Haruki Murakami é um dos escritores mais importantes da atualidade, mas o japonês é também um dos mais discretos. É raro ver Murakami dando entrevista e menor é chance de vê-lo promovendo seus livros. Fazer turnês de divulgação? A possibilidade é tão alta quanto sentar em um bar para tomar cerveja com Dalton Trevisan.
Para suprir “essa demanda”, a editora Shinchosha Publishing, responsável pelos lançamentos no Japão, anunciou nesta terça-feira (06) que Murakami passará dois meses respondendo perguntas de seus leitores. A temporada ‘mais aberta’ do autor começará no dia 15 deste mês, quando o site Murakami-san no tokoro, algo como O Canto de Murakami, estará disponível para que sejam enviadas perguntas ao autor de Kafka à beira-mar e 1Q84.
De acordo com a Shinchosha, os fãs poderão fazer qualquer tipo de questionamento, desde perguntas sobre as obras até bisbilhotar a vida pessoal do escritor. O site estará em funcionamento até dia 31 de janeiro. Depois desta data, o escritor responderá aos questionamentos.