O Athletico é bicampeão do Paraná.

continua após a publicidade

Incapaz de marcar a diferença de dois gols no jogo jogado (1×0), seja porque no campo tático voltou a ser desorganizado e previsível, ou seja, porque quando alcançou a meta, o goleiro André fez milagres, sobrou para o Furacão a última esperança: os pênaltis. E, aí, amparado pelo ambiente da Baixada com 30 mil atleticanos, foi perfeito: 6×5.

Nessa época de indigência técnica do futebol brasileiro, o Furacão foi um campeão como todos os campeões estaduais, em 2019: um campeão, simplesmente.

É quando a história reserva o lugar apenas para a conquista. Para a falta de brilho do futebol jogado pelo time, para as soluções oferecidas pelo acaso, e para o recurso alienado dos pênaltis, a história fecha a porta. Só apanha o título e mando-a entrar.

continua após a publicidade

Por ser pura paixão, o futebol é assim: por mais que sejam importantes as circunstâncias da conquista ou da perda de um título para a análise, todas são descartadas.

No caso do Furacão, há uma questão relevante que, mesmo à força, tem que ser empurrada para dentro da história: como em 2018, em 2019 não se propôs a ser campeão.

continua após a publicidade

Com a adoção de um time aspirante, portanto, mais de ilusão do que de certezas, com a base média de 21 anos, tinha objetivos de criar, educar e revelar. O título, como esse bi, não foi consequência da proposição de vencer que, às vezes, é um querer necessário, como se fosse o último recurso de vida, mas, consequência natural de uma proposta bem executada de existência.

Mas, nenhuma história escrita é capaz de submeter o sentimento. A maioria das crianças e jovens que esteve na Baixada não tinha condições materiais para ir ver o título da Sul-Americana. Entre os trinta mil atleticanos, muitos foram pela primeira vez à Baixada para ver pelos olhos e sentir pelo coração, o Furacão bicampeão do Paraná.

Esse é o brilho do bicampeão.

Essa é uma coluna em homenagem à Luiz Sallim Emed, presidente bicampeão do Athletico.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!