Há pouco mais de um ano, as mudanças no Estante Virtual, portal que concentra livreiros de todo o Brasil, provocou revolta de grande parte dos vendedores do site. A maior queixa, à época, era o aumento da comissão do Estante Virtual, que passou de 6% para uma cota variável entre 8% e 12%.
Como retaliação às novas políticas, os livreiros fizeram uma espécie de ‘greve’ e outros retiraram completamente seu acervo do portal. Sebos e livrarias migraram seus catálogos para o site Livronauta, único concorrente – até então – do Estante Virtual. Para tentar reduzir o controle sobre os comerciantes, Julio Daio Borges criou o Portal dos Livreiros.
Ainda em versão beta, o site promete ser uma nova alternativa aos consumidores e aos comerciantes. De acordo com a proposta apresentada pelo portal, a plataforma vai aceitar cadastros de vendedores “pessoa-física”, os chamados “leitores-vendedores”.
Curso de livreiros
A partir de junho, Borges pretende disponibilizar 12 módulos de um curso até então inédito no Brasil: preparação de livreiros. Para o idealizador, essa é uma ferramenta importante “para quem deseja aprender o ofício ou se aperfeiçoar nele”.