Os leitores brasileiros do escritor japonês Haruki Murakami devem ser presenteados em março com Sono, o próximo lançamento do autor por aqui. Publicado inicialmente como um conto dentro da coletânea The Elephant vanishes, ainda inédita em português, Sono terá tradução de Lica Hashimoto e ilustrações de Kat Menschik.
A trivialidade do cotidiano da personagem que narra o texto é abalada a partir de um pesadelo que a despertou e que a impede de voltar a dormir. A insônia, ao contrário do que se possa imaginar, faz com que ela enxergue de forma diferente tudo ao seu redor. Recheado de situações oníricas e surreais, Sono foi comparado ao universo criado pelo escritor argentino Jorge Luis Borges e às histórias de Contos de Eva Luna, de Isabel Allende.
Os dias da narradora passam a ser mais intensos e ela começa a questionar as certezas que tinha na vida: o amor pelo marido e pelo filho. Murakami usa os recursos que o consagram para transformar Sono em uma narrativa singular, colocando em xeque aquilo que chamamos de real.
O escritor lançou no final do ano passado o livro O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias no Japão.