Opinião

O jogo no campo e o jogo de Greca

Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo.

A partir das 19h30, Athletico e Palmeiras jogam na Baixada. Durante os 90 minutos, um curitibano será vitima mortal do Covid-19. Logo depois, a partir das 21h30, Corinthians e Coritiba jogam em Itaquera. Durante os 90 minutos, outro curitibano será vítima mortal do Covid-19. 

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, dirão. Concordo, só que a outra coisa, é um jogo arbitrado pelo prefeito Rafael Greca, que para colocar nas ruas a sua campanha à reeleição, afirma em uma igreja católica, sem base científica, de que “o pior já passou”. Até a eleição, segundo a ciência, Rafael já terá na sua conta mil mortos em Curitiba. Um pecado mortal, sem dúvida.

Um jogo contra o Palmeiras de Luxemburgo, na Baixada, em quaisquer circunstâncias, é um jogo de iguais. E nessa condição, qualquer resultado estaria no campo do previsível. Ocorre que o péssimo jogo na derrota para o Santos (3×1), coloca dúvidas sobre as condições futuras do Furacão.

Sem padrão de jogo e sem bons jogadores que criem situações compensatórias às deficiências do esquema, uma derrota que seria normal para o Athletico, irá ser valorada para efeito de cobranças.

Crise em Itaquera

O Coritiba leva para jogar contra o Corinthians, na Arena de Itaquera, a lanterna do campeonato, o fantasma de um novo rebaixamento, a submissão do treinador Barroca e do gerente Pastana ao resultado, e a crise financeira e política. 

Para um time em que a própria diretoria não oferece mais o direito de perder (exige resultados), o Coritiba não tem um único elemento favorável.

Nessas contradições do futebol, não sei se uma nova derrota não faria melhor para os coxas do que a vitória. Uma vitória vai retardar a tomada de soluções imediatas.

Samir Namur só aceita compor com o “Coritiba Ideal”, se ele for o presidente e Follador o vice. Seu emissário de nome Jango disse, vejam só, que “Samir aprendeu com os erros”.       

Giovani Gionédis resolveu intervir no processo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna