Ann Morgan, uma escritora britânica, lê 196 livros por ano, média de quase 4 livros por semana. Isso, por si só, já seria um feito, não fosse uma outra peculiaridade: ela lê apenas um livro de cada país. Obviamente, Ann precisa encontrar as obras em uma edição em inglês – o que se mostrou o maior desafio até agora.
No caso das obras que não estão traduzidas para o inglês, a escritora precisa encontrar outros meios para obter o livro. Em alguns casos, Ann chegou a conversar com o autor para adquirir uma edição em inglês. A experiência também irá desembocar em um livro, que será publicado em fevereiro e se chamará: Reading the World: Confessions of a Literary Explorer, algo como: “Lendo o mundo: as confissões de uma exploradora literária”.
Divulgação |
---|
Capa do livro a ser lamçado. |
Brasil
Entre tantos autores brasileiros, Ann escolheu João Ubaldo Ribeiro, morto em julho de 2014, e seu A Casa dos budas ditosos. A escritora afirmou que a obra do baiano é “um desempenho envolvente e persuasivo de um escritor de ponta na cena literária mundial.”
Entre as possíveis escolhas de Ann entre os autores brasileiros estavam: Chico Buarque, Clarice Lispector, Paulo Coelho e Machado de Assis.
Quem quiser, pode conferir o projeto de Ann Morgan pelo blog da autora.