Livro cria prisma da produção literária independente de Curitiba

Um grupo de 21 escritores de Curitiba lança nesta terça-feira (26), na livraria Poetria (Rua Vicente Machado, 865), o livro Torre de Papel, uma coletânea de contos e crônicas inspirados em clássicos da literatura mundial. Segundo Ana Maria Camargo, idealizadora do projeto, os textos formam um prisma da produção atual da capital, uma espécie de colcha de retalhos literária em que cada participante ocupa um espaço próprio, graças às suas experiências pessoais.

“O projeto é inovador quando à forma. Imaginem 21 autores escrevendo contos em que entram em livros e conversam com escritores e personagens”, comentou a organizadora, que escreveu “Volúpias e palavras”, um encontro com Oscar Wilde, Flaubert, Baudelaire e Coco Chanel.

Essa diversidade de temas cria, como o título do livro sugere, uma verdadeira Babel, no entanto, ao contrário do relato bíblico, existe o diálogo entre os autores, ainda que indiretamente. Por isso, os contos são subvertidos em crônicas até em ensaios. A força desse amálgama é a pluralidade dos autores – que se encontravam na Poetria para conversar e produzir literatura.

“Escritores maduros e escritores à flor em flor estabeleceram um diálogo com autores, livros e correntes de pensamento”, explicou Otto Leopoldo Winck, responsável pelo prefácio de Torre de Papel e pela crônica “Quantas pessoas cabem num Pessoa”. Cada texto recebeu foi ilustrado pelos artistas Alex Giller e Márcia Széliga. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo