BIMBO – Teatro para crianças

Um narrador, quatro personagens e a história de uma família comum: única como todas. A peça infantil BIMBO apresenta às crianças o universo familiar e amoroso do personagem homônimo. Em cena: Bimbo e Tatá, os irmãos; Nenê e Fór, os pais. Com direção de Paulo Vinicius e atuação de Fernando de Proença, os personagens de BIMBO surgem em uma ambiência doce e animada, os pequenos espectadores acompanham em tempo real a construção da peça: os integrante da família de Bimbo se revelam entre aparições do narrador e mudanças de figurino. Um jogo divertido! Tudo compartilhado com as crianças. Figurinos, composição coreográfica e trilha sonora original foram o mote e o estímulo para a criação de cena. Além de, é claro, o desejo de contar a história de uma família especial, se divertir e divertir. Com o requinte visual, características dos trabalhos da Figurino e Cena, BIMBO apresenta às crianças um universo próprio recheado de brincadeiras, humor, projeções em 2D, músicas, animações e dança. Para crianças de todas as idades, a peça se desenvolve em um ambiente bem humorado que pensa o lugar da família contemporânea, mesclando memórias familiares dos criadores e ficção. Bimbo é sobre ser criança, sobre diferenças, sobre o amor. Aborda com delicadeza as relações familiares e se identifica diretamente com as crianças, seus universos e suas questões infantis.

Dia de compras e solidariedade

Divulgação
Paula Ferraz de Campos (voluntária), Bettina Muradás, presidente do INSTITUTO TMO/Associação Alírio Pfiffer, Jandira Khury (voluntária) e Cristiane Mocellin, vice-presidente do INSTITUTO TMO/Associação Alírio Pfiffer

O evento Grife Solidária, promovido pelo INSTITUTO TMO/Associação Alírio Pfiffer, no último dia 17 de maio, no Shopping Mueller, foi um sucesso. Bolsas de marcas famosas, como Chanel, Prada, Louis Vuitton e Gucci foram vendidas a preços acessíveis, totalizando mais de R$65 mil em compras. As bolsas foram doações de mulheres generosas que abriram seus armários em prol do transplante de medula óssea. Parte do valor arrecadado será destinada para a reforma de uma das alas do Setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas. A presidente do Instituto, Bettina Muradás, junto de demais membros da diretoria, esteve presente durante todo o evento, colaborando no atendimento ao público e na organização dos produtos. “É muito importante esta parceria que possibilita a realização de um evento como o Grife Solidária, que reúne doadores e compradores num esforço conjunto em prol do TMO.”, destaca Bettina.

BNT Mercosul começa nesta sexta-feira

Um dos mais importantes eventos de turismo e negócios da América Latina chega à sua 20ª edição. Acontece nesta sexta e sábado, 23 e 24/05, em Santa Catarina e reunirá mais de 400 empresas expositoras das diversas partes do país e exterior. Penha, SC – Mais de 5 mil agentes de viagens devem circular pela Feira de Negócios Turísticos – BNT Mercosul, que começa nesta sexta-feira, 23, no Beto Carrero World, em Penha, SC. O evento, que entra em sua 20ª edição, apresentará inúmeras opções e novidades da indústria de viagens e turismo aos profissionais da área. Além de favorecer o networking integra qualificados produtos e pacotes para a geração de negócios e apresentação institucional de destinos turísticos. Roteiros de praia, de gastronomia, culturais, de ecoturismo, de enoturismo, de aventura, religioso, de cicloturismo, de luxo, de experiência e outras alternativas serão most,radas pelos expositores. Conciergede viagens internacionais; parques temáticos; vinícolas; resorts, hotéis e pousadas de charme; locadoras de veículos e até serviços financeiros incluem o hall de equipamentos e serviços da BNT Mercosul. Ao todo são 430 empresas expositoras confirmadas. Outro atrativo aos profissionais participantes será o Cine Turismo que já acontece há 3 anos com sucesso quando são exibidos materiais audiovisuais sobre destinos e produtos turísticos em uma sala de cinema instalada dentro da Feira.

