No último sábado, dia 15 de agosto, a Academia de Cultura de Curitiba
(ACCUR) comemorou seus 24 anos de fundação de história em um evento
especial, que contou com a participação de personalidades paranaenses, no
Centro de Estudos bandeirantes. A celebração foi comandada pela presidente
da entidade, Maria Inês Borges da Silveira. Durante o evento, a ACCUR
prestou uma homenagem ao auditor e advogado João Darcy Ruggeri, e realizou a
posse de oito novos acadêmicos.

continua após a publicidade
Divulgação
Maria Ines Borges da Silveira, presidente da ACCUR, Marco Tulio Vargas
e Lylian Vargas

Michel Teló grava novo DVD no Espaço das Américas

Divulgação
Gravação de “Baile do Teló” acontece no dia 2 de setembro às 23h30

Setembro começa bem na zona oeste da capital paulista. Um dos principais nomes do sertanejo atual, Michel Teló escolheu o Espaço das Américas para ser palco da gravação de seu novo DVD, no dia 2 de setembro.  Dono de grandes sucessos como a mundialmente conhecida “Ai se eu te pego”, “Amiga da minha irmã” e “Fugidinha”, Michel Teló, considerado pela Billboard um dos artistas mais populares das redes sociais, sobe ao palco do Espaço das Américas a partir das 23h30, para a gravação de “Baile do Teló”. Durante a gravação, um display permitirá que o público tire fotos interativas com o músico. No show, é ampliada a presença da tecnologia inédita para fazer, como o músico define, “que o público sinta na pele que está realmente participando do show”.

Unidades de saúde de Curitiba oferecem tratamento para quem quer parar de fumar

Gabriel Rosa
O casal Ana Maria Gugelmin Ikier Dreher, de 55 anos, e Luiz Fernando Dreher, de 60, encarou junto o desafio de abandonar o vício, que os acompanhava há mais de três décadas. Ana Maria comemora os quatro meses sem acender um cigarro. “Dessa vez, estou convicta de que não vou mais recair”, comenta ela, que fez duas tentativas anteriores sem sucesso.

Mais da metade das pessoas que procuram unidades de saúde de Curitiba com o objetivo de parar de fumar consegue abandonar o vício. Levantamento realizado no primeiro trimestre deste ano com os participantes do Programa de Controle do Tabagismo mostra que 53,19% pararam de fumar. O tratamento no Sistema Único de Saúde envolve consultas clínicas, apoio motivacional – geralmente em grupos de apoio – e a utilização de medicamentos, quando necessário.  Ana Maria e Luiz Fernando participaram do grupo de controle do tabagismo da Unidade de Saúde Ipiranga, no Capão Raso. Segundo ela, a acolhida e a naturalidade com que o problema é tratado pela equipe de saúde são os grandes diferenciais de outras metodologias que chegou a conhecer. “Foi uma conquista muito importante na nossa família”, destaca. Clenir Linhares, de 45 anos, também recorreu ao SUS para largar o vício, que começou ainda na adolescência. Depois de três meses sem fumar, ela nota muita diferença na sua qualidade de vida. “Minha respiração melhorou e, além de me sentir melhor fisicamente, hoje consigo sentir o sabor dos alimentos”, enfatiza.

Onde procurar ajuda
As pessoas interessadas em parar de fumar devem procurar info,rmações na unidade de saúde mais perto de sua casa. Todas as 109 unidades básicas de Curitiba têm profissionais preparados para dar orientações e direcionar para as unidades próximas que estão com grupos abertos. “O tabagismo é uma doença que gera um vício e que exige atendimento e acompanhamento profissional especializado”, afirma Marcela Lima Cardoso Selow, responsável pelo Programa de Controle do Tabagismo do SUS Curitiba.
A médica pneumologista Luci Bendhack, responsável pelos grupos de tabagismo nas unidades Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana, explica que o fumante que vai em busca de ajuda na rede pública de saúde é submetido a uma avaliação inicial – que pode ser com médico, enfermeiro ou psicólogo – para uma análise da saúde física e emocional. Depois, geralmente é direcionado para um grupo de apoio, onde encontrará outras pessoas com o mesmo objetivo.
No primeiro mês, os encontros são semanais. “Quem chegou até o quarto encontro, na maioria dos casos já parou de fumar”, afirma Luci. Nos dois meses seguintes, as reuniões ocorrem a cada 15 dias e, depois disso, apenas uma vez por mês, que são as “reuniões para prevenção de recaída”.
O objetivo desses encontros, segundo a médica, é aprofundar o conhecimento sobre o que é fumar, como parar, como lidar com situações de estresse, como superar as possíveis crises de abstinência do tabaco, entre outras questões comuns ao grupo. “Os medicamentos não são prescritos para todos, depende da necessidade e das condições clínicas de cada paciente”, salienta. “Os benefícios começam a aparecer já nas primeiras semanas, na pele, no cabelo, no paladar”, garante Luci.

As versões cosmopolitas das Havaianas

Divulgação
Modelos ganham tiras e materiais diferentes para look urbano
continua após a publicidade

Os passeios na cidade não serão mais os mesmos. O conforto e a praticidade já conhecidos em Havaianas são reforçados nas novas linhas voltadas para usos além da praia. A delicada e feminina You possui tiras de material sintético em tons neutros que garantem sofisticação ao produto. Já na tira da You Mettalic o toque do efeito metálico, referência em passarelas, que ganha vez.  Pensando nos homens, as tiras da Urban Basic são para um uso mais casual, com tiras robustas e de tecido. Além disso, suas cores básicas combinam com qualquer ocasião. Já a Urban Series vem com as tiras estampadas e tiras em jeans que ajudam a compor um visual jovem e descontraído.

Palestras na FAE debatem sustentabilidade e direito socioambiental

A FAE realiza, nos dias 20 e 21 de agosto, o I Simpósio de Direito Socioambiental e Sustentabilidade. O evento contará com série de palestras para debater as tendências e inovações em direitos socioambiental no contexto das grandes cidades, com impacto de iniciativas da sociedade civil e de políticas públicas no cotidiano de cidadãos e empresas.
Na quinta-feira, 20, a partir das 19h, Márcia Fruet abordará o impacto do meio ambiente urbano na Política Pública de Assistência Social. Ainda no dia 20, a doutora em Direito, Daniele Regina Pontes, abordará a ocupação urbana, direito a moradia e sustentabilidade.
No dia 21 de agosto, sexta-feira, a partir das 8h, será a vez do mestre em Educação, Claudio Ferraz Oliver, falar sobre como a sociedade civil pode lidar com o consumo e gestão de resíduos nas grandes cidades e da PhD em Business Administration, Anna Christina Gonçalves de Poli, falar sobre os impactos da legislação ambiental no cotidiano das empresas. As palestras são gratuitas e abertas para a comunidade. Mais informações em www.fae.edu.

1ª Semana Segredos dos Chefs‏

continua após a publicidade

<,/table>

Entre os dias 19 e 22 de agosto, a Abrasel – PR e a Livraria Cultura irão promover a primeira edição da Semana Segredos dos Chefs. Durante os quatro dias, o público curitibano poderá conferir gratuitamente ações voltadas para o mercado da gastronomia, que irão marcar o lançamento oficial de mais uma edição do livro “Segredos dos Chefs”, uma publicação que reúne os grandes destaques do Festival Brasil Sabor, evento anual promovido pela Abrasel.

Guilherme Alves
Cantina do Délio: Penne all Funghi Trifolatti
Guilherme Alves
Limoeiro: Ravioli de Siri de Antonina