O julgamento

Foto: Felipe Rosa

Debates não acontecem por acaso, devem ser motivados pela interpretação dos fatos. Quando eu afirmei que Mario Celso Petraglia recuou perante a Conmebol, por não ter reagido diante do impedimento de jogo de Thiago Heleno e Camacho além do prazo da suspensão por doping, foi porque não tinha outra explicação, nem de fato e nem de direito.

Alguns petralhistas afirmaram que aproveitei a derrota para o Boca para criticar o cartola rubro-negro. Entre os meus defeitos, não está o oportunismo. E, entre, minhas poucas virtudes não está a inação que sufoca a capacidade de reação do jornalista diante dos fatos. Bem antes, já havia interpretado publicamente essa omissão como inexplicável. Se era do interesse do Athletico ficar em silêncio, não era o dos jogadores.

Interessa-me o que é justo.

A minha interpretação tinha tanta lógica, que 48 horas depois da eliminação do Athletico, a Conmebol marcou a data do julgamento dos jogadores para o próximo dia 12 de agosto. Serão absolvidos, já é certo, por serem inocentes. Só que o julgamento e a absolvição em razão do piedoso exercício de confissão da culpa do Furacão não irão encerrar o campo.

Três dúvidas terão que ser esclarecidas: a) – por que o dirigente profissional Marcio Lara ficou sem censura, se foi ele quem autorizou a compra do segundo lote do remédio? O primeiro, o nutricionista comprou por conta própria. b) – O Athletico já entrou ou vai entrar com ação contra a farmácia que manipulou o remédio? c) – “Se está dando certo, continue”, de quem é essa frase?

Sacrifício

Podem não acreditar, só não faço promessa porque dirão que é falsa. Mas, torço para Coritiba e Paraná voltarem para o Brasileirão. Ou pelo menos, um deles. Não é misericórdia, é necessidade do jornalismo da aldeia. Quando tudo se concentra em um único time, a opinião crítica, às vezes, soa repetitiva.

A obrigação de ver jogo da Segundona, maltrata.

No sábado, o jogo Paraná 0 x 0 América-MG, na Vila, teve de tudo, menos futebol. O Tricolor foi tão mal, que autoriza a pergunta: o Paraná real é aquele que emendou cinco vitórias em sequência, ou esse que cola três jogos sem vitória, só não perdendo para o lanterna América por ajuda do árbitro?

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!