A maior festa alemã do Brasil chega a Curitiba. Com a chancela de Blumenau, a capital paranaense irá receber nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a 1ª edição da Oktoberfest Curitiba, na Arena da Baixada, Setor 9. O evento irá reunir em um só lugar muitas atrações gastronômicas, artísticas e culturais dedicadas à valorização das tradições germânicas. A festa, que será um ponto de encontro para amigos e famílias, é voltada para todas as idades, gostos e gêneros, com o objetivo de celebrar a vida através de momentos de alegria e descontração. A organizadora Alô Eventos espera atrair mais de 10 mil visitantes nesta 1ª edição e consolidar a festa no calendário da cidade.
A Oktoberfest  vai reunir atrações culturais da região de Santa Catarina e interior do Paraná, como a Banda do Barril, Alpen Musikanten, Freunde Musikanten, Die Dorfmusikanten (da Colônia Witmarsum) e a Banda do Caneco, que será a responsável pelo tradicional concurso dos Tomadores de Chope em Metro. Na programação também haverá um DJ tocando músicas alemãs.
Embora o evento seja de tradição germânica, ocorrerão apresentações típicas de grupos folclóricos convidados de origem polonesa, ucraniana, árabe, italiana e portuguesa. Também já estão confirmadas as bandas: Soulution Orchestra, Blindagem, Credence Cover, Azeitonas dá um Tempo, Mandala Folk, além da paulistana Velhas Virgens.
Para receber a Oktoberfest, já está montado no Setor 9, da Arena da Baixada, um pavilhão de 2.100 m2, com palco, espaço para restaurantes e cervejarias artesanais e industriais, pista de dança e praça de alimentação. O local irá contemplar ainda um auditório, espaço kids, área de alimentação externa e Garden Center. Também será realizada feira com exposição de artesanatos, produtos voltados à cultura alemã, educação, idiomas, souvenirs e oficinas.
Na parte gastronômica estarão presentes os restaurantes: Schwarzwald, conhecido como Bar do Alemão, a Mercearia Fantinato e restaurantes da Associação Batel Soho. O chope, carro chefe da festa, será comercializado no estilo pilsen e artesanal, em diversos sabores, já que Curitiba tem se transformado em um polo cervejeiro, atraindo grandes eventos internacionais do segmento. Este ano de 2016 é um grande marco para o setor, pois se comemora os 500 Anos da Lei da Pureza Alemã, que determina importantes regras para a produção da boa cerveja artesanal.
Os participantes poderão acompanhar ainda o “WorkChopp” com a banda paulista Velhas Virgens. O grupo fará um show acústico e um bate-papo sobre o processo de fabricação da sua marca de cerveja artesanal.
De acordo com a organizadora do evento, Curitiba foi escolhida por ser uma cidade multiétnica e receber muito bem eventos temáticos. Além disso, os alemães fazem parte do crescimento do Paraná. Dai a ideia de trazer este evento que tem ênfase na gastronomia, alegria e folclore germânicos.

continua após a publicidade

A magia do Antigo Egito

Otávio Ribeiro Martins Ribeiro. Foto: Divulgação

 
Nesta sexta, 19 de agosto, às 19h30, acontece na Nova Acrópole de SJP, a palestra “A Magia do Antigo Egito” com o dentista e filósofo Otávio Ribeiro Martins Ribeiro. A palestra é o resultado de viagens feitas pelo filósofo que vivenciou o que tem ensinado aos estudantes de Filosofia à maneira clássica em Nova Acrópole onde também é coordenador.   “Egito é um mistério para nós, mágica e de uma tremenda religiosidade que ainda que por mais esforço, não compreendemos mito bem. Através da Filosofia, de estudos de pensadores, estudiosos da Grécia Antiga, podemos roçar em seus mistérios, na sua religiosidade e magia.” Jorge Angel Livraga

Concerto em homenagem a Paulo Leminski abre Mês da Literatura

“Paulo Leminski – Canções e Poemas”. A data de abertura homenageia o nascimento do poeta. Foto: Divulgação

 

Entre 24 de agosto e 25 de setembro de 2016 a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promovem o Mês da Literatura. Para abrir a programação do evento, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta na próxima quarta-feira (24/08), às 20h30, no Guairão, o concerto “Paulo Leminski – Canções e Poemas”. A data de abertura homenageia o nascimento do poeta (24 de agosto). Já o encerramento das atividades coincide com o aniversário de 80 anos da Academia Paranaense de Letras, criada em setembro de 1936. Com regência do maestro Alessandro Sangiorgi, o concerto terá participações de Estrela Leminski, Téo Ruiz, Ná Ozzetti, Rogéria Holtz e Aurea Leminski. O programa abre com a declamação da poesia Sintonia para Pressa e Presságio e segue com as canções e poemas Verdura, Se houver céu, Hoje tá tão bonito, A você amigo, Navio, Filho de Santa Maria, Polonaises, Live with me, Xixi nas Estrelas, Luzes, e Valeu. Todas as composições são do Leminski ou têm participação do poeta. Como parte das comemorações, na ocasião será lançado o LP duplo Leminskanções.  Leminski experimentou diversas linguagens artísticas. Faleceu aos 45 anos e deixou um grande legado na literatura e na música. Produziu cerca de 100 músicas, entre canções e parcerias, catalogadas em um livro de partituras recém-lançado. Nos anos 1980 estas composições foram gravadas por Caetano Veloso, Blindagem, A Cor do Som, Ney Matogrosso, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Itamar Assumpção, MPB4 e Ângela Maria.

Placas informam proibição de tração animal em Curitiba

continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Trânsito está instalando placas em 10 pontos de entrada de Curitiba, informando a proibição do uso de tração animal no Município. “Desta maneira estaremos avisando aos visitantes e moradores da região metropolitana que isto é proibido e que possíveis infratores serão punidos”, alerta o coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi.  Sancionada no fim de outubro de 2015, a lei proíbe a tração animal, o uso de veículos de tração animal e exploração de animais para esta finalidade na cidade. Desde a sanção até hoje, 51 cavalos foram apreendidos e doados.  A fiscalização é realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente por meio da Rede de Defesa e Proteção Animal, com apoio das equipes da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Saúde e de Trânsito.  O animal encontrado nestas situações será recolhido pela Rede de Proteção Animal e enviado ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores. O proprietário e o condutor serão punidos conforme a lei contra os maus tratos (Lei 13.908). “Esta é uma demanda antiga na nossa cidade, cujo compromisso foi assumido e cumprido pela atual administração. É uma lei avançada, que protege os animais, mas também olha para as pessoas”, diz Colnaghi.  São permitidas as atividades em estabelecimentos públicos ou privados como haras, turfe, hipismo, equoterapia, cavalgadas, bem como o uso de animais pelas forças públicas, militares ou civis, que tenham grupamentos com montaria.

Arena Jump é atração no Palladium Curitiba

Adultos e crianças podem se divertir na cama elástica gigante até o dia 11 de setembro. Foto: Divulgação
continua após a publicidade

 

Em clima de olimpíadas, o Palladium Curitiba apresenta a Arena Jump. Um sucesso nos Estados Unidos, a atração tem mais de 100 m² de área e reúne camas elásticas interligadas, com uma enorme piscina de espumas no centro e um espaço kids. “A Arena Jump permite que crianças e adultos brinquem. É diversão garantida, para todas as idades, em um ambiente seguro”, ressalta a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Maria Aparecida de Oliveira. Na Arena Jump é permitido pular o mais alto que conseguir, medir a distância do salto e brincar na piscina de espuma, mas sempre respeitando as outras pessoas que estarão brincando. Crianças a partir de três anos podem entrar na Arena e adultos também são bem-vindos. A atração fica até o dia 10 de setembro no shopping. O ingresso para utilizá-la custa R$ 20,00 por um período de 15 minutos.