Crianças e jovens atendidos pelo Centro Social Esperança participaram de uma campanha de promoção da saúde ocular. De maneira voluntária, profissionais da Clínica Schaefer atenderam os alunos da entidade com exames de acuidade visual, com objetivo de identificar e corrigir problemas comuns como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Moradores da comunidade carente Ulysses Guimarães, no Pinheirinho, algumas das crianças amparadas pelo Centro Social Esperança nunca haviam feitos exames oftalmológicos.  Dados divulgados ano passado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que, cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar sofrem de problemas de visão (como miopia, hipermetropia e o astigmatismo). Segundo o CBO, a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 33 mil crianças ficam cegas no Brasil por causa de doenças oculares, que podem ser evitadas ou tratadas precocemente, e pelo menos 100 mil têm alguma deficiência visual. Segundo a médica oftalmologista Tania Schaefer, estes problemas podem interferir no aprendizado, na autoestima e também na inserção social. Os exames reforçam a saúde destas crianças e contribuem para melhorar o rendimento escolar e nas atividades desenvolvidas no Centro. A médica lembra ainda que o exame oftalmológico deve ser realizado a partir dos 3 anos de idade, quando a criança já consegue se comunicar com o médico. No consultório, é medida a acuidade visual, avaliada a musculatura ocular extrínseca, além do mapeamento de retina e biomicroscopia. Mas novas visitas devem ser feitas anualmente. Entidade sem fins lucrativos, o Centro Social Esperança atende crianças com idade de até 16 anos. O Centro oferece alimentação saudável, educação, abrigo, roupas e atenção dos profissionais e voluntários que auxiliam nas atividades diárias da entidade. “Trabalhamos de maneira a oferecer esperança e uma olhar para fora desta realidade, que reflete diretamente na formação destas crianças e jovens como cidadãos”, afirma a coordenadora Suzana Branco. O Centro atende cerca de 160 crianças, que encontram no espaço, alimentação saudável, educação, abrigo, roupas e atenção dos que auxiliam nas atividades diárias da entidade. Toda ação voluntária, como esta realizada gratuitamente pela Clínica Schaefer, é bem vinda no Centro Social Esperança. Pessoas ou profissionais interessadas em conhecer o trabalho podem visitar o espaço, localizado na Rua Emérico Eduardo Singer, 125, Vila Independência II, Pinheirinho ou usar o emailesperancacuritiba@hotmail.com como canal de comunicação, para doações ou campanhas.

continua após a publicidade

Vice-presidente da CAA-PR coordena comitê de combate à corrupção eleitoral

Divulgação
Em Londrina, o Comitê 9840 será coordenado pelo advogado Eliton Araújo Carneiro, vice-presidente da Caixa de Assistência

No dia 8 de setembro, a OAB-Londrina reativou, oficialmente, o Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral. O nome do comitê é uma referência à lei federal 9.840/99, que tem a finalidade de coibir práticas abusivas e ilícitas no processo eleitoral. Todos os cidadãos podem denunciar atos de compra e venda de votos ou desvios administrativos com fins eleitorais. Na Subseção, a coordenação do Comitê está a cargo do advogado Eliton Araújo Carneiro, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR).  As denúncias devem ser acompanhadas de provas, com,o algum documento, uma foto da propaganda irregular, uma gravação, etc. No entanto, não serão recebidas ou aceitas denúncias de partidos políticos ou candidatos. As denúncias serão analisadas e encaminhadas, quando fundamentadas, ao Ministério Público Eleitoral. De acordo com Eliton Carneiro, entre as atribuições do Comitê estão: orientar a comunidade sobre a importância do exercício livre do direito de votar; expor à comunidade o processo eleitoral; mostrar que não é honesto vender nem comprar votos; estimular a educação popular, conscientizando sobre os efeitos da corrupção eleitoral; estimular a denúncia popular sobre atos de corrupção eleitoral; receber denúncias sobre corrupção eleitoral; organizar e realizar debates entre os candidatos; organizar e realizar audiências públicas, ou reuniões equivalentes, para conscientização do eleitor; e fiscalizar o uso da máquina pública e o abuso do poder econômico. O Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB Paraná também já está recebendo denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais, pelo e-mail denuncia@comite9840pr.org.br ou pelo telefone (41) 3250-5888, que aceita ligações a cobrar. Outras informações sobre a atuação do Comitê 9840 estão reunidas no site www.comite9840pr.org.br.

Embaixador do Chile em Curitiba

Bebel
O embaixador do Chile Jaime Gazmuri Mujica com o Cônsul Honorário de Chile Luiz Celso Branco

A convite do cônsul do Chile, senhor Luiz Celso Branco, o embaixador do Chile no Brasil, senhor Jaime Gazmuri Mujica, esteve em Curitiba nesta sexta-feira, dia 12, para tratar de assuntos diplomáticos. O embaixador ficou hospedado no Hotel Mabu, da Praça Santos Andrade, onde concedeu entrevista aos jornalistas. O embaixador falou sobre as oportunidades de investimentos no Chile, sobre o crescimento do comércio e da economia do país, vinhos, turismo e também comentou os atos de terrorismo que aconteceram recentemente, na cidade de Santiago.

Lançamento do projeto Restaurante Solidário

Eduardo Betinardi
Francisca Cury, presidente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), entre Rodolfo Schneider, diretor de marketing do IPCC, e Marcelo Woellner Pereira, presidente do Conselho Estadual da Abrasel – PR.

Na tarde do dia 11, a Abrasel – PR reuniu seus associados e órgãos governamentais para o lançamento do projeto Restaurante Solidário, que será realizado no próximo mês de outubro, em diversas cidades do Estado do Paraná, e vai beneficiar milhares de crianças carentes.

Eduardo Betinardi
Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel – PR, e a empresária Lorena Madalosso, do Restaurante Dom Antonio

Sobremesa é no Dom Parma

Divulgação
No Dom Parma você encontra várias sobremesas exclusivas como Nougat Glacê, sorvete artesanal com frutas cristalizadas e crocante de amêndoas, servido com geléia de frutas vermelhas e tudo isso com todo conforto e sofisticação de uma legitima Trattoria Italiana.
continua após a publicidade

Sobremesas são frutas ou doces consumidos ao final de uma refeição, costume historicamente mantido durante anos. Uma refeição representa, ainda nos dias de hoje, um ritual, um dos elementos mais significativos da evolução dos costumes e do paladar. Atualmente, mesmo com o tempo cada vez mais escasso, a sobremesa faz parte da finalização de uma refeição,, sem a qual, ao término de um almoço ou um jantar, sempre fica aquela sensação de que falta alguma coisa.

Melhores sabores da gastronomia divulgados no Prêmio Bom Gourmet Gazeta do Povo

Antonio More
Evento movimentou a capital paranaense e reuniu cerca de mil convidados na cerimônia de premiação. Na foto os Chefs 5 Estrelas eleitos: Eva dos Santos, que conquistou o título pelo terceiro ano; Ivan Lopes, que fez parte do seleto grupo em 2011 e 2012; Ivo Lopes, quase unanimidade de votos; Kika Marder, que recebe o título pela quarta vez (2010, 2012, 2013) e Manu Buffara, também tetracampeã

A 5.ª edição do Prêmio Bom Gourmet Gazeta do Povo realizado na noite de ontem (10) reuniu cerca de mil convidados no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba. Os chefs Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto e Guilherme Guzela, apresentador do programa Bom Gourmet comandaram a cerimônia que premiou 23 categorias distribuídas entre Sabor Popular – que elege as comidinhas preferidas do público curitibano – e Sabor Especial, que define os melhores pratos de Curitiba e melhor restaurante de Londrina. Os vencedores podem ser conferidos abaixo.  Os nomes que mais brilharam na cozinha Curitiba formaram a constelação dos Chefs 5 Estrelas. Neste ano, nove jurados elegeram: Eva dos Santos, que conquistou o título pelo terceiro ano; Ivan Lopes, que fez parte do seleto grupo em 2011 e 2012; Ivo Lopes, quase unanimidade de votos; Kika Marder, que recebe o título pela quarta vez (2010, 2012, 2013) e Manu Buffara, também tetracampeã. Um dos pontos altos da festa de premiação foi a homenagem surpresa para dois grandes nomes da gastronomia do estado: Celso Freire, homenageado como O Mestre da cozinha paranaense e Junior Durski, que recebeu o título de O Empreendedor. Na categoria dos estreantes, recém-formados de sete escolas de gastronomia em Curitiba foram desafiados em uma prova prática coordenada pelo chef Celso Freire e avaliados por um júri especializado. Débora Cristina Teixeira venceu na categoria Novos Talentos. Ela foi indicada pelo Grupo Educacional Opet e é do time de cozinheiros do restaurante Manu. A revista especial com todos os indicados e vencedores circula dia 11, junto a Gazeta do Povo, a versão para tablet e o aplicativo do Bom Gourmet também estão disponíveis para download. O Prêmio Bom Gourmet 2014 foi apresentado pela Electrolux e Paganini e teve patrocínio do ParkShoppingBarigüi.

continua após a publicidade

VENCEDORES 2014

Sabor Popular
Pastel: Companhia do Pastel, com o Pastel do Gaúcho.
Carne De Onça: Bar Martelo
Feijoada: Pantagruel
Couvert – Churrascaria Badida

Sabor Especial
Entrada – Ravióli de Bacalhau do La Varenne Gastronomia
Prato Principal – Paleta de Cordeiro com Pinoli, do Barolo Trattoria
Sobremesa – Purchoc, do C La Vie Restaurante
Adega – Hors Concours: Durski / Madero Prime Steakhouse
Vencedor: Edvino Bar e Restaurante
Carta De Cerveja – Hop´N Roll
Londrina – Serafinni Restaurante e Enoteca
Carne – Prime Rib, da Devons Gourmet
Massa – Conchiglia di Gamberi à San Marino, do Barollo Trattoria
Peixe – Linguado da Mama, do Bar do Victor
Asiático – Butter Chicken, do Swadisht
Pizza – Margherita, da Carolla Pizza Doc
Petisco – Bife Azedo, da Mercearia Fantinato
Sanduíche – Cheseburger Madero Angus, do Madero Prime Steakhouse
Pão – Croissant, do Delices de France
Delivery – Madero em Casa
Bufê – Spring Restaurante
Chocolate – Barra Grué de Cacau, da Cuore Di Cacao
Sorvete – Avocado, do Freddo Gelateria
Café – Espresso Blend Rause, da Rause Café + Vinho