipira e o Quarteto Descobertas, todas essas formações da Escola de Música Sol Maior,  irão juntos sob a regência do Maestro Roney Marczak, mostrar o que há de melhor, incluindo músicas de Antonio Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e muitos outros. Será apresentada também nesta noite, a Fantasia INSPIRAÇÃO, uma obra em homenagem às famílias, com a participação especial da saxofonista Daniela Marczak  e Roney Marczak Filho de apenas 04 anos com a flauta ocarina.

2bel

E para coroar a noite, Curitiba irá ouvir três dos muitos mega talentos que nasceram do Projeto Sol Maior, mantido pela Escola de Música Sol Maior: Samuel Angelo Teodoro (22 anos) – violino, João Bellaver (14 anos) – viola caipira e Gonçalo Rebelato (18 anos) – piano. A entidade está em festa, pois esse ano comemora 15 anos de existência, persistindo com garra e coragem em ajudar quem tem talento e não tem condições financeiras para aprender um instrumento musical. Mais de 8000 jovens e crianças de todo o Estado do Paraná já participaram das aulas de música gratuitas, muitos da comunidade de baixa renda. Lembrando que o Projeto ainda não recebeu até hoje nenhum centavo ou ajuda de verba pública. Ele recebe auxílio de famílias da Europa que ajudam com doações de partituras e instrumentos musicais usados e também de alguns empresários e famílias de Londrina e região. Se você quiser fazer parte dessa história, adote um aluno ou uma aluna, mais informações pelo telefone: 043 3343 44 45 – Londrina – Paraná.

Lapa inaugura “Receptivo Turístico” e marca um novo tempo para o turismo da cidade

Equipamento está localizado na entrada principal da cidade. Foto: Divulgação
Equipamento está localizado na entrada principal da cidade. Foto: Divulgação

Como parte das comemorações dos 248 anos da histórica Lapa, neste sábado (10), a partir das 10 horas, será inaugurado o “Receptivo Turístico”, construído numa área de 283 m², junto ao Parque Linear, na entrada principal da cidade e próximo ao trevo que ostenta o painel de Poty Lazarotto. O equipamento passará a integrar o conjunto de atrativos turísticos e culturais do município e contará com espaço para o acervo dos tropeiros e venda de lembrancinhas, recepção, miniauditório e banheiros. A cerimônia contará ainda com a abertura da exposição “Lapa em bico de pena”, do artista Di Magalhães, e apresentações musicais da Casa da Música. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, ao lado da professora Silvana Souza, do programa de mestrado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aproveitará a ocasião para lançar o planejamento estratégico de turismo do município e detalhar ações e propostas para o segmento. O vice-prefeito da Lapa e secretário do Desenvolvimento Econômico, Joacir Gonsalves, destaca que o planejamento estratégico irá nortear todas as ações voltadas e correlatas ao turismo da cidade e dará assim a tranquilidade e segurança para os empreendedores locais, que são partícipes diretos, inclusive no protagonismo das propostas. De acordo com o diretor de turismo da Secretaria, Márcio Assad, o projeto é marcado pela ousadia e responsabilidade. Como empresário no ramo do turismo e com expertise no setor público, ele revela que sem uma ampla parceria com outras instâncias de governo, empresas privadas, estabelecimentos de ensino superior, fundações, institutos, segmentos do terceiro setor e comunidade, os municípios ficariam restritos a promover apenas o ABC do turismo, ou seja, ações básicas. “Este plano estratégico, desenvolvido com base nas proposições desses segmentos, nos levará muito além, pois amplia enormemente as frentes a serem atendidas, reposicionando o poder público como um dos parceiros importantes no processo e não o único responsável pela condução dos rumos”, assegura Assad.  A manhã de sábado na Lapa ainda contará com a apresentação do programa “Educação, Promoção da Saúde e Sustentabilidade com a população da Área Remanescente Quilombola Vila Esperança”, desenvolvido pelo município em parceria com os alunos do mestrado da Universidade Positivo, e dos resultados do projeto “Vem pra Lapa”, da Associação Gastronômica Sabores da Lapa.

Qualidade de Vida no Paraná Clinicas

De Marchi; Ana Luísa Seleme, gerente de Relacionamento Empresarial da Paraná Clínicas; Dr. Carlos Mortean, diretor da Paraná Clínicas e Rony Tschoeke, CEO da Promove Saúde.
De Marchi; Ana Luísa Seleme, gerente de Relacionamento Empresarial da Paraná Clínicas; Dr. Carlos Mortean, diretor da Paraná Clínicas e Rony Tschoeke, CEO da Promove Saúde.

