Uma parceria firmada pela Caixa de Assistência dos Advogados está concedendo, aos profissionais em dia com o pagamento da anuidade da OAB Paraná, um desconto de 50% na compra de até dois ingressos para o espetáculo “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá”, do Balé Folclórico da Bahia, e para os shows dos cantores Oswaldo Montenegro e Zé Ramalho.  As apresentações acontecem no Teatro Positivo, sendo o espetáculo do balé folclórico nesta quinta-feira (20), o show de Oswaldo Montenegro na sexta-feira (21) e o show de Zé Ramalho no sábado (22), todos a partir das 21 horas. Para receber o desconto, os interessados devem comprar meio ingresso e apresentar a carteira da OAB na entrada do teatro. Os ingressos estão à venda através do Disk Ingressos, pelo telefone (41) 3315-0808, pela internet no endereçowww.diskingressos.com.br, na loja do Shopping Palladium e nos quiosques dos shoppings Mueller e Estação ou diretamente na bilheteria do Teatro Positivo. A promoção não é cumulativa com outros descontos.

continua após a publicidade

Festival da Lagosta no Vin Bistro

Divulgação
Seis opções de prato compõem o menu do Festival da Lagosta, com valor individual de R$ 129

A partir desta sexta-feira, 21 de agosto, o Vin Bistro Adega & Restaurante inicia mais um Festival da Lagosta. Segundo Ronaldo Bohnenstengel, sommelier e sócio-proprietário do restaurante, no cardápio estarão seis opções do crustáceo, que devem instigar o paladar dos clientes. “O Festival da Lagosta já virou uma tradição no Vin Bistro. Nossos clientes ficam atentos, esperando por este evento que promovemos, afinal, a Lagosta é um prato muito apreciado pelos curitibanos amantes da boa gastronomia”, conta. Entre as opções que serão apresentadas, com valor individual de R$ 129, estarão presentes no Festival: Lagosta grelhada a mediterrâneo com risoto, Lagosta gratinada ao molho de queijo e nhoque, Lagosta grelhada ao molho de laranja com risoto de manjericão, Risoto de lagosta servido com cauda grelhada, Lagosta grelhada ao molho de vinho branco e legumes salteados ou ainda na versão grelhada com risoto de alcachofra ao molho nantua.”Em qualquer um dos pratos é servida somente a cauda da lagosta, sem cabeça. Todas com peso entre 400 e 500 gr”, ressalta Bohnenstengel. O Festival da Lagosta será aberto para almoço e jantar, de segunda a sábado, no horário normal do Vin Bistro.

Advogada analisa a responsabilidade civil e sua incidência nas caronas

As peculiaridades do aplicativo “Uber”, que facilita o uso de transporte de passageiros, mas interfere nas atividades dos taxistas, e do chamado transporte cortesia ou carona, disponível por meio da internet, além de gerarem discussões e situações polêmicas relacionadas à legalidade desses serviços perante o sistema tributário, impactam em questões de segurança e no que determina o Código Civil. Os motoristas habilitados legalmente para prestar o serviço de transporte de passageiros reclamam da atuação dos profissionais que trabalham por meio dessas plataformas. E, ainda, denunciam condutas impróprias no trânsito e à margem da legislação vigente. A advogada Fattyma Blum Gonçalves, assessora jurídica da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina – Fepasc, esclarece que à luz do Código Civil “aquele que, por ação ou omissão, negligência ou imprudência, violar o direito de outrem ou lhe causar dano, está cometendo ato ilícito.” Portanto, de acordo com ela, nesta perspectiva, “deve-se entender que a negligência e, imperícia são faces da culpa, ou seja, não há relevância o querer ou não querer produzir o resultado, se negligente ou imperito, mesmo sem a intenção de causar dano ao passageiro que está de carona no veículo, subsistirá o dano e, por consequência, a ilicitude da conduta no plano cível”.

Atos ilícitos

continua após a publicidade

Segundo Fattyma, condutas como deixar que os passageiros não utilizem o cinto de segurança, andar em velocidade acima da permitida, não estar em dia com os itens de segurança do veículo como, por exemplo, estar com o extintor fora do prazo de validade, entre outras infrações, podem configurar ato ilícito. Ela explica que a tutela do Código Civil não se resume a tipificar que o ato danoso é ilícito, vai além e disciplina que o responsável pelo dano tem o dever de repará-lo. De acordo com o disposto na legislação, o dano deve ser reparado por aquele que deu causa para tanto, de maneira que se acontecer algum dano ao passageiro que está como carona, o motorista deverá arcar com os prejuízos que vierem a existir. “Caso haja uma colisão do veículo e o carona sofra ferimentos, o motorista é responsável por reparar os gastos que o carona teve com os cuidados provenientes daquela colisão”, coloca a advogada. E complementa: se o carona vier a óbito, o motorista fica responsável pelas despesas com funeral e, se no caso do carona ser provedor de uma família, o motorista deverá assumir essa responsabilidade pagando pensão.

Ordenamento jurídico

continua após a publicidade

Essas situações estão previstas no instituto da responsabilidade civil. “O ordenamento jurídico determina que os danos causados sejam reparados e, na medida do possível, a situação de quem sofreu o dano retorne ao que era antes do prejuízo”, observa a advogada. Fattyma ainda lembra: os tribunais entendem que o causador do dano, deve repará-lo, mesmo que este tenha acontecido por culpa. “Com isso, procura-se esclarecer quais as obrigações que podem surgir a partir da oferta de uma carona, lembrando que acidentes ocorrem sem previsão e podem vir a acontecer numa situação de transporte cortesia”, finaliza.

André Bertoluci apresenta Morada Cosmopolita na Mostra Artefacto Curitiba 2015

Divulgação
Arquiteto homenageia o ator paranaense Alexandre Slaviero e o artista plástico Marcelo Conrado

O arquiteto André Bertoluci, considerado um dos 100 melhores do País pelo prêmio TOP 100 Kaza, apresenta na Mostra Artefacto Curitiba 2015 a Morada Cosmopolita – um Loft atemporal confortável, onde destaca o aconchego e a beleza dos mobiliários soltos. Com 90 m², a Morada Cosmopolita abrange living, sala de jantar e quarto, todos integrados de forma harmoniosa.
As cores sóbrias, como o preto e branco, o off white e o marrom, marca de André Bertoluci em suas participações em mostras, são predominantes. Segundo o arquiteto, a ausência de cores vibrantes nas paredes destacam os mobiliários, os revestimentos, objetos de decoração e, principalmente, as obras de arte, que nesta edição homenageiam o artista plástico Marcelo Conrado – um dos artistas paranaenses de maior sucesso no trânsito internacional de exposições. Alguns detalhes na cor azul e preto, como nas almofadas, colcha e tapetes, harmonizam com o trabalho artístico de Conrado.
Chama a atenção no projeto, os revestimentos em lâmina de madeira natural, que deixam o espaço de jantar mais intimista e elegante. “No ambiente de jantar, procurei deixar ainda mais sóbrio, com uma iluminação pontual, utilizando de lâmpadas dicróicas e um lustre preto com cristais transparentes, que tem uma leitura para o clássico. Nesse espaço também revesti todas as paredes e teto em lâmina natural e utilizei a mesa Bloom na cor Fendi, cadeiras Cezanne, buffet Miroir e Moldura Creta, criando um ambiente intimista e requintado”, explica Bertoluci.
Na área do Living, as poltronas Spider encantam os olhos, que, junto com o sofá São Paulo, a mesa de centro Everest e o tapete com linhas geométricas da Pers&eacut,e;polis, dão todo o clima cosmopolita. Uma parede com revestimento cimentício da linha Ravena – Milão, da Hatria Revestimentos completa essa essência. Outros destaques são as divisórias em brises verticais, todas também revestidas em lâmina de madeira, deixando todo o projeto integrado e ao mesmo tempo com uma certa privacidade para um espaço de estar anexo ao quarto.
O que mais chama a atenção no quarto é a tendência geométrica, vista mais uma vez no revestimento, no tapete e nos objetos de decoração. A cabeceira Tribeca, ladeada por duas arandelas da Ideally Iluminação, deixam a Morada Cosmopolita ainda mais atemporal. Uma estação de trabalho, com a escrivaninha e o gaveteiro Enzo, alinhada com duas chaises São Paulo, em tecido bouclê, formam o local perfeito para que o homenageado do ambiente, o ator Alexandre Slaviero, possa decorar seus textos, fazer seus trabalhos e curtir momentos de relax.
“Procurei criar um projeto que tem uma linguagem limpa, contemporânea, priorizando a funcionalidade dos espaços e a harmonia dos revestimentos, cores e texturas. O ambiente vai totalmente ao encontro do homenageado, um jovem ator cosmopolita, que tem bom gosto e conhece o que existe de melhor no mundo”, finaliza André Bertoluci.

Apaixonados por livros se reúnem no Shopping Curitiba

Divulgação
O evento acontece na Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba (piso L1), é gratuito e aberto ao público

Neste domingo (23), às 16h, acontece mais uma edição do Clube Letters. Encontro realizado mensalmente por apaixonados por livros e que discute assuntos diversos relacionados ao universo literário.

Projeto resgata a memória da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Divulgação
No sábado, Lourenço Cezar da Silva conversa com a comunidade sobre o Museu da Maré, no Rio de Janeiro

Para promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural da Vila Nossa Senhora da Luz, desde o ínicio do ano, o projeto “Nossa Vila” realizou uma série de atividades com a comunidade do bairro curitibano. Por meio de oficinas de fotografia, práticas de pesquisa, levantamento documental, olhares etnográficos e maquete, os moradores da região puderam colaborar para a construção e reconstrução da história da primeira experiência de Cohab (Companhia de Habitação Popular) no país. O resultado desta pesquisa participativa será conhecido nesta sexta-feira (20), das 14h às 17h, com a realização de uma intervenção e mostra no Terminal do CIC. No sábado, Lourenço Cezar da Silva conversa com a comunidade sobre o Museu da Maré, no Rio de Janeiro. Reconhecido e premiado, o espaço fundado em 2006 surgiu das narrativas dos moradores do Complexo da Maré. Viabilizado pelo Fundo Municipal da Cultura, o projeto Nossa Vila foi realizado pela produtora cultural Fuá Produções. Mais detalhes sobre o projeto em https://projetonossavila.wordpress.com/