Campo dos Sonhos

Kevin Costner em "Campo dos Sonhos". Foto: Arquivo

Kevin Costner é Ray Kinsella, um fazendeiro pacato, de vida perfeita. Certo dia, com olhar melancólico sobre a plantação de milho da sua fazenda, ouve uma voz. “Se você construir, ele virá”. Seguindo a voz, uma visão: um campo de baseball em vez de milho.

Ray começa a sonhar que Shoeless Joe, ‘sem sapatos’, ídolo do seu pai, morto há décadas, virá para jogar. E, então, no filme “Campo dos Sonhos”, temos o exemplo de que, às vezes, vale a pena sonhar. Nem que se perca o jogo, depois.

Vou dizer de uma vez e antes deste jogo da Baixada: obrigado a reverter uma diferença de dois gols contra os gaúchos do Grêmio, para ir à final da Copa do Brasil, o Athletico precisa de um milagre. E, não é desses milagres que se confundem com casuísmo, que é coisa de mortais. É de um milagre com digitais divinas.

Ontem, fui ao Bom Jesus e pedi para Santo Antonio. Como a vela não apagou, senti a sua firmeza e saí otimista. É que quando saiu da sua igreja, perto da Sé, em Lisboa, Antonio disse. “Quem não pode fazer grande coisa, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”.

Remeto o jogo da Baixada para o campo dos sonhos e dos milagres, porque tecnicamente não há teoria que diminua a atual submissão do Athletico ao Grêmio. Talvez, pela influência da Baixada, na pratica, com superação, o rubro-negro possa alcançar um equilíbrio. Mas, para superar uma diferença de dois gols, não basta ser igual, é preciso ser melhor. Quando um time reúne Bambu, Marcio Azevedo, Wellington, Marcelo Cirino, Léo Citadini, e tem como opções Tomás Andrade e Braian Romero, mais do que jogar, mais do que lutar, mais do que se superar, precisa ser abençoado.

Fantasma

Vejam só como é o futebol. O goleiro Wilson foi embora para o Galo, deixando Alex Muralha sem sombra no gol do Coritiba. No entanto, surgiu o fantasma. É que na primeira falha de Muralha, o que é possível, por ser irregular, a torcida irá lembrar de Wilson. Na segunda, irá reclamar por Wilson. Na terceira, pobre Muralha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna