Nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de abril, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR) promove o I Encontro de Delegados da gestão 2013-2015, na sede da Seccional, em Curitiba. Durante o encontro, a diretoria da CAA vai diplomar os 47 advogados indicados para representar a entidade junto às subseções da OAB no estado e explicar a importância e as responsabilidades do cargo que exercerão durante a atual gestão.  O encontro entre a diretoria da CAA e os delegados terá o propósito de discutir assuntos de interesse dos advogados paranaenses. “Vamos falar sobre o plano de gestão da atual diretoria, para que os delegados conheçam e divulguem, em suas respectivas subseções, todos os benefícios estatutários oferecidos pela Caixa, inclusive sobre o funcionamento da OABPrev-PR e sobre os convênios em todo o estado”, observa o presidente José Augusto Araújo de Noronha. De acordo com a secretária geral da CAA, o encontro servirá para estimular os delegados a trabalharem pela entidade e, consequentemente, em favor da classe no interior do estado. “Os delegados são responsáveis por encaminhar à diretoria propostas de novos convênios com empresas ou prestadores de serviços que ofereçam significativa vantagem aos profissionais da classe, trabalho fundamental para aumentar o número de benefícios a serem usufruídos por todos os advogados do estado”, salienta Maria Regina Zarate Nissel. Durante o encontro, os diretores da CAA e os delegados falarão ainda sobre benefícios estatutários, reforma do estatuto, novos projetos, Centros de Convivência do Advogado, Livraria Itinerante, reinauguração do Edifício Maringá, liberação de guias para as consultas médicas e de fisioterapia subsidiadas, Extramed, Netscan Digital, Livrarias By RT, Unimed, entre outros temas. Na sexta-feira (26), os presidentes das Subseções, que estarão em Curitiba participando do I Colégio de Presidentes da OAB, farão uma visita à sede da CAA para conhecer as dependências e os serviços que a entidade disponibiliza aos advogados paranaenses. À noite, as diretorias da OAB e CAA e os presidentes e delegados das subseções participam da palestra “O Líder de Si Mesmo”, com Nailor Marques Junior. 

continua após a publicidade

Ações do Imtep ajudam a reduzir casos de doenças ocupacionais

Bebel
Empresas devem sempre buscar formas de prevenção voltadas à saúde e segurança do trabalhador

As doenças ocupacionais são apontadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como a principal causa de mortes relacionadas ao trabalho em todo o mundo. De acordo com os dados da organização, de um total de 2,34 milhões de vítimas fatais por ano, 321 mil estão relacionadas a acidentes e os 2,02 milhões restantes decorrem de vários tipos de doenças, em uma média superior a 5,5 mil mortes diárias. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência de 2011 revelam 711 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.884 mortes e 14.811 casos de incapacidade permanente. Para alertar sobre esta situação, a OIT dedica o dia 28 de abril à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, nesse ano, destacando a prevenção de doenças ocupacionais.

Divulgação
O médico Alexandre Sarraff Berger, especialista em medicina do trabalho

Segundo o médico Alexandre Sarraff Berger, e,specialista em medicina do trabalho e diretor operacional do Imtep, é fundamental o desenvolvimento de ações e projetos que visem à prevenção de doenças ocupacionais. “Quando falamos em saúde do trabalhador, a palavra prevenção deve ser prioridade. Prevenir evita o surgimento de danos ao trabalhador causados pelas atividades laborativas. Desta forma, permite-se que o profissional tenha um máximo desempenho produtivo, sem prejudicar sua saúde”, observa Berger. O médico explica que as doenças ocupacionais, quando devidamente comprovadas, acarretam uma série de danos ao profissional. “Dependendo do grau de comprometimento, esses prejuízos geram de simples afastamento das atividades até restrições e incapacidades laborativas. Tais situações comprometem o futuro do profissional”, salienta. Berger ressalta ainda que, muitas vezes, o comprometimento emocional acarretado pela situação pode, inclusive, afetar familiares e pessoas próximas. 

V Encontro Nacional de Mídia Eletrônica

Divulgação
Presidente da ABIME -Vera Tabach e Vice-Presidente Edinho Neves

A ABIME BRASIL (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica), realizará no período de 21 á 23 de Junho, o V Encontro Nacional de Mídia Eletrônica. O evento terá a participação da Presidente Nacional, jornalista Vera Tabach e do vice-presidente Edinho Neves, além de renomados jornalistas de diversos estados do Brasil e ilustres convidados que estarão em Corumbá, debatendo temas de grande importância. Durante o encontro os jornalistas conhecerão o Arraial do Banho de São João de Corumbá, que é uma tradição secular reconhecida como a melhor festa junina de todo o Mato Grosso do Sul e o único do Brasil, que mantém a tradição de banhar o Santo.

Divulgação
Paulo Duarte-Prefeito de Corumbá e Márcia Rolon-Vice-prefeita presidente da Fundação de Cultura de Corumbá
continua após a publicidade

A festa promovida pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura de Corumbá, representa a valorização e o resgate das tradições folclóricas e da cultura popular, que se manifestam através das rezas e crenças, cujas raízes estão presentes no sentimento e na alma do povo corumbaense.

Divulgação
Grande festa popular de Corumbá trará mais brilho ao encontro