A escritora de livros infantis e juvenis Ruth Rocha está completando 50 anos de carreira, no entanto, a autora de Marcelo, Marmelo, Martelo, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias, voltou à baila por outro motivo. Em uma entrevista ao portal IG, a escritor afirmou que Harry Potter não é literatura. A declaração causou polêmica nas redes sociais.
“Isto não é literatura, isto é uma bobagem. É moda, vai passar. Criança deve ler tudo, o que tem vontade, o que gosta, mas eu sei que não é bom. O que eu acho que é literatura é uma expressão do autor, da sua alma, das suas crenças, e cria uma coisa nova. Esta literatura com bruxas é artificial, para seguir o modismo”, declarou.
Apesar de achar importante a leitura da produção de J. K. Rowling, Ruth acredita que ter um livro nas mãos vai muito além da ler, somente. Segundo a escritora, que possuiu mais de 130 obras publicadas, é necessário que se leia, escreva e entenda.
Confira alguns dos memes criados por fãs da saga:
”Ruth Rocha comemora 50 anos de carreira: “Harry Potter não é literatura” pic.twitter.com/BVG6KDtIDw
— karine (@KeridoAvada) 27 abril 2015
Reconheço que a Ruth Rocha é uma das maiores autoras do Brasil, mas falar que Harry Potter não é literatura é atestar a própria babaquice.
— Fábio Garcia (@fabiogaj) 28 abril 2015
Recadinho da Sibila pra Ruth Rocha #Émaisqueliteratura #PrideOfHarryPotter pic.twitter.com/XSJeUnaBsi
— Severus Snape (@tiosevero_) 28 abril 2015