Audiência pública sobre drogadição e saúde mental

Divulgação
A vereadora Noemia Rocha

A Câmara Municipal de Curitiba promove, nesta sexta-feira (23), uma audiência pública sobre drogadição e saúde mental. O foco do debate serão os serviços oferecidos pelo município nesta área e os pontos que devem ser aprimorados. O evento acontece a partir de 9 horas, no auditório do anexo II da Casa. A iniciativa é da vereadora Noemia Rocha (PMDB).
De acordo com a parlamentar, este tipo de discussão é importante para que haja um avanço na elaboração de políticas públicas para atender a demanda. “Queremos levar informação à população e ouvir as suas experiências e dificuldades. A ideia é reunirmos sugestões e formularmos novas propostas”, destacou.
Estão confirmadas a presença de representantes da Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP); Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR); Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Gestão de Saúde Mental; Ministério Público do Paraná (MP-PR); e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disso, foram convidados líderes comunitários e de casas de apoio e recuperação de usuários de drogas e dependentes químicos.

Solar do Rosário abre exposição de Poty e Leila Pugnaloni no Mia Cara Curitiba

Dentro da programação do Mia Cara Curitiba, o Solar do Rosário exibe a partir deste domingo (25/5) a mostra “Ítalo-brasileiros”, reunindo trabalhos de Poty Lazzarotto e Leila Pugnaloni. A abertura acontece às 11 horas. Com raízes na Itália, que tem sua cultura celebrada pelo evento, os dois artistas estarão bem representados com um retrato pulsante de suas carreiras premiadas. A mostra poderá ser conferida até o dia 1º de junho.

Divulgação
Poty

O Mia Cara Curitiba celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH Industrial, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A coordenação é do Solar do Rosário.  Poty é lembrado com uma série de gravuras de sua última década de vida. Leila, por sua vez, apresenta desenhos de recente fornada. Em comum, o público poderá notar a presença de algumas cenas legitimamente paranaenses e curitibanas. Ícone das artes no Paraná, Napoleon Potyguara Lazzarotto, mais conhecido como Poty, é homenageado com obras da exposição “Poty – O Lirismo Dos Anos 90”. São 19 reproduções em serigrafia, todas pertencentes ao acervo do Solar do Rosário. Essas imagens também fizeram parte de um livro com o mesmo título, de autoria de Regina Casillo. Podem ser vistas, por exemplo, gravuras de São Francisco de Assis, São Pedro, Santo Ivo, São Lucas, São Bernardo e Gandhi (o “Santo da Paz”, como dizia o próprio Poty). H&aacute,; ainda retratos de locais e situações como o Largo da Ordem, Solar do Rosário, Jogo de Bocha, o Trem, o Bosque João Paulo II e o Carrossel Curitibano, que mostram o amor do artista por Curitiba. “Estas gravuras reproduzem o trabalho do grande artista em sua última década de vida e mostram às gerações futuras um pouco da imensa obra do mestre a quem nunca é demais homenagear”, explica Regina. “Sua arte é genial e seu traço, único”. Poty nasceu em Curitiba em 29 de março de 1924. Faleceu em 8 de maio de 1998, aos 74 anos, deixando um vazio e muita saudade.

Leila Pugnaloni

A artista plástica Leila Pugnaloni nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Curitiba há anos. Estudou artes na Escola de Belas Artes do Paraná, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e na Art Students League of New York. Desde 1980, fez mais de 20 exposições individuais e participou de mais de 40 coletivas. No mês passado, abriu a exposição “Tabuleiros” no Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, no Rio de Janeiro, com grande repercussão. Na exposição do Solar do Rosário, Leila traz desenhos de sua produção recente. Os trabalhos têm forte apelo sensorial, como ela define. Seu traço, inconfundível, segue um percurso povoado por sentimentos, encontros e cenas poéticas. Também não faltam referências a alguns ícones do Paraná, como as araucárias, em releituras muito particulares.

Uma nova Yellowart está chegando

Divulgação
Tatiana Murta de Toledo e Fabiana Murta de Albuquerque

No mercado há 23 anos, a Yellowart planeja a mudança da matriz, localizada no Juvevê, para uma nova loja, no mesmo bairro. A vontade de atender melhor os clientes, com maior segurança e comodidade, é a grande motivação da alteração de endereço. A nova loja contará com um espaço maior para exposição de produtos e atendimento aos clientes e uma grande área para estacionamento. Segundo Tatiana Murta de Toledo, administradora da Yellowart Juvevê, a mudança também trará novidades no conceito da loja, que passará a se chamar Yellowart Casa. “Traremos novidades no layout do espaço, o qual apresentará uma cara mais moderna e será muito mais confortável para atender de forma personalizada clientes e parceiros. O foco da loja nas listas de presentes para casamentos também será reforçado”, acrescenta. A nova Yellowart fica na Rua Rocha Pombo, 81, no Juvevê, e inaugura em junho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna