APAJUFE e ESMAFE-PR promovem lançamento de livros de juízes federais

A Associação Paranaense dos Juízes Federais – APAJUFE e a Escola da Magistratura Federal do Paraná – ESMAFE-PR promoverão o lançamento dos livros dos associados José Antonio Savaris, “Direito Processual Previdenciário de acordo com o Novo Código de Processo Civil”, e Bruno Henrique Silva Santos, “Prescrição e decadência no Direito Previdenciário”. O evento será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 19 horas, na sede da ESMAFE-PR, em Curitiba. As obras foram publicadas pela Alteridade Editora. Na ocasião, os juízes federais ministrarão palestras para alunos do Curso Regular Preparatório para a Magistratura. José Antonio Savaris, professor da ESMAFE/PR, abordará o tema “Três pontos fundamentais de Direito Previdenciário para ser um juiz federal”, e o juiz federal Bruno Henrique Silva Santos versará sobre “Prescrição e decadência no Direito Previdenciário”.

Nova apresentação do Documentário Canal do Varadouro: História, Cultura e Natureza

Divulgação
A história da abertura do canal mais importante entre Paranaguá (PR) e Cananéia (SP). Na foto do fotógrafo Luis Batista, Paulo Roberto Macedo Junior, Diana Moro, da Moro filmes e Pedro César Prosdócimo no Clube na pré-estreia do documentário

Nos dias 29 e 30 de junho, às 20h, acontece no Cine Guarani mais duas apresentações do documentário “Canal do Varadouro: História,Cultura e Natureza”. A iniciativa foi da empresa curitibana GPR Vídeos, que tem à frente os sócios Paulo Roberto Macedo Junior e Pedro Cesar Prosdócimo. O documentário foi possível graças à ideia e esforço dos sócios e com o apoio da Lei Rouanet. “Depois de três anos entre ideia, produção e finalização, estamos muito felizes em poder lançar esse trabalho. Afinal, esse documentário vem mostrar os principais aspectos históricos, culturais e ambientais de uma região muito importante e ainda pouco conhecida”, diz Paulo Roberto Macedo Jr.
Aberto artificialmente pelo homem, o Canal do Varadouro, localizado em um antigo istmo que levava o mesmo nome, no estuário do Lagamar, na Mata Atlântica paranaense, foi uma exigência muito antiga de moradores e comerciantes das cidades de Paranaguá, no Paraná, e Cananéia, em São Paulo, que necessitavam dessa via de acesso, no século XVIII, para o transporte de produtos e passageiros.
Informalmente, o Canal começou a ser aberto por moradores locais com pás e enxadas em meados de 1820. Mas só mais tarde, sob análise dos governantes, as obras de construção do Canal tiveram início de verdade em 1950 e foram até 1958. Vale ressaltar que estamos falando de aproximadamente 6 km de extensão. Sua abertura originou a Ilha artificial de Superagui, onde hoje se localiza o Parque Nacional e um dos cinco mais importantes ecossistemas do planeta. Embora exista um projeto do governo para a reativação da linha fluvial de transporte de passageiros e este esteja paralisado, atualmente o Canal do Varadouro é utilizado para fins turísticos e esportivos, fator que contribui para a preservação ambiental e a sustentabilidade dos moradores da região.
Além do lançamento oficial, serão feitas exibições futuras nas cidades próximas ao Canal do Varadouro, além de serem disponibilizadas cópias do documentário para as escolas locais da região estudada.

Direito societário integra conteúdo de curso da ESA

Heloisa Rego
Apresentação será feita pelo jurista ,e professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto

Temas que afetam o direito societário, notadamente no que diz respeito às ações de dissolução parcial e total de sociedades, liquidação de quotas de sócio remisso, excluído, falecido ou que se retira da sociedade e a penhora de quotas sociais para satisfação de obrigações do sócio inadimplente. O conteúdo faz parte do curso “Reflexos do Novo Código de Processo Civil no Direito Comercial”, que será ministrado pelo jurista Alfredo de Assis Gonçalves Neto, professor de direito comercial da UFPR e ex-presidente da OAB Paraná, nesta quinta-feira (23). O encontro acontecerá na Escola Superior de Advocacia – ESA, em Curitiba, das 19h às 20h30. Os interessados em participar podem fazer as inscrições no site da Escola Superior de Advocacia (ESA). As vagas são limitadas.

Leandro Karnal vem à Curitiba para falar sobre Ética, Política e Comportamento

Divulgação
O intelectual Leandro Karnal estará no Graciosa Country Club, na próxima quinta-feira (23)

O Graciosa Country Club traz à Curitiba um dos mais interessantes intelectuais da atualidade no Brasil, Leandro Karnal, para falar sobre Ética, Política e Comportamento. O evento que acontece nesta quinta-feira (23), às 19h30, faz parte do projeto Pensando o Brasil, idealizado pela Diretoria Cultural do clube, que tem à frente a professora Liana Leão e que conta com a parceria do UniBrasil Centro Universitário, da B’nai Brith, do Solar do Rosário e do Casillo Advogados. Professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), historiador com pós doutorado pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris, Karnal detém uma formação que cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como História dos Estados Unidos, e sobre o ensino de História. É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas de sua área, colaborador da Folha de S. Paulo e da revista História Viva, e assessor de conteúdo da Rede Globo para novelas e produções históricas. Participa de Cafés filosóficos e programas de televisão. Em entrevista recente, ao ser questionado sobre como um historiador se sente vivendo um momento considerado histórico no país, e se é possível viver tudo isso sem paixão, o estudioso esclarece: “A paixão é construída pelo romantismo como um sentimento bom e desejável. Para a maior parte dos movimentos anteriores, é algo que distorce a percepção e o julgamento. Hamlet pede que mostrem a ele um homem sem paixão e ele o seguirá inteiramente. Um homem sem paixões é um homem livre, na visão do príncipe dinamarquês. Um homem apaixonado é um homem num estado de desequilíbrio e com péssimo julgamento. “Momentos históricos” são definidos posteriormente, pois naquele dia temos pouca consciência de que este fato X ou Y serão, de fato históricos. O fato histórico é dado pelo cruzamento entre o fato e a memória construída sobre ele. Eu diria que é necessário, para analisar, viver com menos paixão e com mais isenção, ainda que a neutralidade seja uma meta e nunca uma realidade possível”. Karnal está lançando mais um título instigante: “A Detração – Breve Ensaio sobre o Maldizer”, que faz um percurso da detração, da fofoca, do boato, da maledicência e do maldizer. Segundo ele, “palavras variadas que traduzem este hábito universal de diminuir, atacar e até inventar algo negativo. Fala das nossas dores ao longo dos séculos, dores que tentamos minimizar com o ataque a pessoas e instituições. Uso exemplos históricos de Tibério até Maria Antonieta, para mostrar a força política disto. Falo da responsabilidade da imprensa e dos consumidores de informações diante do caso da escola Base em São Paulo. Mostro como na Bíblia ou na regra de são Bento o murmurador-fofoque,iro, já constitui um obstáculo ao reino de Deus. A detração é um conceito histórico fundamental”.

Armazen Urbano lança buffet de sopas

Divulgação
Sopa de pinhão com bacon

Inspirado nos dias mais frios, o Armazen Urbano, um dos endereços mais charmosos da região do Cabral, acaba de lançar seu buffet de sopas, assinado pelo chef Sidnei Valério. Serão quatro opções salgadas e uma doce todos os dias. O cardápio muda a cada semana, trazendo novas sugestões.
Para a estreia, o chef Sidnei apostou em sabores tradicionais, mas com um toque pessoal. São eles: Caldinho de feijão com costelinha de porco desfiada, Caldo de mandioca, Sopa de pinhão com bacon, Caldo verde português e Arroz doce. Para acompanhar, três tipos de torradas, bacon crocante e queijo.
O preço será de R$ 49 por pessoa, à vontade. O buffet será servido de segunda a sábado, das 19 às 23 horas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna