Carolina Ferraz em Curitiba

O médico Fabiano Lago recebeu os atores Carolina Ferraz e Fernando Pavão no spa Estância do Lago, em Almirante Tamandaré, na última semana. Eles iniciaram a turnê da peça Três Dias de Chuva, dirigida por Jô Soares, no Teatro Fernanda Montenegro.

Jovens migram para capital em busca de educação

O deslocamento de pessoas das regiões rurais para os centros urbanos não é uma novidade. Sendo mais forte no Brasil na década de 1960 com a industrialização de grandes cidades, o fenômeno foi diminuindo com o passar do tempo. Nos dias atuais, ainda existe um razoável movimento migratório para as capitais e regiões mais desenvolvidas, porém, diferentemente do êxodo do século passado, em busca de trabalho, os que mais se deslocam agora são os jovens em busca de uma educação melhor.
Segundo o censo do IBGE de 2010, apenas 16% da população total de jovens – entre 15 e 24 anos – do país, se encontra nas zonas rurais. E esse número tem diminuído cada vez mais. O principal motivo é a ausência de ensino de qualidade nas cidades do interior, levando as famílias a buscarem alternativas para a capacitação dos jovens para a época de vestibular e, posteriormente, cursos superiores com maior reconhecimento.

Bruna Zembuski
Janaína: cabeça em Curitiba, mas coração no interior de Sergipe

Essa realidade faz com que os estudantes tenham que aprender a conviver em um ambiente totalmente novo, com pessoas desconhecidas, em uma cidade mais complexa do que a de origem e, na maioria das vezes, sozinhos. Na palestra “Educar é Conviver”, o professor do Curso Positivo, Giba Lavras, diz que o mais importante para ter sucesso nessa mudança é manter o foco nos estudos e receber o apoio da instituição de ensino, pais e professores.
No curso pré-vestibular, situado na capital paranaense, mais de 25% dos alunos vêm de cidades do interior – e até de outros estados -, criando um ambiente com uma grande diversidade cultural. Segundo o docente, isso é bom para o aluno: “assim como na natureza prevalece a biodiversidade, a heterogeneidade das pessoas é fundamental para o desenvolvimento individual”.
Lavras também diz que, muitas vezes, o aluno é um dos melhores em sua cidade e, quando chega na capital, acaba não se saindo tão bem nos resultados iniciais: “Esse choque inicial é normal, uma vez que muda o ambiente. Nesses casos, os pais devem compreender a dificuldade do aluno e dar apoio para melhorar, em vez de mostrar decepção”, aconselha.
Outro detalhe comentado pelo professor é sobre as características de cada discente, como sotaque e gírias nativas. “Às vezes, o estudante tem uma linguagem peculiar. Nós temos que aceitar e ensiná-lo a utilizar a linguagem certa nas diferentes situações, de forma que uns respeitem os outros”, explica. Para isso, ele utiliza seu mascote, o Anta (nome utilizado não no sentido pejorativo, mas com intenção de demonstrar que todos nós temos deficiências), que faz as perguntas que os alunos teriam medo de fazer e ajuda na interação. Um dos jargões do Anta é “Deixa ele, é o estilo dele”, que reforça o respeito à origem de cada um.
O professor também aconselha a fazer amigos na classe, para se sentir melhor na vida longe de casa. E um cuidado a mais, quando as provas estiverem se aproximando, deve vir dos pais do estudante: “muitas mães falam ‘tem que ter força, não fique nervoso’, isso só deixa o vestibulando mais nervoso. O nervosismo faz parte de qualquer enfrentamento e o aluno conseguirá superá-lo lembrando de todo aprendizado conquistado durante o ano”, explica Lavras.
Janaína Lima dos Santos veio de Moita Bonita, interior do estado do Sergipe, para ter melhores oportunidades na capit,al paranaense, onde tem um tio – que também veio do nordeste e que lhe deu um suporte inicial. Ela conta que a decisão de sair de casa foi difícil, uma vez que tinha o apoio do pai, mas a mãe era contra. “No início bateu muito medo e dúvida se eu ia conseguir, além da saudade de casa. Mas a adaptação foi ótima, me acostumei muito rápido aqui e, hoje, minha mãe aceita melhor minha vinda”, conta.
Janaína expõe que percebeu uma grande diferença no nível de ensino de Curitiba, comparado com sua cidade natal. Ela já havia feito o vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e diz que o exame para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi mais difícil. “Percebi que tenho que fazer um esforço maior pra alcançar o êxito aqui”. A vestibulanda também dá uma dica para quem quer sair de casa para estudar: “vale a pena, é só não desistir. Sair de casa é um crescimento em todos os sentidos, faz amadurecer muito”. Ela acrescenta que o apoio dos professores ajuda muito, tanto no sentido educacional quanto no pessoal, lidando com a vida na nova cidade.
Já a estudante Jordana Smaniotto Rossi, saiu de sua casa, em Querência do Norte, interior do Paraná, com 12 anos de idade, para estudar em uma cidade vizinha e, aos 16, resolveu cursar o terceiro ano do ensino médio em Curitiba. Ela conta que, diferente de Janaína, teve apoio completo da família: “Como sempre quis fazer Medicina, eles sabiam que eu deveria ir para algum lugar que me proporcionasse uma melhor preparação. Minha mãe fez cursinho no Positivo também e, por conhecer o método de ensino e a competência do colégio, decidimos que lá seria o lugar ideal”.
Quanto a adaptação com a mudança de cidade, Jordana conta: “no meu primeiro ano em Curitiba, a adaptação foi extremamente difícil. Tudo pra mim era novo: o colégio, a quantidade de alunos que estudavam lá, as aulas, a cidade…”. Ela explica ainda que acabava estudando mais que os outros alunos por achar que não tinha base suficiente para competir com eles. Hoje ela cursa Medicina, em Joinville, e também foi aprovada em outros dois vestibulares no mesmo curso.

Nucleo Casa promove viagem cultural à Milão

Divulgação
Agende-de: Salão Internacional do Móvel, na cidade de Milão/ Itália

De 10 a 16 de abril o Núcleo Casa leva os mais renomados profissionais de arquitetura e decoração atuantes no programa, à uma viagem cultural para a abertura do Salão Internacional do Móvel, na cidade de Milão/ Itália. Durante a viagem os participantes apreciam as novas tendências de design para o próximo ano e a arquitetura milenar da cidade.
Além de visitar o salão os profissionais poderão conhecer o centro de Milão, a Catedral Duomo, o Museu La Triennale di Milano, visita ao Castelo Sforzesco, Fuori Salone, Via Tortona, Superstudio Più, Moooi, entre outros.

Lançamentos Kopenhagen eternizam o Dia das Mães

Divulgação
Com o mote “Momentos que duram para sempre”, marca apresenta itens especialmente criados para presentear e marcar a data mais doce do ano

Para a Kopenhagen, as mães devem ser homenageadas em todos os dias do ano e, por isso, para comemorar a data oficial e fazê-la durar para sempre, traz duas caixas exclusivas com sabores deliciosos e embalagens especiais. “Queremos surpreender nossos consumidores e estamos atentos ao mercado, desejos e necessidades dos apaixonados por Kopenhagen. Por isso apresentamos combinações deliciosas, parcerias com grandes marcas e embalagens inovadoras para os momentos mais especiais dos nossos clientes”, comenta Renata Moraes Vichi, vice-presidente do Grupo CRM. Sucesso de vendas em 2015, a Caixa Mini Corações volta com a embalagem totalmente repaginada. Na apresentação do produto a marca faz questão de destacar o mote da campanha “Momentos que duram para sempre” e, além disso,, insere na identidade o símbolo do infinito que remete ao amor dos filhos. A caixa traz 12 bombons mini corações em quatro sabores: chocolate ao leite, chocolate ao leite com crocante, chocolate branco e chocolate branco com crocante e coco. O grande lançamento da campanha “Momentos que duram para sempre” é a Caixa Gourmet que, com a mesma identidade estética, reúne os favoritos Kopenhagen no mesmo produto. O superpresente traz chocolate branco com amendoim, Cookies de baunilha, Kopinhos Lajotinha, bombons de chocolate branco com frutas vermelhas e as tradicionais e deliciosas Línguas de Gato. Uma experiência completa para as mães!

MALTA faz show de lançamento do álbum “Nova Era” no Teatro Positivo

Divulgação
Os ingressos para o show, que acontece no dia 16 de julho no grande auditório do Teatro Positivo, estão à venda pelo Disk Ingressos

Uma nova era está chegando para a MALTA. Após o grande sucesso do primeiro álbum, a banda vem a Curitiba para o show de lançamento do seu segundo trabalho, intitulado “Nova Era”. A banda que conquistou o país em 2014 ao vencer a primeira edição do SuperStar (Globo), faz única apresentação no dia 16 de julho, no Teatro Positivo, às 21 horas. O evento conta com realização local da Multi Eventos Promoções. Com o primeiro álbum “Supernova”, a banda formada por Bruno Boncini (vocal), Thor Moraes (guitarra), Diego Lopes (baixo) e Adriano Daga (bateria), conquistou a quarta posição do ranking da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), em 2014. Ao vender 280 mil cópias físicas, ganhou disco de platina duplo e também ocupou as 10 primeiras posições no iTunes, uma conquista inédita.

Laffayette promove Beauty Class com lançamentos e eventos diários da cosmética mundial

Divulgação
Loja do Shopping Mueller terá agenda com maquiagem e day spa gratuitos, além de descontos de até 50% em produtos importados

Todos os anos no mês de abril, a rede de perfumaria Laffayette entra em festa e presenteia suas clientes com o Beauty Class. São eventos diários, intimistas e cheios de novidades, informações e descontos incríveis.  Este ano, o Beauty Class será realizado de 1 a 20 de abril. Estamos entrando na reta final, mas ainda dá tempo de participar. Entre os destaques da programação, está a apresentação de produtos de maquiagem e skincare de alta tecnologia como máscara de cílios Full Lash, da Shiseido; o clareador Mission Perfection, da Clarins e o anti-sinais Capture Totale Multi Perfection, da Dior. Essas grandes grifes internacionais participam do Beauty Class com seus representantes, porta-vozes que falam aos clientes sobre os benefícios dos produtos. Este ano, participam do Beauty Class, Josy Cunha, dermoespecialista da Dior; Barbara Naumowicz, especilista Clarins; e Ana Carolina de Vasconcelos, maquiadora e dermoespecialista da Shiseido.
A Laffayette reflete as tendências no setor da cosmética mundial. Apesar de extremamente tradicional, a francesa Clarins, por exemplo, traz ativos 100% naturais.

Dia das Mães no Jardim das Américas terá sorteio de viagem e carro

Começa nesta sexta-feira, dia 15 de abril, a Campanha de Prêmios Mães, promovida pelo Shopping Jardim das Américas. Cada R$ 200,00 em compras nas lojas participantes dão direito a um cupom para concorrer aos prêmios. Este ano, um dos sorteios será no dia 10 de maio: 01 Pacote de Viagens para 06 pessoas para o Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC). O segundo sorteio será no dia 14 de junho, e dará como prêmio um carro Hyundai HB20 0Km.
O regulamento completo pode ser conferido no site do Shopping (www.jardimdasamericas.com.br) e também estará disponível no local da troca de cupons, no 1º Piso do estabelecimento.

Divulgaç&a,tilde;o
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna