Com 100% de aproveitamento, Telêmaco Borba encerra a segunda etapa na liderança

PM Telêmaco Borba/AVTB se despediu com vitória da segunda etapa do Campeonato Estadual Sub-19 – Divisão Especial, naipe masculino. Neste sábado (16.07), a equipe comandada por Audori Gaudêncio derrotou M.V.Selmer/Compagás/Caramuru Castro por 3 sets a 1, com parciais de 25×11, 25×17, 20×25 e 25×20, em 1h16min, garantindo a primeira colocação. O jogo aconteceu no ginásio Vila Gaúcha. Após um jogo equilibrado, PM Telêmaco Borba/AVTB conseguiu chegar a mais um resultado positivo e fechar a sua campanha na Região Oeste em primeiro lugar, com 21 pontos. O técnico telêmaco-borbense atribuiu os resultados a dedicação do grupo. “Essa é uma equipe muito unida, que gosta de treinar e tem muito foco. Enfrentamos adversários difíceis, mas com muito trabalho chegamos a essa primeira colocação. Ficamos muito felizes, mas temos que continuar trabalhando para atingir nosso objetivo, que é chegar à fase final”, frisou. M.V.Selmer/Compagás/Caramuru Castro ficou na penúltima colocação com quatro pontos.

O preparo da pasta perfeita

Divulgação
Chef Guilherme de Rosso, do Simples Assim, dá dicas de como preparar o prato

As teorias sobre a origem da famosa pasta, ou macarrão (como chamamos aqui no Brasil) são várias, a mais famosa é a que ela nasceu na China, chegando à Itália por meio do navegador Marco Polo. Mas, para alguns historiadores, ela surgiu na Sicília cem anos antes, por tanto é de fato italiana. Aqui no país, ela chegou junto com a imigração italiana na segunda metade do século XIX e aos poucos foi ganhando espaço na nossa gastronomia. Apesar de idolatrada pelos brasileiros, muitos acham difícil o preparo de massas. Mas afinal, o que você precisa fazer para preparar a pasta perfeita? Para Guilherme De Rosso, chef da casa curitibana Simples Assim, a primeira coisa para o preparo da massa são os ingredientes, que podem fazer toda a diferença. “Uma boa farinha, bons ovos, de preferência em temperatura ambiente, ajudam na hora de trabalhar a massa”, explica.

Divulgação
Delioiosos pratos do Chef Guilherme

Outra dica é em relação à mesa em que você irá trabalhar a massa. Para Guilherme, mesas de madeira funcionam melhor. Já quanto à sova, você deve repetir o processo até que a massa fique lisa e homogênea, depois, deixe-a descansar por no mínimo 15 minutos, envolta em plástico PVC para que não resseque. Para abrir sua pasta perfeita, polvilhe farinha na mesa e vá abrindo-a delicadamente, (esse processo pode ser feito com o rolo, ou na máquina) até a espessura desejada. Dependendo do estilo do macarrão que você pretende preparar, ele pode levar ingredientes variados como ovos, azeite, água ou até leite, nestes casos o chef dá dicas sobre a receita. “O importante nessa hora, se você não está acostumado a trabalhar com esses ingredientes, é seguir a receita à risca”, comenta. E se você é daqueles que gostam de inovar, a dica para fazer a massa colorida é simples. Basta que você use o vegetal que tem a cor desejada dar ao prato, como beterraba, espinafre, ervas finas e salsinha. Para finalizar, o chef do Simples Assim, dá a última dica para a massa perfeita. “Por último, mas não menos importante, faça sua pasta com muito amor. E pode ter certeza que todos irão gostar”.

Primeira escola com a certificação LEED Platinum do país será de Curitiba

Dibulgação
A escola com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), no nível Platinum, do Brasil

Curitiba pode ganhar a primeira escola com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), no nível Platinum, do Brasil. Está em processo de certificação a Unidade de Ensino do Senac no bairro do Portão, em Curitiba, construída pela RAC Engenharia e que será inaugurada no fim desse mês. A certificação LEED Platinum agrega as mais altas pontuações em relação às construções sustentáveis, e tem como característica o uso inteligente de recursos naturais, a otimização dos materiais e a eficiência de equipamentos instalados na edificação. O diretor da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, ressalta que para alcançar este alto nível de sustentabilidade é primordial implantar esse conceito desde a concepção do projeto até a execução da obra. “Além de reduzir os impactos ao meio ambiente, o uso de tecnologias inovadoras e mesmo de soluções simples para a racionalização do consumo na Unidade de Ensino do SENAC Portão vão gerar economia que pode chegar a até 52% em energia elétrica e a até 42% em água”, destaca. O principal item para esta redução de custos é a geração de energia através de 228 placas solares instaladas na cobertura da edificação, totalizando uma área de 370 m² de painéis fotovoltaicos, sendo esta até o momento a maior instalação junto a Copel, conforme registro de micro e mini geração da ANEEL. Cansian explica que o sistema vai funcionar da seguinte maneira: os painéis vão captar a radiação solar e transformar em energia que vai abastecer a edificação. Quando a escola não estiver em uso ou tiver baixo consumo, seja em feriados ou finais de semana, a energia produzida será injetada na rede elétrica da Copel gerando créditos ao Senac, que serão abatidos na fatura mensal. “Estimamos que o retorno sobre investimento de todo o sistema se dará em aproximadamente 7,5 anos”, revela.

Dirani estreia na RZ Motorsport nos pontos

Rodrigo Guimarães
Paulista chega em décimo quarto na corrida mais longa e Ramos sofre com uma quebra. Na foto Cesar Ramos

O retorno da RZ Motorsport, ao grid da maior categoria do automobilismo do Brasil, trouxe ao time paranaense uma jovem dupla, na sexta etapa de Cascavel (PR) – o estreante Danilo Dirani e Cesar Ramos, que fez as duas primeiras etapas do ano pela equipe. O final de semana encerrou com saldo positivo com Dirani impondo um ótimo ritmo e mesmo com um pneu furado, onde foi forçado a entrar no box, chegou na décima quarta colocação e somou seus primeiros pontos na estreia. “Hoje foi realmente a verdadeira estreia, onde a equipe trabalhou muito bem. Acho que é importante essa sinergia. Eu gosto de me sentir bem onde eu estou, e aqui na RZ senti isso. Tivemos um probleminha no amortecedor que eu acho que já trouxemos da classificação e, ainda, bem que descobrimos no warmup. Logo na largada já vi que o carro era outro e os tempos eram parecidos com o dos ponteiros. Foi muito bom conseguir marcar alguns pontos na primeira corrida. Optamos por parar na corrida 2, mas mesmo parando com o pneu furado na primeira corrida, saimos na frente dos que pararam. O ritmo era muito bom e isso dá um ânimo ainda maior para seguir nas próximas etapas”, avaliou Dirani.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna