A Associação das Amigas da Mama, em Curitiba, vai reunir no dia 9 de março (segunda-feira) mulheres que passaram ou estão em tratamento contra o câncer de mama para a Tarde da Mulher com Chá. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a programação prevê um bate-papo descontraído e dicas de beleza com automaquiagem. O evento acontece na sede da AAMA, na Rua Maurício Caillet, 290, no Água Verde, das 14h às 17h, com entrada franca.

continua após a publicidade

Universidades britânicas apresentam em Curitiba diferenciais da educação no Reino Unido

Universidades conceituadas da Inglaterra, Escócia e País de Gales confirmaram presença na UK Universities Tour, importante feira de educação, que acontece no dia 11 de março, em Curitiba. Representantes das instituições britânicas apresentarão aos interessados em estudar no Reino Unido uma visão do conteúdo dos cursos oferecidos, centros e departamentos de pesquisas. Quem acompanhar as palestras receberá ainda importantes informações sobre o campus, ingresso, eventos, opções de moradia, dicas em relação a vistos dentre outros dados.  As palestras integram a programação do evento, preparada pelo British Council, organização internacional para relações culturais e oportunidades educacionais, realizador da feira, que contará com a participação de 14 universidades o Reino Unido. O público que percorrer o espaço conhecerá o IELTS (International English Language Testing System), exame de proficiência mais popular do mundo e o único aceito para ingresso em universidades britânicas. Ainda como parte da programação os visitantes terão acesso a detalhes sobre graduação, pós-graduação, mestrado, MBA, PhD, que apresentam diferenciais como, por exemplo, uma duração mais curta e econômica para o estudante. A intenção é estimular os participantes a conhecer qual aquele formato de curso que mais combina com seu perfil. A UK Universities Tour ainda mostrará como funciona o programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal brasileiro. As inscrições para a feira de educação, que será realizada das 14 às 20 horas, no Radisson Hotel, poderão ser feitas pelo site www.britishcouncil.org.br.

La Rauxa Café i Bistrot completa 5 anos

Divulgação
Uma idéia catalana que deu certo

O La Rauxa Café i Bistrot transformou uma esquina do Ahú em local de encontro não só para cafés e almoço, mas também em arte com exposições de fotografia e diversão para as crianças com espaço exclusivo. Neste mês de março ele esta completando 5 anos.  Para comemorar, durante a semana, os clientes da região estarão recebendo bolos de laranja, um dos mais vendidos do café. Também inaugura exposição dia 7, sábado, com o fotografo Fernando Nobre e seu “Projeto 365”. O projeto consistiu em fazer um retrato por dia ao longo de 2014. Aberto ao publico, bastava “se manifestar, agendar o dia e escolher o local” segundo ele e depois cuidavam dos detalhes. Ele fez um compromisso de não poder fotografar mais que dois por dia, nem ficar mais de dois dias sem fotografar. A forma do retrato era livre. Fernando Nobre é analista de sistemas de formação e profissão, proprietário uma indústria de software ERP e chef de cozinha. Fez cursos na Patagônia- El Calafate e Península Valdes, curso de retratos em New York e fotografia de Gastronomia. Fascinado pela natureza, viaja, se dedica e estuda para fotografar a vida selvagem e paisagens.

Primeiro livro sobre a história do movimento negro no Paraná é lançado por jornalistas

Divulgação
Provocador e dinâmico, “Paraná Preto”, publicado pela Editora Íthala, aborda conflitos e avanços da luta contra o racismo e a invisibilidade social. Na foto as autoras Aline Reis e Maria Carolina Scherner

