Com menos de um ano no mercado e uma produção de 5 mil litros/mês, a curitibana Palta consolida vendas nas regiões Sul e Sudeste e surpreende com rápida aceitação de cervejas artesanais nos estados da Bahia e Pernambuco
O mercado cervejeiro vive um momento de forte crescimento no Brasil, tanto na produção quanto no consumo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as chamadas cervejas especiais – que reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium -, ocupam hoje 5% do mercado e devem dobrar este número nos próximos cinco anos. Antes mesmo de completar um ano de operação, a Cervejaria Palta, de Curitiba, tem conseguido através da aceitação de seus rótulos, expandir as vendas para outros estados. Além do Paraná, berço da micro cervejaria fundada oficialmente em 2014, a Palta vem sendo distribuída em outros seis estados (já consolidada em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro). E quebrando um paradigma de que as cervejas artesanais são mais adequadas para se consumir em climas frios, a Palta vem mostrando ótima aceitação em Pernambuco e na Bahia. “Assim que começamos a distribuição no nordeste percebemos que, apesar do clima quente, a aceitação à nossa cerveja foi excelente. Hoje, Pernambuco já figura entre os estados de melhor consumo da Cerveja Palta. E a Bahia, onde a Palta começou a ser comercializada em dezembro, já foi ampliado o volume de pedidos, demonstrando assim grande potencial de consumo”, afirmou Bruno Sperandio, um dos sócios da Cervejaria Palta.

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Assim como muitas cervejarias espalhadas pelo Brasil, a Palta começou como um hobby em 2010, até se tornar uma cervejaria de verdade. Oficialmente, a Palta foi fundada em 2014 e hoje sua produção atinge a marca de 5 mil litros/mês. Através da união de quatro empreendedores, a cervejaria nasceu com objetivo de enriquecer o mercado e democratizar as cervejas artesanais. A Palta segue a proposta de desenvolver cervejas com riqueza de aromas e sabores, sempre com equilíbrio para não incomodar o paladar dos menos conhecedores. “Nossos rótulos têm conquistado tanto o especialista em cervejas gourmet, quanto os descobridores desse novo mundo de cervejas artesanais”, define Bruno.

Rótulos
O primeiro rótulo foi a Red Planet Ale, uma cerveja estilo Irish Red Ale com características regionais, lançado em março de 2014, no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Seu nome “Red Planet Ale” faz alusão à Marte (planeta vermelho), remetendo à coloração deste estilo. Nesta receita, a Palta busca adequar o estilo artesanal ao clima e ao costume brasileiro. O resultado é uma cerveja de corpo médio, amargor médio-baixo, teor alcoólico equilibrado, refrescante e de excelente drinkability. O diferencial na receita é o lúpulo japonês Sorachi Ace, um ingrediente raro, com toque cítrico e um harmonioso toque amanteigado. “A Red Planet Ale tem a proposta de agradar aqueles que estão descobrindo o universo das cervejas especiais, pois é uma cerveja leve e equilibrada, porém, pela sua complexidade, encanta também os mais entendidos no assunto”, afirma o cervejeiro Vinicius Sampaio.  Em setembro de 2014, a Palta lançou a cerveja XLager, uma Vienna Lager turbinada, que traz uma surpreendente carga de lúpulo para completar o corpo rico em maltes. “É uma cerveja que busca sua inspiração na delicadeza da agressividade. Sua característica principal é a combinação perfeita entre a sutileza do malte com a porrada do lúpulo”, define Vinícius. Se o primeiro rótulo lançado focava o consumidor que está descobrindo o universo das cervejas artesanais, a XLager foca o público que já é “bebedor”.

Lançamento
E os fãs das cervejas Palta podem aguardar por novidades. Em março, durante o F,estival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, um novo rótulo será apresentado pelos empresários.

Café sustentável

Gerson Lima
O casal de proprietários da Harmony Louças e Metais, Yu Bokang e Tan Yanqing
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Com um café da manhã a Harmony Louças e Metais recebeu profissionais de arquitetura e decoração para o primeiro encontro do ano. Nele, os convidados puderam comprovar a eficiência das linhas de produtos da marca australiana Aosman e da Harmony na economia de água, além de conhecer todo o showroom da loja.

Gerson Lima
As arquitetas Clarice e Simone Volpi e os designers de interiores Bruno Bressan e Hellen Giacomitti

Frutas tropicais e chocolate, a união perfeita para o verão

Divulgação
Trufa de chocolate ao leite aromatizada com laranja e recheio de mamão e laranja

O verão está aí e a Chocolates Brasil Cacau, como é uma marca jovem, divertida e democrática, traz para seu portfólio novidades para colorir e adoçar a estação mais quente e esperada do ano. As deliciosas Trufas Frutas Tropicais são os destaques com os sabores Abacaxi com Framboesa, Laranja com Mamão e Morango com Maracujá.  Carro-chefe da marca, as trufas vêm em versões Frutas Tropicais, produzidas com o delicioso chocolate da marca nas versões ao leite, branco e amargo e recheadas nos sabores de frutas tropicais. E para brindar as novidades desta estação, lançamos a promoção Copos Colecionáveis com duas opções de modelos para escolher e se refrescar. Para participar da promoção, basta adquirir R$13,00 em produtos da Chocolates Brasil Cacau e, com mais R$ 7,00, o cliente levará para casa um copo com estampas exclusivas.

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Copos Colecionáveis – Verde
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As novas trufas estarão disponíveis nas mais de 500 lojas espalhadas pelo Brasil e, também, na http://loja.chocolatesbrasilcacau.com.br, o primeiro e-commerce de chocolates do país. A Chocolates Brasil Cacau, que desde seu surgimento em 2009 detém o selo de Excelência em Franchising da ABF, inaugurou, nos últimos dois meses, aproximadamente 25 lojas. O crescimento da marca é impulsionado, principalmente, por um planejamento estratégico consolidado, que capacita o empreendedor durante todo o ciclo do negócio, a rede é referência em inovação e considerada uma ótima opção para novos investidores.

Posse da nova gestão da BPW Curitiba

Ana Guimarães
Diretoria da gestão 2015/2016

Na noite da última quarta-feira (21), a nova diretoria executiva da Associação de Mulheres de Negócios Profissionais – BPW Curitiba, gestão 2015/2016 tomou posse na presença da presidente da BPW Brasil, Eunice Cruz, além das associadas da instituição, jornalistas e demais autoridades que estiveram presentes na Assembleia Legislativa do Paraná, local onde ocorreu a cerimônia. A ex-presidente, Conceição Barindelli, passou em mãos a gestão da instituição à nova presidente eleita, Lucyanna Lima Lopes, que juntamente com a nova diretoria promete atuar em frentes que estimulem o empreendedorismo e empoderamento feminino.

Pesquisa destaca alfarroba como alimento de baixo índice e carga glicêmica

Divulgação
O estudo examinou Alfarroba em Pó e Tablete de Alfarroba da CarobHouse, e concluiu que estes produtos podem ser classificados como alimentos de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica

Altos níveis de fibras insolúveis revelados pelo estudo da Universidade Federal do Paraná fazem com que alfarroba atue no controle dos níveis de açúcar no sangue
Um estudo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Nutrição, apontou a Alfarroba como um alimento aliado no controle do diabetes e benéfico à saúde. A pesquisa analisou a resposta glicêmica da Alfarroba (Ceratonia siliqua L) em indivíduos saudáveis e concluiu que, por conta de seu alto teor de fibras, a Alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, desempenhando assim papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue. O estudo examinou Alfarroba em Pó e Tablete de Alfarroba da CarobHouse, e concluiu que estes produtos podem ser classificados como alimentos de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica. A Alfarroba em Pó foi apontada como um alimento de alto teor de fibras contendo, principalmente, altos níveis de fibra insolúvel. Os resultados foram publicados na primeira edição de 2015 da Revista Nutrición Hospitalaria e contou com apoio da Fundação Araucária, Nutropar e Labac – Laboratório de Análises Clínicas. O consumo de fibra é amplamente recomendado pelos guias alimentares, por reduzir a assimilação de colesterol no organismo, por promoverem uma limpeza no intestino, retardar o esvaziamento gástrico, reduzir a absorção de gorduras e controlar a taxa de açúcar no sangue. Já o índice glicêmico (IG) é uma medida que indica a velocidade que um carboidrato leva para subir os níveis de açúcar no sangue. Já a carga glicêmica (CG) leva em conta a quantidade e a qualidade dos carboidratos existentes em uma porção de um determinado alimento. Alimentos de alto IG e CG têm sido associados ao aumento do risco de doenças crônicas, porque elevam os níveis de glicose no sangue, levando à alta demanda de insulina. Pessoas que consomem alimentos com baixo IG tem mais saciedade e com isso maior controle sobre o peso.