Contemporânea de nomes como Alceu Valença, Lula Côrtes, Marconi Notaro e Lailson, a banda de rock rural se reencontrou 40 anos depois de seu fim. Seu único álbum, Ave Sangria, é de 1974, e graças às letras ousadas e demasiadamente avançadas pra época foi ‘recolhido’ e proibido de ser tocado em rádio, sob o argumento de que a música era “um insulto à moral da família pernambucana e uma apologia ao homossexualismo”. Nada adiantou. O rock psicodélico universal e brasileiro da Ave ganhou o planeta. Se na época o fenômeno foi apenas no underground nacional, com o passar das décadas o disco Ave Sangria ganhou o respeito de colecionadores mundo afora. A prensagem original sumiu dos sebos e passou a ser comercializada internacionalmente, em sites de leilão pela internet.  A retomada da banda chega acompanhada do relançamento do álbum, empreitada do selo Ripohlandya, criado pelo pessoal da banda Anjo Gabriel, outro nome de peso dentro da cena pernambucana. O áudio foi restaurado e masterizado a partir de uma cópia do disco original da época e a prensagem do vinil é em 180 gramas, com capa dupla. O clássico ganhou também uma versão em CD, em luxuoso formato digipack. Ao todo, a 18.ª edição do Psicodália terá em torno de cem atrações, entre shows musicais, teatrais, bazar e atividades de lazer e aventura. No site do evento, as inscrições estão abertas para interessados em apresentar propostas, até 02/01/2015. Também neste endereço a programação é atualizada permanentemente.

continua após a publicidade

Exagerou nas festas? Veja quais são os alimentos contra má digestão

Divulgação
Médica nutróloga dá dicas de como curar o desconforto alimentar após as festas

Depois das ceias de natal e ano novo é muito comum a sensação de desconforto ocasionada pelo excesso de comida. Geralmente, a má digestão acontece quando se come alimentos gordurosos e fritos. Segundo a médica nutróloga Debora Froehner, diretora da clínica Nutrocare e coordenadora clínica da terapia nutricional do Hospital do Idoso Zilda Arns, comer além do essencial faz mal à saúde pois ultrapassa a capacidade que temos para digerir os alimentos. Além disso, a gordura deixa a digestão ainda mais lenta, explica a médica. “O ideal em caso de má digestão é ingerir muito líquido, frutas, verduras e legumes”, conclui.
Confira abaixo a lista de alimentos que são aliados contra a má digestão, indicados pela Dra. Debora Froehner:

Brócolis: Apresenta substâncias que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano. Este vegetal é excelente fonte de fibras e pode ser servido com saladas, carnes e arroz. A cada 100 gramas de brócolis temos 2,9 gramas de fibras!

Couve: Rica em fibras solúveis e insolúveis, é um grande aliado no processo digestivo. Estas folhas verdes contém flavonoides e carotenoides, antioxidantes que auxiliam nas funções normais das células. Também possui sulforafano, isotiocianato e indóis, substâncias anticancerígenas que atuam no fígado.

continua após a publicidade

Cenoura: Este legume auxilia no sistema imunológico e também nas funções gastrointestinais por meio da vitamina C. Pode ser utilizado na preparação de carnes, risotos, saladas e sucos. Também é uma ótima fonte de fibra.

Gengibre: Esta planta pode ser utilizada para aliviar náuseas e dores abdominais, problemas qu,e afetam o trato digestório. Além disso, o gengibre acelera o esvaziamento gástrico e melhora o funcionamento do intestino. A recomendação é de 2 a 4 gramas ao dia.

continua após a publicidade

Chá verde: possui capacidade anti-mutagênica e efeito antioxidante, o que garante proteção ao fígado. O recomendado é até 500 ml por dia (4-5 xícaras). Lembrando que não é indicado para lactantes e gestantes, pessoas com úlceras e gastrite, doenças renais, cardiovasculares e hipertireoidismo.

Ameixa: Utilizada como laxante natural, as ameixas possuem fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico), importantes antioxidantes que auxiliam no funcionamento normal das células. Indicada para incluir em sobremesas, pois possui grande quantidade de fibras.

Abacaxi: Contêm uma potente enzima digestiva que auxilia na digestão de alimentos como carnes, por exemplo, que têm alto teor de proteínas. Esta fruta é conhecida por suas propriedades digestivas, além de possuir grandes quantidades de fibras solúveis. Consumir uma fatia de abacaxi é suficiente para ajudar na digestão de alimentos ricos em proteínas.

A nutróloga Debora Froehner também aconselha a ingerir sucos compostos de frutas, verduras e vegetais. Cenoura com limão ou laranja com agrião, por exemplo, ajudam a eliminar toxinas do organismo, afirma a médica.