Duas jornalistas curitibanas estreiam no meio literário com o livro-reportagem “Paraná Preto”, que aborda a trajetória do movimento negro no estado. A obra de Aline Reis e Maria Carolina Scherner, publicada pela Editora Íthala e apresentada pelo professor e jornalista Emerson Castro, será lançada no dia 9 de março, com sessão de autógrafos na Livrarias Curitiba, do ParkShopping Barigüi, a partir das 19h30. De acordo com as autoras, o tema retratado no livro é inédito na literatura paranaense. “Resultado de quase dois anos de pesquisas foi finalizado em 2012 como trabalho de conclusão da graduação em Jornalismo. Para contarmos a história do movimento negro no estado usamos a técnica da reportagem e mesclamos perfis de pessoas afro-brasileiras e entrevistas com líderes do movimento negro organizado”, destaca Aline. “Desde o início do curso percebíamos a necessidade de se discutir o tema. Tínhamos referências sobre o movimento negro no Brasil e em outros estados, mas há muito pouco sobre o Paraná. Por isso percorremos cidades fazendo grandes entrevistas. São histórias de vida e de luta que demonstram a relevância do tema, que ainda precisa ser muito debatido”, afirma Maria Carolina. Para o jornalista Emerson Castro, “Paraná Preto” é provocador e dinâmico e demonstra os conflitos e avanços da luta contra o racismo e a invisibilidade social. “O livro, produzido inicialmente como um trabalho acadêmico, ganha seu espaço em meio à literatura que aborda o tema da negritude no estado e contribui para o debate e diálogo visando à formação de um país multicolorido e que precisa aprender a respeitar as singularidades que nos constroem de muitas maneiras diariamente”, coloca. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná possui mais de dois milhões de pessoas que se declaram pardas e cerca de 300 mil que se declaram negras. Curitiba é capital do sul do país com maior número de negros e negras, e mesmo assim, pouco se fala sobre a contribuição deles para a construção da cidade e do estado. “Para nós, o norte era mostrar que existe gente negra aqui e que essas pessoas são protagonistas mesmo com todas as dificuldades que enfrentam”, argumentam as autoras. As jornalistas esperam que o livro se torne uma fonte de consulta e de pesquisa para estudantes, professores, estudiosos das lutas sociais e militantes do movimento negro.

Na Páscoa, alfarroba é opção para quem evita glúten, lactose e açúcar

Divulgação
Para quem não pode consumir ou quem busca uma alimentação livre de ingredientes alergênicos, a linha de ovos a base de alfarroba é excelente alternativa
continua após a publicidade

Para quem aguarda a Páscoa com grande expectativa é difícil imaginar que existem pessoas que não podem comer ou evitam o chocolate. Mas é cada vez maior o número de consumidores que, por restrições de saúde ou questões ideológicas, não consomem a iguaria. São os celíacos, diabéticos, intolerantes à lactose e caseína, além dos veganos. Mas para estes consumidores especiais já existem opções para celebrar a Páscoa totalmente sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Trata-se da linha de Ovos a base de alfarroba.  Única empresa no Brasil que fabrica produtos a base de alfarroba, a CarobHouse nasceu para atender consumidores que não consomem o chocolate convencional. Fruto da alfarrobeira, uma árvore nativa da região do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem comestível que é torrada e moída em pó, substituindo o cacau na formulação dos produtos da CarobHouse.

,
Divulgação
Saborosa alternativa para quem busca uma alimentação saudável

A cor, o sabor e a textura da alfarroba são muito semelhantes ao chocolate proveniente do cacau, porém seu gosto é marcante e sofisticado, muito saboroso e tem elevado valor nutritivo. Além das pessoas que sofrem algum tipo de intolerância ou buscam alimentos livres de ingredientes de origem animam, a linha de produtos CarobHouse representa também uma excelente e saborosa alternativa para quem busca uma alimentação saudável. Encontrados em lojas especializadas e supermercados que dedicam espaço aos produtos diets/lights, os Ovos de Páscoa da CarobHouse estão disponíveis em três versões: o tradicional Ovo de Alfarroba (210g), o Ovo de Alfarroba com Coco (280g) e Ovo de Alfarroba com Banana (210g). Todos trazem em seu interior bombons a base de alfarroba. O preço sugerido varia de R$ 20,00 a R$ 25,00, dependendo da região, mas pode sair o dobro do preço em algumas lojas.

Agito no TAJ

Kauana Bechtloff
Noely Zotto
continua após a publicidade

Na noite do dia 2, aproveitando o happy hour do TAJ Curitiba. O DJ Chuva comandou o agito da noite.