O médico especialista em medicina do trabalho, fundador da Associação Brasileira de Qualidade de Vida e membro fundador do International Institute of Health Promotion (Washington DC), Ricardo De Marchi, esteve nesta terça-feira (06/06) em Curitiba para dar uma palestra aos clientes da Paraná Clínicas, com o tema “A Saúde como Valor Estratégico”.

Câmara de Decoração da ACP tem nova coordenação

 Daniele Steindorf e Paulo Maurício Dorta, Foto: Divulgação
Daniele Steindorf e Paulo Maurício Dorta, Foto: Divulgação

O casal de empresários Daniele Steindorf e Paulo Maurício Dorta foi nomeado coordenador e vice coordenador, respectivamente, da Câmara Setorial de Decoração da Associação Comercial do Paraná (ACP). O evento de posse foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 7 de junho, na sede da entidade. Além do coordenador de Câmaras Setoriais da ACP, Paulo Roberto Brunel Rodrigues, estiveram presentes diversos conselheiros e coordenadores das demais câmaras setoriais, empresários e convidados. Na oportunidade, Paulo Maurício Dorta fez uma breve explanação sobre a importância da decoração e sua representatividade na economia do nosso Estado. Ainda foram apresentados os demais integrantes da Câmara Setorial de Decoração, Eliana Zielonka e Gustavo Zielonka (Klee Iluminação), Fabio Mendes e Anderson Titular, (Projetados Rudnick Curitiba), Ronnie Ricardo Guimarães (arquiteto) e  Izac de Jesus Buhrer (designer de interiores).

SBEM-PR alerta para fatores de risco da osteoporose

Já que ela pode aparecer de maneira silenciosa, pessoas acima dos 50 anos, que fizeram cirurgia bariátrica, com insuficiência renal e ainda com histórico familiar da doença devem ficar atentas e buscar acompanhamento com especialistas
Já que ela pode aparecer de maneira silenciosa, pessoas acima dos 50 anos, que fizeram cirurgia bariátrica, com insuficiência renal e ainda com histórico familiar da doença devem ficar atentas e buscar acompanhamento com especialistas

A osteoporose é a perda de conexões da estrutura microscópica do osso e com prejuízo de suas qualidades físico-mecânicas que podem resultar em fraturas, mesmo com um mínimo trauma. Geralmente ela aparece de maneira silenciosa e, apesar de também acometer homens, é mais comum em mulheres no período pós-menopausa. O exame chamado densitometria óssea, analisado em conjunto com outros fatores clínicos, indica o risco de fratura por osteoporose. É a partir dele que um especialista pode estabelecer um diagnóstico, orientando a forma de tratamento. Segundo a endocrinologista Gleyne Lopes Kujew Biagini, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR), é importante que seja feito um diagnóstico precoce, para diminuir o risco de fraturas de maneira eficaz. “A osteoporose também afeta os homens, mas é ainda mais comum nas mulheres. Isso porque, a queda abrupta dos hormônios femininos provoca grande perda de massa óssea, aumentando o risco de fratura”, explica a endocrinologista. Mas além da menopausa, muitas doenças podem provocar fraturas por fragilidade óssea, portanto, uma avaliação com um médico especialista é fundamental para a correta indicação do melhor tratamento.  “Os fatores de risco para a doença são a menopausa, idade acima de 50 anos, sexo feminino, uso de alguns medicamentos, cirurgia bariátrica, insuficiência renal, ascendência caucasiana e história familiar de fratura por osteoporose, entre outras”, afirma a médica.

Endocrinologista Gleyne Lopes Kujew Biagini, vice-presidente da SBEM-PR (Freepik)
Endocrinologista Gleyne Lopes Kujew Biagini, vice-presidente da SBEM-PR (Freepik)

Os especialistas em Osteometabolismo, que engloba profissionais das áreas de Endocrinologia, Ginecologia, Nefrologia, Geriatria, Reumatologia e Ortopedia, são os indicados para o correto diagnóstico e tratamento dos distúrbios do metabolismo ósseo. O comum a todas as abordagens terapêuticas é a adoção de um estilo de vida mais saudável.  “Uma alimentação balanceada, evitar o cigarro e consumo de bebidas alcoólicas são algumas das recomendações para pacientes em tratamento da osteoporose”, afirma a Dra. Gleyne Biagini. Outras recomendações são a prática regular de atividades físicas, principalmente as que treinam equilíbrio e postura, de preferência ao ar livre, para o correto desenvolvimento de formas ativas de Vitamina D,  Outras formas de tratamento, como a reposição de Cálcio e precursores de Vitamina D ou ainda medicamentos que atuam na proteção da estrutura óssea, devem ser discutidas com os especialistas, visto que a ciência tem lançado opções cada vez mais seguras e eficazes.

Voltar ao topo