Bobardí descomplica a alta gastronomia

Um não à ‘gourmetização’! Essa é a proposta do Bobardí, restaurante cosmopolita recentemente inaugurado no bairro Cabral, em Curitiba. A ideia é fazer, em um moderno ambiente com capacidade para 150 pessoas, uma releitura dos pratos clássicos da alta gastronomia internacional, porém de forma despretensiosa e descomplicada.

“Se é clássico, é porque agrada a todos os paladares. E nossa ideia é fazer uma nova versão desses pratos, apresentar comida de verdade, bem temperada – respeitando sua essência e sempre priorizando ingredientes naturais e frescos”, conta João Manuel Lago de Carvalho Cardoso, um dos sócios do Bobardí, que ainda tem à frente os empresários Henri Pera Santos, Jairo Inácio Petri e Sérgio Ricardo Wahrhaftig.
Entre as grandes estrelas do cardápio estão bruschettas de cogumelos e pomodoro, burrata, steak tartare, salada Caesar e Caprese e hambúrguer clássico. Como prato principal, as sugestões são risoto de frutos do mar com aroma cítrico, fettuccine à carbonara, polvo com batatas, ossobuco de vitela com polenta, carré de cordeiro com purê de mandioquinha e, nas sobremesas, cheesecake de frutas vermelhas, creme brulee, bolo de chocolate e um incrível alfajor de doce de leite. Além disso, os vegetarianos têm vez no Bobardí, com pratos ricos em sabor: uma boa variedade de saladas, risoto de brie e vagens francesas, sanduíche de berinjela e cheddar inglês, dentre outras opções.

Marcelo Krelling
Polvo

Todas as massas são produzidas artesanalmente no restaurante, que tem à frente a chef Renata Abreu – destaque como subchef do Zea Mais. Todos os temperos e ervas são extraídos de uma mini-horta plantada na casa. Tudo cuidado com muito carinho pela equipe de colaboradores.

Bebidas – Uma extensa carta de bebidas. A proposta do restaurante é oferecer o melhor para os clientes, desde os soft drinks, cervejas importadas artesanais e um mix de rótulos de vinhos que possam harmonizar perfeitamente com todas as refeições ou petiscos: além das garrafas, a cada semana uma seleção feita pelo sommelier César Simbala compõe a máquina de vinhos inerte, que serve taças de 75, 100 e 150ml. A aposta do Bobardí está também nos drinks, criados pelo premiado bar curitibano Le Voleur de Vélo (prêmio Veja Comer e Beber 2014 como a melhor caipirinha da cidade, que também está no cardápio do restaurante): dos clássicos às criações assinadas, as bebidas também podem ser apreciadas sozinhas em um happy hour com amigos ou enquanto aguarda o prato feito pela chef.
O ambiente – A grande casa cinza e preta localizada na Munhoz da Rocha tem uma fachada de encantar os olhos. Ao entrar, uma linda adega divide o salão em dois. Nas laterais, janelas do teto ao chão garantem a luminosidade do ambiente. Ao lado direito da adega, um moderno bar responsável por preparar os deliciosos drinks da casa. No meio do salão, uma jabuticabeira perto à escada que leva os clientes ao segundo andar do restaurante completa a decoração contemporânea. O ambiente é embalado por uma seleção musical especial. Nas paredes, as fotos da fotógrafa curitibana Mariana Canet fazem a ambientação do salão. Quem assina o projeto arquitetônico é Giuliana Soncin.

Marcelo Krelling
Alfajores

Leve para casa – Produtos exclusivos fazem parte do mini-market do Bobardí. Uma linha exclusiva do restaurante, utensílios para cozinha, livros de gastronomia, chás da Moncloa, produtos e máquinas de café da Illy, cachaças e outros destilados premium, sais e temperos – tudo escolhido com delicadeza par,a um presente especial (seja ele para um amigo ou para si mesmo).
Sobre a chef Renata Abreu – Ela é uma apaixonada por gastronomia desde pequena. Autodidata, adquiriu boa parte do seu conhecimento com as mulheres cozinheiras da família e devorando livros de culinária. Além disso, a passagem pelo Zea Mais e Vin Bistrô, onde foi subchef e chef durante anos, acrescentaram técnica a sua essência. Formada em Hotelaria e estudante de gastronomia, a chef Renata Abreu é fã dos ingredientes naturais – em sua cozinha, nada de molhos ou caldos prontos – e, baseada nisso, montou o cardápio do Bobardí.
Sobre o Bobardí – Alta gastronomia descomplicada em ambiente cosmopolita, seguindo as tendências das grandes metrópoles mundiais. É essa a proposta do Bobardí, que tem à frente de sua cozinha internacional a chef Renata Abreu. A prioridade é usar ingredientes naturais e temperos frescos – retirados da mini-horta plantada na casa, cuidada com carinho pelo time de colaboradores. Além de comida de verdade, cheia de sabor, um mini-market decora e inspira o restaurante, com produtos para presentear amigos ou a si mesmo. O Bobardí funciona durante a semana no jantar e nos finais de semana full time.

Curitiba atrai cada vez mais profissionais de outros estados

Divulgação- Férias pelo Brasil

Falar em expansão, é sinônimo de falar da cidade de Curitiba, que segundo dados do IBGE, está entre as cidades com maior Produto interno Bruto do Brasil – indicando cerca de 1,4% do PiB Nacional, ficando atrás somente do Rio de Janeiro com 5% e São Paulo com 4%. Estes índices refletem na qualidade de vida e no nível de Desenvolvimento de Educação Básica (IdeB), saúde e empregos, tornando a cidade um grande atrativo para aqueles que procuram novas oportunidades.
Este índice de valorização da cidade e na sua infraestrutura aumentou o número de empresas estrangeiras instaladas na região, pois a consideram um lugar propício para moradia e desenvolvimento. Estas empresas têm atraído um grande número de mão de obra qualificada, em contrapartida de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que já foram às mais procuradas pelos migrantes. Agora o fenômeno ocorre em movimento inverso. Atualmente mais de 122 mil profissionais com diploma deixaram São Paulo à procura de novas oportunidades em outras capitais pelo Brasil.

Divulgação

Outro fato que viabiliza a procura de moradia em Curitiba é a recente desaceleração que favorece a estabilidade dos preços no mercado imobiliário, tornando os preços dos imóveis à venda em Curitiba mais acessíveis, segundo o portal da Agente Imóvel.

Divulgação

A cidade Paranaense que já é conhecida por atrair estudantes de outras localidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, entre outros que enxergam em Curitiba uma estrutura urbana – com grandes universidades federais, públicas e privadas – capaz de auxiliar o desenvolvimento e crescimento em suas carreiras profissionais, agora é alvo de quem já se profissionalizou e procura um local com qualidade de vida e mercado de trabalho dinâmico para absorvê-los.
Curitiba é receptiva com seus novos migrantes; em constante crescimento, reflete uma relação estreita de investimento e infraestrutura, dando aos habitantes mais tranquilidade, lazer e movimentação do capital aplicado aos investimentos para a própria valorização da cidade.

Começou a disputa pelo título do 7º Rally Transcatarina

<,/tr>

Divulgação
Evento conta com o patrocínio da TranspoTech de Blumenau

E foi dada a largada do 7º Rally Transcatarina – rali de regularidade, na tarde desta quarta-feira, em Fraiburgo, no meio-oeste de Santa Catarina. Nesta quinta, as mais de 180 duplas Fraiburgo rumo a Canoinhas, com neutro de almoço em Timbó Grande. Serão cerca de 120 quilômetros cronometrados com várias pegadinhas para os participantes que representam dez estados brasileiros. A competição off-road é válida pela Copa do Brasil de Regularidade.

Divulgação
7º Rally Transcatarina

A empresa blumenauense TranspoTech Soluções em Equipamentos de Movimentação é a patrocinadora master do evento. A parceria pode resultar na vinda dele para Blumenau no próximo ano. O 7º Rally Transcatarina é organizado pela SC Racing, também blumenauense.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna