Com a iminência dos 50 anos golpe militar, completados em 1º de Abril e não 31 de março como juram os militares, neste e nos próximos quatro sábados, a nossa coluna trará livros que ajudem a entender esse período da história brasileira. Hoje falaremos sobre O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira. Publicado pela primeira vez em 1979, o livro conta os anos de militância e o envolvimento do autor com a guerrilha, os árduos momentos em que foi torturado e o tempo que passou exilado.
Gabeira, que atualmente é deputado pelo Partido Verde e tem um programa na Globo News, chegou a participar do sequestro do diplomata norte-americano Charles Elbrick, em 1969. O que é isso, companheiro?, que se transformaria em uma longa-metragem em 1997, foi um dos primeiros relatos de quem viveu na pele a ditadura brasileira. No entanto, infelizmente, quando Gabeira escreveu suas memórias, o regime militar já tinha feito muitas vítimas, entre elas o jornalista Vladmir Herzog, morto em 1975.
Mesmo o autor admitindo que o Fernando Gabeira que escreveu esse impressionante relato sobre um dos momentos mais difíceis e negros da história brasileira não é o mesmo homem que hoje tem ativa carreira política e social, o livro é válido pela sua força e pela nudez com que relata as duras experiências vividas no Brasil, o que significou viver longe de sua terra, justamente, para não morrer.