100 anos da matriarca da Família Araujo

Nyette Infante Araujo recebe os cumprimentos dos familiares. Foto: Bebel

Dona Nyette Infante Araujo completou 100  anos ao lado de familiares e amigos neste final de semana. Estavam presentes os 7 filhos, 20 netos e 19 bisnetos. Muita saúde e mais muitos anos para a matriarca da Família Araujo.

8º IC Week Curitiba 2017 desponta tendências no mercado de casamentos

De 19 a 21 e maio, o Castelo do Batel servirá de ponto de encontro para noivos e profissionais de peso no mundo wedding. Já são mais de 60 expositores confirmados, além de uma agenda recheada de talk-shows, mesas-redondas e desfiles de moda. Foto: Ana Lemos
De 19 a 21 e maio, o Castelo do Batel servirá de ponto de encontro para noivos e profissionais de peso no mundo wedding. Já são mais de 60 expositores confirmados, além de uma agenda recheada de talk-shows, mesas-redondas e desfiles de moda. Foto: Ana Lemos

O Inesquecível Casamento Week, maior evento do mercado brasileiro de festas, já tem data e hora marcada para voltar a Curitiba. Nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2017, o Castelo do Batel receberá os melhores profissionais do setor, despontando tendências e oferendo facilidades imperdíveis aos seus visitantes. Além dos mais de 60 expositores confirmados, a programação conta com talk-shows, mesas-redondas, desfiles de moda e até sorteios e degustações. Um dos destaques ficará por conta do paulista Castro Bernardes, responsável pela decoração de alguns dos casamentos mais badalados do Brasil. O fotógrafo italiano Marco Zammarchi, cujo trabalho estampou a capa da 18ª Inesquecível Casamento PR/SC, também marcará presença com uma palestra exclusiva. Mas se é a gastronomia que faz os seus olhos brilharem, o ponto alto será a aula-show de Hermes Custódio, chef do Buffet Castelo do Batel, que irá preparar ao vivo um item surpresa. Produzido pela designer Janete Laska, o Teatro IC terá sua programação conduzida por Bruno Chateaubriand. “A IC vive desenvolvendo novos displays para facilitar a vida da noiva e o evento reflete esse comprometimento, se superando a cada ano”, opina o jornalista. “O IC Week é uma mostra dos melhores profissionais do mercado curitibano e eles se envolvem muito”, concorda o empresário Fernando Rondeau, da ME Movelaria.  Entre os highlights desta edição se encontram os desfiles – que irão da moda noiva do Atelier Carla Carrara, CrisCosta Couture e Lucélia Caldatto aos vestidos de festa de Beth Castro e trajes para pajens e daminhas do Espaço Menina. Nomes de peso, como Nizo Gomide, Rodrigo Ono, MX Sound Light Designer e Viktor (do Vimax Hair Beauty), também estarão por lá. Já o papel de trazer a Curitiba as novidades do Rio de Janeiro e de São Paulo ficará, respectivamente, a cargo da maquiadora Alessandra Grochko e da empresa Brother’s Bar.

Dia Positivo em Salvador apresenta Bernt Entschev

Bernt Entschev. Foto: Divulgação
Bernt Entschev. Foto: Divulgação

O consultor e especialista em Recursos Humanos, Bernt Entschev – eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH –, estará em Salvador no dia 16 para palestrar sobre “Sucessão da Gestão” no “Um Dia Positivo!”, evento promovido pela Editora Positivo. A ocasião reunirá gestores escolares conveniados ao Sistema Positivo de Ensino e será um dia para debater e trocar ideias e experiências educacionais, com reflexões conduzidas por diversos especialistas, que discutirão os novos caminhos da educação. Bernt Entschev é autor dos livros “Executivos, Alfaces & Morangos” e “Talento em Pauta – Como reger melhor sua carreira”. O evento será realizado no São Salvador Hotéis e Convenções, a partir das 8h30.

Secretaria de Estado da Cultura lança o programa DiversidArte

4bel

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, lança neste sábado (13/05), às 10h30, no Teatro São João, na Lapa (PR), o DiversidArte, programa da Secretaria de Estado da Cultura que tem por objetivo incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas, que contribuam para o fim de todo tipo de discriminação. Apresentações de dança ligadas à cultura afro e a abertura da exposição itinerante “Negros no Paraná – aspectos da cultura negra no Estado” estão na programação. O dia 13 de maio foi escolhido para o lançamento do programa por marcar o fim da escravidão no Brasil. Ao reconhecer e valorizar os grupos de culturas populares, imigrantes e aqueles historicamente discriminados, como a população negra, povos de terreiro, ciganos, indígenas, quilombolas, faxinalenses, LGBTs, movimentos de rua e idosos, defendemos suas identidades e saberes, garantindo o fortalecimento e a inserção destes grupos nas políticas públicas culturais, viabilizando a criação, a produção, a difusão e a fruição cultural. Resultado da participação da SEEC em diferentes conselhos de proteção e defesa de direitos, o programa atende às metas do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR). Alguns exemplos de ações que integram o DiversidArte: Mês da Mulher, Mês do Índio, Mês da Consciência Negra, MON para todos, Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná, Curso de Libras no Museu Paranaense, Arte para maiores, Sessão Sabedoria, Teatro Guaíra para todos, Exposição Gilda sem Limites, Exposição Incluídos, Exposição Negros no Paraná.

Jantar temático vai marcar comemoração do Dia do Procurador do Estado do Paraná

A APEP vai comemorar o Dia do Procurador do Estado do Paraná com um jantar temático no próximo dia 27 de maio, sábado. Instituída no Calendário Oficial do Estado por meio da Lei nº16.140/2009, a data é comemorada anualmente no dia 29 de maio, dia em que a Consultoria Geral do Estado foi transformada em Procuradoria-geral do Estado, no ano de 1971. A data é uma justa homenagem aos profissionais que trabalharam e trabalham em defesa do patrimônio do povo paranaense.
O jantar comemorativo com gastronomia da culinária árabe, dança típica e sorteio de brindes será na sede da APEP, a partir das 20 horas. Cada associado tem direito a dois convites, mas devem confirmar presença no evento até o dia 15 de maio pelo tel.: 3338-8083 ou pelo e-mail secretaria@apep.org.br.

Obesidade saudável existe?

Confira o artigo assinado por Salma Ali El Chab Parolin, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Paraná
Confira o artigo assinado por Salma Ali El Chab Parolin, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná

A obesidade é conhecida como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que representa um risco para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E quais seriam esses perigos? Seriam as doenças cardiovasculares, tais como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão Arterial, diabetes do tipo 2, doenças hepáticas e vários tipos de câncer. Temos aproximadamente 80 mil óbitos ao ano devido à obesidade e suas complicações. Dados recentes mostram que mais de 50% da população de Curitiba tem excesso de peso.
Ela é considerada uma doença inflamatória crônica, produz citocinas, que são proteínas que regulam o crescimento e atividade de células imunes responsáveis pela inflamação. Este estado eleva o risco de desenvolvimento de doenças debilitantes, como as citadas anteriormente.
Um estudo dinamarquês recente demonstrou que, mesmo indivíduos obesos e saudáveis metabolicamente (com HDL, triglicerídeos, glicemia e pressão normais) apresentam maior propensão ao desenvolvimento dessas patologias quando comparados com a população de peso normal e saudável. Isso seria consequência dessa reação inflamatória crônica provocada pela obesidade, que leva a um envelhecimento precoce das células. Com o envelhecimento há uma diminuição da função física de todos os indivíduos. Porém, a população obesa e saudável mostrou uma piora da mesma e também apresentou mais dor corporal em comparação aos adultos com peso normal. A importância dessa constatação é que o exercício físico controla, de forma direta, os processos inflamatórios e a diminuição da realização dos mesmos elevaria o risco de doenças mais graves.
A conclusão a que se chega é que a obesidade, por si só, independente dos exames bioquímicos apresentados pelo indivíduo, é uma ameaça para o desenvolvimento de doenças que geram uma diminuição de qualidade de vida e aumento da mortalidade da população mundial. Portanto não existe obeso saudável. Essa condição pode mudar a qualquer momento, assim o excesso de peso corporal tem de ser evitado e tratado sempre.
* Salma Ali El Chab Parolin é médica endocrinologista, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PR) e professora da Escola de Medicina da PUC-PR

Voltar ao topo