Parque registra maior visitação de sua história

Divulgação
legenda

O Parque Nacional do Iguaçu bateu seu recorde histórico de visitação anual nesta segunda-feira, 29 de dezembro, às 16h04. A marca não era superada desde o ano de 2012, quando o atrativo recebeu 1.535.382 pessoas. Até o dia 31 de dezembro, o atrativo espera receber um considerável número de turistas.
A visitação do parque foi surpreendente neste ano, revelou Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu. “Considerando vários fatores adversos, como a falta de feriados prolongados, as eleições e a realização da Copa do Mundo de Futebol, situações que afastaram muitos turistas, principalmente, os brasileiros, a quebra do recorde neste ano demonstra que o Parque com suas Cataratas tem alavancado anualmente o turismo sustentável de Foz do Iguaçu. Isso coloca a cidade cada vez mais no patamar de um dos destinos preferido de brasileiros e estrangeiros”, refletiu.

Brasileiros aproveitam o Carnaval para buscar Aurora Boreal na Noruega

Divulgação
Marco Brotto presenciou várias vezes a aurora boreal

Há quem não troque a folia do Carnaval por nada! Outros aproveitam um das primeiras oportunidades do ano para viajar a destinos diferenciados e com uma programação bem distinta dos trios elétricos. É o caso do grupo que irá com o coach e caçador de Aurora Boreal Marco Brotto, de Curitiba (PR), em busca da aurora boreal na Noruega. A viagem será entre os dias 15 e 23 de fevereiro de 2015, visitando as cidades de Tromsø e Sommarøy.
Além, é claro, de buscar as luzes da dama do Norte, que deixa o céu colorido em um espetáculo incrível da natureza, os turistas aproveitarão a gastronomia local e conhecerão os pontos turísticos, entre eles a subida no teleférico até o topo do pico Storsteinen, o Museu Polaria, onde é possível apreciar o oceanário e assistir a documentários sobre a flora, fauna e aurora da região. Também está programada uma visita a uma simpática vila de pescadores, com passeio de barco pelos fiordes noruegueses e o passeio de trenó puxado pelos huskies. A temperatura na região será bem diferente do verão brasileiro: com médias que devem chegar a -4ºC e previsão de neve.
O curioso é que os “foliões” terão todas as manhãs livres para descanso, já que as caçadas ocorrem pela noite e costu,mam ir madrugada adentro. Os pacotes estão sendo vendidos a partir de US$ 6.398,00. Será a 13ª expedição de Marco Brotto. Mais informações: produtos@insight.tur.br.
Sobre o Caçador de Aurora Boreal – “Eu sempre fui aventureiro e quando estava em uma viagem com amigos ao Death Valley surgiu um comentário sobre as luzes do Norte e eu resolvi pesquisar”, explica.
E foi da dificuldade em presenciar as luzes que acabou se tornando coach do espetáculo natural. As pessoas acham que é só chegar a determinado país e olhar para cima, mas não é bem assim. É preciso perseguir o melhor lugar, saber onde o céu estará limpo e muitos outros detalhes analisados por meio de 11 gráficos. Também é preciso muita paciência e determinação.
Durante sua primeira expedição ao Alasca, Marco não conseguiu ver a Dama do Norte. Já na sua segunda viagem, mesmo com as noites fechadas, várias tentativas frustradas, nevascas e deslocamentos enormes, no último instante, sozinho no meio dos Fjords Noruegueses, ele conseguiu visualizá-la.
“Quando consegui ver aquela maravilha toda, sozinho no meio do Ártico, não sabia se eu corria ou se eu gritava. A temperatura era de -15ºC eu fiquei com o corpo todo arrepiado de emoção. São espetáculos como este que mostram o quanto somos frágeis e, ao mesmo tempo, abençoados. Foi quando tive a certeza de que aquele momento deveria ser compartilhado com o máximo de pessoas”, complementa.
E foi no meio de uma visão dessas que Brotto pediu a namorada, Laurize Ruzza, em noivado. “No fim de 2012, fomos para a Noruega. Ficamos dez dias procurando o fenômeno. Na primeira vez que ela viu a aurora boreal, fiz o pedido”, conta.
E enquanto está em Curitiba, não descansa, manda informações para outros viajantes, pela internet, para ajudá-los a encontrar o fenômeno.
Sobre a aurora
O sol está sempre em atividade: explosões solares e filamentos são eventos normais e ocorrem sem nenhum aviso. Quando ocorre a liberação de massa coronal, se ela estiver voltada para a terra, possivelmente haverá aurora boreal. “Além da ejeção de massa coronal temos que ter mais dezenas de fatores para que possamos ver a aurora boreal, é realmente uma caça. Em 2013, na Noruega, junto com outro caçador brasileiro Arthur Klas, dirigimos 1400 km para chegar a uma região que estaria com céu limpo, foi cansativo, porém gratificante”.
Veja os locais em que Marco Brotto presenciou a aurora boreal:
Estados Unidos
Finlândia
Islândia (Iceland)
Noruega
Região de Svalbard (Pólo Norte)
Suécia
Rússia
Canadá