Celebridades anônimas são as protagonistas do Carnaval da BOA no Rio de Janeiro

Antarctica reconheceu no Rio de Janeiro e na maneira genuína dos cariocas de encarar a vida numa BOA, sua essência. No ano em que o Rio de Janeiro faz 450 anos e Antarctica completa 130, os grandes homenageados do carnaval da BOA serão as celebridades anônimas, que inspiram a marca diariamente, dão o colorido único da cidade, enriquecem suas lendas e histórias, e, claro, fazem o carnaval carioca ser o mais emblemático do mundo.

Por dentro do Black Coffee

Você já pensou em viajar o mundo defendendo a sua profissão? A barista Graciele Rodrigues viveu essa experiência e tornou-se a brasileira que mais longe chegou no World Latte Art Championship (WLAC). Ela foi vice-campeã, em disputa realizada em Seul, na Coreia do Sul, em 2012. Barista há 7 anos, Graciele começou a se dedicar ao preparo profissional de café por incentivo da amiga e conterrânea Lilian Machado. As duas são de Mato Grosso do Sul e se conheceram em Curitiba, quando trabalharam juntas. Graciele, na época, era atendente e aproveitava os momentos de intervalo para aprender dicas sobre como fazer um café profissional. Por incentivo de Lilian, em 2006, Graciele participou do primeiro campeonato paranaense e ficou em terceiro lugar. A colocação rendeu não apenas a possibilidade de disputar o primeiro brasileiro dela, como uma vaga na equipe de baristas do café em que trabalhava. Nos três anos seguintes, Graciele ficou em primeiro lugar no paranaense e foi subindo de posições no brasileiro até alcançar o primeiro lugar como barista, em 2012. No mesmo ano, também ficou em primeiro em Latte art e obteve a terceira colocação do Coffee in Good Spirits. Os resultados renderam vagas para disputar o World Latte Art Championship (WLAC) na Coreia do Sul e uma competição paralela organizada pela República da China, em Haikou, na qual ficou em quinto lugar. Em Seul, Graciele conquistou o segundo lugar, perdendo apenas para a russa Victori Kashirtseva. No ano seguinte, disputou novamente o mundial de Latte Art na França e o mundial de barista (WBC) na Austrália. Hoje à frente do time do Black Coffee, em Curitiba, ela se prepara para ir além. O amor da barista pela profissão é tão forte que já está passando para a família. Tanto o marido Alexandre Meirelles, professor de francês e doutorando em educação, quanto a filha Gabriela, de 12 anos, também já participam do Thursday Night Throwdown, competição que acontece mensalmente. Realizado sempre na última quinta-feira do mês, a disputa de desenho com leite reúne baristas convidados de Curitiba. O desafio é derramar um pouco de leite em xícaras de espresso e formar desenhos, a conhecida latte art. Ganha quem demonstrar maior habilidade e técnica para criar um desenho bem formado, que explore o contraste entre as cores do café e do leite. Além do dia a dia no Black Coffee, Graciele já se prepara para ser uma das instrutoras no primeiro curso para baristas realizado pela cafeteria, previsto para acontecer em fevereiro. Para quem deseja um dia ter uma experiência semelhante à de Graciele, ela recomenda: “tem que ter paixão pelo que faz. Tem vários cursos na área em Curitiba, informe-se. Conheça bem o café que está trabalhando, a regulagem do moinho e a gramatura correta.”

Secretário Silvio Barros visita Tecpar e diz querer contar com a instituição para planejar o Estado

Divulgação
O diretor de Biotecnologia Industrial, Julio Salomão; o secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Silvio Barros; o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix; o diretor de Administração e Finanças, José Ciro Costa de Assunção, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Reginaldo Joaquim de Souza

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a visita, nesta sexta-feira (16),, do secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Silvio Barros. O secretário foi recebido pela diretoria executiva da instituição para a primeira reunião neste início de gestão.
No encontro, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, apresentou ao secretário as unidades de negócio da organização e ainda apontou demandas da instituição, como o cumprimento do objetivo traçado no Planejamento Estratégico de transformar o Tecpar de uma empresa pública de direito privado a uma empresa pública com personalidade jurídica de Sociedade Anônima.
Além das demandas, Felix também apresentou os projetos em que o Tecpar está envolvido na prestação de serviços e soluções tecnológicas ao próprio Governo do Estado. “Temos experiência no atendimento de diversas empresas públicas do Paraná e de vários órgãos do governo. A diretoria executiva do Tecpar se coloca à disposição para contribuir com essa experiência à Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, assim como às demais secretarias”, salientou o diretor-presidente.
O secretário, em sua primeira visita ao Tecpar, se disse surpreso em conhecer a dimensão da atuação do instituto e se comprometeu a analisar as demandas e propostas da diretoria executiva. “Conhecendo melhor o caráter transversal da instituição, posso perceber desde já que a secretaria pode contar com a experiência do Tecpar muito mais do que contou até agora. Vamos contar com o apoio do instituto para realizar os planos para o Paraná”, afirmou Barros.
Além de Felix, participaram da reunião com o secretário Silvio Barros o diretor de Biotecnologia Industrial, Julio Salomão, o diretor de Administração e Finanças, José Ciro Costa de Assunção, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Reginaldo Joaquim de Souza.

1º Circuito de Caipirinhas de Curitiba

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná – Abrabar-PR, apresenta hoje, em coletiva de imprensa do 1º Circuito de Caipirinhas de Curitiba, no Hotel Four Points by Sheraton Curitiba, contando com a presença do presidente da associação, Fabio Aguayo, do diretor de projetos e pesquisas, José Araújo Netto, e do diretor de eventos e marketing, João Luiz Zucolloto. O festival, considerado o maior do País em sua categoria, acontece do dia 23 de janeiro a 7 de fevereiro e tem como expectativa comercializar mais de 60 mil copos das criações desenvolvidas pelos mais de 50 estabelecimentos participantes da capital.

Venda de sorvetes aumenta em 30% com os dias quentes

Sem a brisa do mar, nem sempre é fácil contornar o calor que tem feito em Curitiba nos últimos dias. E não é só a temperatura que tem aumentado não. A venda de sorvetes também teve um acréscimo com a chegada do verão. Na La Basque Curitiba, por exemplo, nessa época, a procura por sorvete cresce em 30% com relação aos meses mais frios. Segundo a empresária Amélia Portela, o campeão de vendas é o sorvete de Limão, bem refrescante.
Para completar o pedido, têm sido muito procurados os sucos de frutas, como o de Frutas Vermelhas com Limão e o de Abacaxi com Hortelã. E, para matar a fome, o Bauru de Peito de Peru está entre os mais solicitados para lanche.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna