Há mais de cinco séculos, os navegadores portugueses desbravaram os mares e descobriram o Brasil, com todas as suas riquezas e sabores. Hoje, são os brasileiros quem buscam os mais ricos sabores de Portugal, e já não precisam enfrentar oceanos para encontrá-los: as mais famosas delícias da gastronomia portuguesa estão aqui, nas lojas da rede paranaense Armazém Português. Em Curitiba, o Armazém Português está instalado no bairro Juvevê, na Rua Moysés Marcondes, 440.  O principal diferencial do Armazém Português é sua linha de pratos prontos ultracongelados, que unem a praticidade de uma refeição pré-pronta ao requinte da culinária portuguesa. As opções de pratos salgados têm como base a grande estrela da gastronomia lusitana: o bacalhau. Além do tradicional e incomparável bolinho de bacalhau, o nobre peixe está em empadinhas, trouxinhas, pastéis, rocambole, quiche, folhado, e em pratos como o empadão de bacalhau, a lasanha de bacalhau e o bacalhau às natas. O Armazém Português também oferece sopas variadas e, para completar a refeição, doces típicos de Portugal: Pastéis de Belém, Queijadinhas, Pastéis de Santa Clara e Bolo de Gila. Todos esses pratos são produzidos pelo próprio Armazém Português a partir de receitas da família luso-brasileira proprietária da rede, com ingredientes das melhores origens e de forma a facilitar a vida dos consumidores: congelados prontos, necessitam apenas ser aquecidos em forno.

continua após a publicidade
Bebel
O sommelier Cesar Augusto Loureiro, ladeado pelos proprietários da Loja, os irmãos Bruno e Gabriel Sonda André

Além de oferecer a praticidade dos pratos prontos, aos clientes que preferem preparar suas receitas à base de bacalhau, o Armazém Português disponibiliza a matéria-prima perfeita: peças selecionadas do bacalhau Gadus morhua, congelado e dessalgado pela própria empresa, de modo a deixar o peixe com a quantidade de sal ideal para preparo. Para regar a refeição tipicamente lusitana, o estabelecimento oferece grandes azeites e a melhor seleção de vinhos portugueses, alguns de importação exclusiva e de excepcional custo-benefício. O Armazém Português ainda comercializa queijos, uma vasta gama de produtos de mercearia gourmet e até louças pintadas à moda lusitana, para servir os pratos da forma mais tradicional. Assim, o cliente pode fazer da sua própria casa “uma casa portuguesa, com certeza”.

 “Bistrô Armazém”

O Armazém Português é mais do que uma loja: o estabelecimento conta também com um aconchegante espaço bistrô, onde os clientes podem saborear algumas das delícias da gastronomia lusitana no próprio estabelecimento, durante todo o dia. O cardápio é bastante completo, contemplando desde um lanche rápido – com, por exemplo, os típicos sanduíches portugueses (chamados em Portugal de “Sandes”) de presunto cru e queijo especial – até uma refeição mais elaborada, com pratos de bacalhau e outras opções saborosas. É de dar água na boca, ora, pois!

continua após a publicidade

Histórico

Concebido por uma família luso-brasileira com meio século de tradição no comércio de alimentos e bebidas, o primeiro Armazém Português abriu suas portas em Cascavel, no Oeste do Paraná, em 2009, comercializando os pratos típicos elaborados pela matriarca da família, a portuguesa Gabriela André – que até hoje comanda a cozinha da empresa. Em pouco tempo, o público da região foi conquistado pelos sabores oferecidos pelo Armazém Português, o que levou a empresa a começar sua ampliação, abrindo a loja na capital paranaense – e o sucesso dos empreendimentos fez com que, atualmente, o Armaz&eacut,e;m Português já tenha iniciado sua expansão pelo sistema de franquia.

5º Rally Transcatarina: a cada ano se superando e conquistando paixões

Castilho
Acyr Hideki da Silva e Renan Medeiros venceram na Super
continua após a publicidade

Sol ou chuva, não importa. Nada tirou a empolgação e o desejo de comemorar a chegada de mais uma edição do Rally Transcatarina. Para atravessar o pórtico final, uma fila de 155 carros se formou na orla da Barra Sul, em Balneário Camboriú, SC. Eis o momento mais esperado do evento, aquele onde todos podem extravasar a alegria e comemorar bastante, independente do resultado. Terminar o Rally Transcatarina já é uma vitória. A competição partiu de Fraiburgo no dia 18, e depois de 800 quilômetros chegou ao litoral. As outras cidades sedes foram: Timbó Grande, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho e Guaramirim – estas estrearam na história do evento. O terceiro e último dia teve 130 quilômetros de especial – trecho cronometrado -, que adentrou zonas de reflorestamentos de pinus e eucaliptos. Depois, a planilha levou os participantes para uma área de mineração, onde a principal característica foi o terreno arenoso.  Embora não tenha chovido, o piso anda estava molhado. Os carros continuaram patinando e foi difícil manter a máquina na trilha. Até o último minuto, concentração de piloto e navegador foi fundamental, além de força no braço. Força, principalmente, nas áreas onde os laços e pegadinhas apareceram… E foram muitos!  E em Guaramirim, o público assistiu de perto o Rally Transcatarina. A disputa continuou no centro da cidade, em um percurso de 900 metros, com várias curvas e piso liso.

Classificação Geral – 5º Rally Transcatarina

Davini
Categoria Super Máster

1º Acyr Hideki Rodrigues da Silva/Renan Medeiros – Corupá, SC – 240 pontos

2º Daniel Maffi/Enedir Silva Júnior – Chapecó, SC – 235 pontos

3º Rone Branco/Jhonatan Ardigo – Curitiba, PR – 220 pontos

4º Flávio Roberto Kath/Rafain Walendowsky – Blumenau, SC – 219 pontos

5º Leandro Moor/Wagner Hirt Marques – Apucarana, PR – 205 pontos

Davini
Categoria Graduados

1º Vinicius Lustosa Polati/Marcos Fernando Evangelista – Curitiba, PR – 215 pontos,

2º Edson Pereira Schebeski/Alexandre William Dalssoto – Ponta Grossa, PR – 211 pontos

3º Leandro Gasparetto/Vilson Ferreira – Joinville, SC – 197 pontos

4º Juliano Cesar Borges/Edson Roberto Schmidt – Corupá, SC – Corupá, SC – 181 pontos

5º Alessandro Rodrigo Weirich/Leandro Macedo Ferreira – Curitiba, PR – 167 pontos

Davini
Categoria Júnior

1º Eduardo Schvambach/Júlio César Maba Floriani – Jaraguá do Sul, SC – 227 pontos

2º Marcos Gustavo Francio/Bruno Rozalen Tesser – Caçador, SC – 223 pontos

3º Claudemir Hubner/Ana Madalozzo Hubner – Caçador, SC – 205 pontos

4º Eduardo Szabunia Neto/Wilson Reichwald – Rio Negrinho, SC – 202 pontos

5º Francklin Pscheidt/Fernando Santana Torquato – São Bento do Sul, SC – 187 pontos