Driblar a crise com compras mais acessíveis pode ser a opção para este ano difícil. Agora imagine antecipar as compras de Natal ganhando até 70% de desconto.  O maior bazar de Curitiba, o Moda do Bem chega a 8ª edição nos dias 4 e 5 de novembro (sexta-feira e sábado) e anuncia o Black Friday antecipado no Buffet du Batel. Marcas internacionais e nacionais já confirmaram presença, inclusive outlets e lojas direto de fábrica. As ofertas são atrativas e partem de R$ 10 reais. O bazar conta também com ambientes de lazer que agradam toda a família. O espaço gastronômico oferecerá até panetone e chocotone. A entrada do evento custa apenas R$ 5,00 + 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração para as ONGs municipais. Todos os alimentos arrecadados serão destinados a instituições curitibanas.

continua após a publicidade

As baleias, na tela  flutuante de Wyland

Conhecido por seus murais de baleias icônicas, pinturas vida marinha e esculturas, Wyland , artista que inspirou gerações a se apaixonarem pela preservação dos oceanos e da vida selvagem terá agora outra maxi obra. Desta vez a imensa “tela” será o casco do Norwegian Bliss, o novo navio da Norwegian Cruise Line dedicado a navegar no Alasca. A pintura original no casco de Norwegian Bliss dá continuidade à  tradição da Norwegian  de apresentar trabalhos artísticos originais em cascos de seus navios. A  imensa “tela flutuante” que será o Norwegian Bliss  foi chamada de  “Navegando com as baleias,” arte que se caracteriza por uma proeminente  imagem de uma baleia jubarte mãe e seu filhote como a peça central do projeto, significando a beleza do Alasca e importância da conservação dos oceanos. Trata-se de um retrato em tamanho natural da vida marinha mais espetacular do planeta, incluindo, golfinhos, leões-marinhos e tartarugas, para dar ao passageiro a sensação de fazer parte do reino do oceano.   Wyland tem mergulhado nos oceanos do mundo durante os últimos 30 anos e estes encontros com animais selvagens  inspiraram suas pinturas em tamanho natural de animais, em mais de 100 murais em todo os EUA e em 18 países em todo o mundo.

 Implante de anéis intraestromais é opção de tratamento ao ceratocone

Dispositivo implantado no estroma corneano, atua regularizando as deformações causadas pela doença, para corrigir ou diminuir os erros de refração associados

O diagnóstico de ceratocone é comumente encarado com preocupação pelos pacientes. Mas embora seja uma doença delicada, que provoca alterações significativas na córnea, existe hoje uma série de recursos que garante tratamento para a grande maioria dos casos, evitando a necessidade de transplante de córnea. Segundo a oftalmologista Tania Schaefer, da Clínica Schaefer, de Curitiba, muitas vezes a indicação de óculos ou de lentes de contato já são eficazes para garantir uma boa acuidade visual. Além disso, novas técnicas cirúrgicas têm sido adotadas com sucesso para muitos pacientes. É o caso do implante de Anéis Intraestromais, feito em ambiente cirúrgico.
Em termos gerais, o ceratocone pode ser descrito como uma doença hereditária, que inicia geralmente na puberdade, com evolução até os 35 anos de idade. Ela provoca um afinamento e deformação da córnea. O resultado é uma degeneração da córnea que resulta em um astigmatismo irregular progressivo. “Por conta destas mudanças estruturais, a córnea se torna não apenas mais fina, mas também passa a apresentar um formato mais cônico”, explica Tania Schaefer.
O exame oftalmológico é o ponto de partida para o diagnóstico e a partir dele é possível definir o tratamento adequado para cada caso. Para cerca de 80% dos portadores de ceratocone, o tratamento é feito com óculos ou com lentes de contato. No entanto, a evolução da doença não segue um padrão, sendo diferente em cada paciente. “É importante assinalar que apenas 8% dos pacientes vão apresentar um caso grave de ceratocone, sendo necessário o transplante de córnea. Para a grande maioria dos casos há opções efetivas de tratamento”, reforça a oftalmologista.
Exames clínicos vão demonstrar quais são os pacientes que se beneficiam da adaptação de lentes de contato gelatinosas, rígidas e híbridas para controlar o ceratocone. Para quem apresenta intolerâncias às lentes comuns, uma opção são as lentes esclerais. Produzidas em materiais especiais que respeitam a fisiologia da córnea, elas são consideradas a grande esperança da oftalmologia como recurso não invasivo. A adaptação das lentes esclerais vem apresentando excelentes resultados clínicos. Entre as vantagens do tratamento está o conforto dos pacientes e melhora instantânea da visão.

Novo chef na cozinha do Bobardí

continua após a publicidade

Inaugurado em junho de 2015, o Bobardí ficou conhecido pelos pratos clássicos bem servidos da alta gastronomia internacional. Após mais de um ano sob os cuidados da chef Renata Abreu, a cozinha do restaurante passa por mudanças e, desde outubro, está sob o comando do chef Dyogo Prado. Para o início de 2017, ele quer apresentar algumas novidades no cardápio do restaurante. Nesta nova fase, o Bobardí quer alcançar um novo patamar de criatividade, processos e técnicas para surpreender ainda mais os clientes.

continua após a publicidade