A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou a programação oficial do evento, que acontecerá entre os dias 1° e 5 de julho. A feira é uma das mostras mais importantes do setor livreiro mundial e já trouxe nomes de peso, como Valter Hugo Mãe, Ian McEwean e Jonathan Franzen.
É interessante chegar preparado para a Flip, ou seja, com a lição de casa feita: os livros lidos. Para ajudar que quer ir à festa, a Contracapa selecionou os melhores livros dos participantes da programação principal.
Eucanaã Ferraz
Quem é?
Poeta carioca, nascido em 1961 e um dos nomes mais importantes do cenário atual. É professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e recebeu o prêmio Alphonsus Guimarães, da Biblioteca Nacional, de melhor livro de poesia de 2002.
Obra de destaque: Sentimental (2012) e Cinemateca (2008).
Quando participa: dia 02, às 10h, na mesa A cidade e o território.
Diego Vecchio
Quem é?
Diego Vecchio nasceu em Buenos Aires, em 1969. Mudou-se para a França em 1992, para estudar psicanálise e filosofia. É escritor, ensaísta e tradutor. Atualmente, dá aulas de literatura hispano-americana e criação literária na Universidade Paris VIII, Vincennes à Saint-Denis.
Obra de destaque: Micróbios (2006) – a ser lançada pela Cosac Naify em junho.
Quando participa: dia 02, às 15h, na mesa De micróbios e soldados.
Boris Fausto
Quem é?
Nascido em 1930, é bacharel em Direito e doutor em História pela Universidade de São Paulo. Boris Fausto é autor de livros que resgatam a história do Brasil e revelam aspectos pouco comuns a essa abordagem.
Obras de destaque: O crime do restaurante chinês (2009) e Brilho do bronze (2014).
Quando participa: dia 03, às 10h, na mesa Encontro com Boris Fausto.
Ng?g? wa Thiong’o
Quem é?
Ng?g? wa Thiong’o é um escritor queniano. A sua obra inclui novelas, peças teatrais, contos e ensaios, da crítica social à literatura infantil. Ele esteve, ao lado de Haruki Murakami, entre os favoritos para o Nobel de Literatura de 2014, que ficou com Patrick Modiano.
Obras de destaque: Um grão de trigo (1967) – a ser lançado pela Alfaguara em junho.
Quando participa: dia 03, às 17h15, na mesa Escrever ao sul.
Roberto Saviano
Quem é?
Nascido em Nápoles, em 1979, Roberto Saviano foi jurado de morte pela máfia após retratar a organização em um livro. Vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes em 2008, Saviano já vendeu mais de 10 milhões de livros.
Obras de destaque: Gomorra (2008) e A Máquina da lama (2012).,
Quando participa: dia 04, às 19h30, na mesa Encontro com Roberto Saviano.