Na história da música

Quando um artista fica um ou dois anos seguidos no cenário nacional, já dá para dizer que ele fez um grande sucesso. Imagine então 25 anos. Pois é, é para poucos. É para Zezé di Camargo & Luciano. A dupla comemora neste mês duas décadas e meia emplacando um sucesso atrás do outro e segue firme no mercado, em meio a tantas duplas e cantores aparecendo frequentemente.

Tudo começou em abril de 1991. Depois de anos tentando firmar a carreira, passando por época de vacas magras, perda de um irmão, e todos outros problemas (que todo mundo aqui já viu e reviu no filme Dois Filhos de Francisco), os dois lançaram a música É o Amor, sucesso até hoje, e não pararam mais.

“Na história da música brasileira, são poucos artistas que conseguem, em tanto tempo, a cada ano lançar um sucesso. E hoje em dia ficou ainda mais difícil. A rapidez do mercado e a concorrência são muito maiores, mas nós continuamos. Zezé di Camargo & Luciano é uma referência atual e atuante, pois ainda estamos brigando no mercado com essa turma que coloca a gente como referência”, afirma Luciano.

Mas como se manter no mercado por tanto tempo a ponto de inspirar as novas gerações e, ao mesmo tempo, dividir espaço com eles? “Tudo vem na hora certa, não é você que acha o sucesso, o sucesso que acha você. Todo gênero musical vai ter sempre o bom e o ruim. Sempre vão surgir novidades, mas vão ficar aqueles que têm qualidade”, avalia Zezé di Camargo.

25 anos atrás, a chance de um cantor mostrar o seu trabalho era apenas pelas rádios. Atualmente, a internet e as redes sociais potencializaram essa divulgação. Nada que faça a dupla acreditar que perdeu espaço. Pelo contrário. “Nem 10% das pessoas que estão tentando, fazem sucesso. Ou é bom e chega aos ouvidos das pessoas e emplaca, ou você pode ter todos os canais disponíveis, mas não vai chegar lá. O que aumentou mais é o interesse das pessoas pelo sertanejo”, completa Zezé.

Shows

A sexta-feira vai pegar fogo em Curitiba e dividir aqueles que curtem sertanejo. Serão três shows por aqui. No Victoria Villa, a atração é Loubet. Já no Wood’s, quem subirá no palco é a dupla Cacio & Marcos. Por fim, Bruno & Marrone estarão no Teatro Positivo.