2015 está acabando e muitas duplas e cantores já estão preparando novidades e repertórios para 2016. Alguns desses lançamentos, no entanto, já estão estourados nas rádios e tudo leva a crer que no ano que vem o sertanejo repita, ou até melhore, o sucesso que teve nas rádios e na internet, com muitas músicas sendo as mais ouvidas em todo o Brasil.
De acordo com o Spybat, um software que acompanha a programação de quase todas as rádios do Brasil, das dez músicas mais tocadas em novembro, apenas uma não é sertaneja. No mês passado, a mais pedida foi Aquele 1%, de Marcos & Belutti com Wesley Safadão, que há dois meses aparece no topo e desde agosto está entre as dez mais. Aliás, durante todo o ano sempre as cinco mais tocadas nas rádios foram sertanejas. O topo pertenceu também a Gusttavo Lima (Que Mal Te Fiz Eu), Jorge & Mateus (Nocaute), Bruno & Marrone (Agora), Luan Santana (Escreve Aí) e Eduardo Costa (Sapequinha).
Outro exemplo é o aplicativo de músicas Spotify. Em 2015, Jorge & Mateus foram os mais ouvidos em todo o Brasil em duas categorias: na de artistas e álbum mais ouvido, com Os Anjos Cantam. Além deles, Henrique & Juliano também aparecem no top-5 do aplicativo, no terceiro lugar. A playlist Esquenta Sertaneja foi a mais tocada no ranking brasileiro. Sinal de que o sertanejo só cresce a cada ano.
Shows
Neste sábado, acontece na praia de Caiobá o Villa Mix, com as participações de Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Matheus & Kauan. Antes, porém, quem quiser curtir uma balada no natal, a Shed e o Victoria Villa farão a festa na noite de amanhã e no dia 25 é a vez do Wood’s.
Mas a partir da semana que vem é que o clima esquenta no litoral. Na segunda-feira, Luan Santana se apresenta no Café Curaçao, em Guaratuba, enquanto na terça-feira Bruninho & Davi estarão no Garden Hall, em Caiobá.