APEP e ANAPE abrem congresso de procuradores da Região Sul

Reforma da Previdência é o tema de debates que seguem até às 18 horas dessa sexta-feira (17), na sede da PGE-PR. Foto: Bebel

Os presidentes da ANAPE, Marcello Terto e Silva, e da APEP, Eroulths Cortiano Junior, abriram o Congresso Regional dos Procuradores dos Estados da Região Sul, que acontece nesta sexta-feira, 17 de março, na sede da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR), com o tema Reforma da Previdência.
Ao dar as boas-vindas aos presentes, o presidente da APEP destacou a importância do evento. “É com grande satisfação que abrimos esse congresso, com a participação de colegas procuradores dos três estados da região Sul do país, para discutir um tema de interesse não apenas da classe, mas de toda a sociedade. Agradecemos o procurador-geral do Paraná, Paulo Rosso, que prontamente atendeu ao pedido da APEP, apoiou e cedeu o espaço para promovermos tão importante debate”, afirmou Eroulths Cortiano Junior.
O presidente da ANAPE lembrou que com esse congresso a Associação Nacional cumpre mais um compromisso da atual gestão, o de promover congressos de procuradores em todas as regiões do país. “Queremos agradecer o apoio dos colegas de todo o Brasil na realização desses eventos”, agradeceu Marcello Terto. “A promoção desses congressos é uma forma de contribuirmos para o debate social de questões que afetam o Brasil na atualidade, e a Reforma da Previdência é uma delas, mas que ainda precisa ser melhor discutida, com maior clareza”, sustentou.

Eroulths Cortiano Junior, Paulo Rosso e Marcello Terto. Foto: Bebel Ritzmann
Eroulths Cortiano Junior, Paulo Rosso e Marcello Terto. Foto: Bebel Ritzmann

Além dos presidentes das entidades promotoras, integraram a mesa de abertura do evento Telmo Lemes Filho – 1º vice-presidente da ANAPE, representando a Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS); Luiz Dagoberto Corrêa Brião – presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (APROESC), e o procurador-geral do Paraná, Paulo Sérgio Rosso.
“Cumprimentos os integrantes da mesa e os colegas dos três estados. O governador Beto Richa, que não pode estar presente devido a agenda de compromissos, enviou cumprimentos e parabenizou a todos pela realização desse evento”, disse o procurador-geral do Paraná, Paulo Rosso. “Esperamos que essa reunião seja bastante profícua, com o debate desse importante tema que é Reforma da Previdência. Para mim particularmente, relevante por duas razões, pela questão profissional e também pessoal”, observou.
O evento, que iniciou às 9 horas, segue até às 18 horas dessa sexta-feira (17), na sede da Procuradoria-Geral do Paraná. Serão seis palestras com especialistas da área debatendo diferentes vertentes sobre a reforma previdenciária, uma questão que afeta diretamente toda a população brasileira.

Paul Garfunkel – Pintor Viajante

Luca Rischbieter, neto de Paul Garfunkel, na exposição. Foto: Maringas Maciel
Luca Rischbieter, neto de Paul Garfunkel, na exposição. Foto: Maringas Maciel

Centenas de artistas, empresários, profissionais e amigos de Luca e Monica Rischbieter estiveram no Museu Guido Viaro, em Curitiba, na noite do dia 16 de março, para a abertura da exposição Paul Garfunkel – Pintor Viajante, com curadoria de Antonio Carlos Suster Abdalla. As 70 obras das mais diversas técnicas e temáticas foram selecionadas pelo curador no acervo da família que pertence aos netos do artista. A mostra, de extrema delicadeza e qualidade artística, fica aberta ao público até o dia 29 de abril.

Curitiba terá 13ª edição do Vicentina no final de semana de 25 e 26 de março

Evento tem a proposta de valorizar a produção criativa local de design, moda, gastronomia e música. Foto: Rafael Oliveira
Evento tem a proposta de valorizar a produção criativa local de design, moda, gastronomia e música. Foto: Rafael Oliveira

Nos dias 25 e 26 de março (sábado e domingo, das 16h às 22h), Curitiba terá a 13ª edição do Vicentina, evento cultural de design, moda, gastronomia e música realizado no Arad Tailor Bar, localizado na Rua Vicente Machado, no Batel. A proposta é valorizar a produção autoral local, abrindo espaço para novos designers, estilistas, artistas e marcas regionais mostrarem seu trabalho.  Idealizado pelos designers e agitadores culturais da moda local Roberto Arad e Jorge Luiz Neves, o Vicentina é promovido desde 2011 para incentivar e fomentar a economia criativa. Neste ano em sua 13ª edição, o evento terá a participação de 11 marcas expositoras de diversos segmentos, além das seguintes atrações musicais: no dia 25, BFace, Castanha e DJ Numa às 17h, Vini Ramos às 18h e Heavy Metal Drama às 19h; e no dia 26, Davi Kalo às 18h e DJ Sandra Carraro às 19h.  “Minha função como designer é traduzir o mundo, por isso neste ano optamos por promover uma grande ocupação de marcas autorais no ambiente do meu bar”, explica Arad. “O Vicentina é uma opção de consumo para quem busca a diferenciação, além de promover o contato com novas mentes criadoras e a possibilidade de interação, confraternização e de ser um programa divertido e inusitado para um final de semana curitibano”, conclui. O evento tem entrada gratuita e conta com o apoio da Onça Discos.

Brownie do bem

Parceria entre Verd & Co. e o blog Flor de Sal cria sobremesa especial com parte da renda revertida para projeto social Good Truck
Parceria entre Verd & Co. e o blog Flor de Sal cria sobremesa especial com parte da renda revertida para projeto social Good Truck

O restaurante curitibano de comida saudável e criativa, Verd & Co., em parceria com o Blog Flor de sal, da culinarista Gabi Mahamud, acaba de lançar um brownie muito especial. O preparo, que será vendido por tempo indeterminado, terá parte da renda revertida para o projeto social Good Truck, que visa reduzir o desperdício e acabar com a fome.  De acordo com Gabi, a sobremesa, que custa R$ 14, foi desenvolvida por ela dentro do Verd & Co. “Passei um tempo dentro da cozinha do Verd & Co., acompanhando o preparo dos alimentos e observando aquilo que era descartado e que poderia servir para elaborar uma nova receita. Com isso, desenvolvemos uma sobremesa feita com partes de alimentos que geralmente não usamos, como cascas e talos”, detalha Gabi.  O GoodTruck é um projeto social fundado pela culinarista Gabrielle Mahamud, que visa impactar dois graves problemas socioambientais: o desperdício de alimentos e a fome. O projeto nasceu com o objetivo de levar comida de qualidade a quem não tem o que comer, recolhendo alimentos em ótimo estado não manipulados do CEASA, restaurantes, feiras e supermercados que iriam para o lixo, preparando-os com grandes chefs de cozinha, para servir pratos deliciosos e nutritivos a quem mais necessita.  “Somente no Ceasa de Curitiba são desperdiçados diariamente cerca de 14 toneladas de alimentos por dia. Se esse desperdício fosse evitado, muitas pessoas teriam o que comer e a gente poderia praticamente acabar com a fome na nossa cidade”, completa Gabi.

Voltar ao topo