O escritor alemão Günter Grass morreu nesta segunda-feira (13) aos 87 anos. Vencedor do Nobel, o autor de O Tambor revelou em 2006 ter feito parte do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Considerado um dos maiores críticos sociais de sua geração, Grass morreu na cidade de Lübeck, porém, a causa do falecimento não foi revelada.
De acordo com a Academia Real Sueca, responsável pelo Nobel, Grass carregava a “enorme tarefa de revisitar a história contemporânea”. Assim como Modiano, que usa com recorrência a figura da ocupação alemã na França para compor seus cenários, Grass tinha no Terceiro Reich a figura preferida para criar seus romances, sempre se opondo ao regime imposto por Hitler.
O escritor, que alternava a produção literária com trabalhos de escultura e artes gráficas, havia anunciado em 2014 que abandonaria a literatura devido à idade avançada. “Meu estado de saúde não me permite conceber projetos de cinco ou seis anos e esta seria a condição para o trabalho de pesquisa para um romance”, comentou à época.