O escritor Roberto Saviano, autor de Gomorra, anunciou nesta segunda-feira (29) que não virá para a Festa Literária Internacional de Paraty, que começa amanhã (1°). Saviano, que era um dos destaques do evento, foi aconselhado pela sua equipe de segurança a cancelar sua presença.

continua após a publicidade

O escritor italiano foi jurado de morte pela máfia de seu país após relatar os crimes e os esquemas de umas maiores organizações criminosas do mundo. Segundo informações dos organizadores da Flip, a decisão de comparecer ou não a eventos é tomada dois antes de qualquer viagem feita por Saviano.

Insegurança

Os motivos para Saviano não venha à Flip estariam relacionados aos fatos ocorridos recentemente na cidade. No 19 de maio, o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o Casé, e seu assistente foram baleados de raspão na cabeça. O atirador, que estava em uma motocicleta.

continua após a publicidade

O escritor Ronaldo Bressane, em um post no Facebook, afirmou que a cidade representa um “limite do paraíso”, já que Paraty seria dominada pelas facções criminosas Terceiro Comando e Comando Vermelho.

“Roberto Saviano, um dos melhores jornalistas do mundo, jurado de morte pela Camorra italana por conta de Gomorra, clássico contemporâneo sobre a máfia e o tráfico de drogas, cancelou sua participação na Flip, que ocorreria sábado. Motivo: falta de segurança”, comentou Bressane.

continua após a publicidade

Um substituto para a mesa deve ser anunciado em breve.

Confira o post completo

Limites do paraísoVai à Flip? O mais bravo jornalista do mundo, Roberto Saviano, não vai. Ligue os pontos:1. O…

Posted by Ronaldo Bressane on Segunda, 29 de junho de 2015