SAÚDE
Por: Tribuna do Paraná
Fotos: Pixabay e Unsplash
Hipertensão é uma doença silenciosa, na qual o coração acaba exercendo um esforço maior do que o normal, comprometendo o funcionamento de outros órgãos.
Os sintomas são:
- Dores de cabeça, no peito e nuca
- Zumbido no ouvido
- Visão embaçada
- Sangramento nasal
Outros fatores de risco:
- Ser fumante
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Estresse
- Consumo excessivo de sal
- Níveis altos de colesterol
- Falta de atividade física
- Diabetes
- Sono inadequado
Antes de tudo, fique atento à quantidade de sódio dos alimentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 5g por dia, ou seja, uma colher de chá.
Controlar o peso é muito importante pra quem é hipertenso. Ter uma dieta regrada e fazer exercício físico periodicamente ajuda a controlar sua pressão. Lembre-se, consulte um nutricionista e um cardiologista antes!
Cuidar da alimentação não deve ser responsabilidade só de quem quer emagrecer. Educação alimentar serve para todos. Para os hipertensos, a dica é escolher alimentos pobres em gordura, açúcares e diminuir a carne vermelha. E consumir mais alimentos ricos em cereais integrais, frutas, verduras e derivados de leite.
Utilize o despertador do seu celular pra te avisar a hora de ir dormir. Uma boa noite de sono vai te ajudar a controlar sua pressão. Um quarto silencioso, sem aparelhos eletrônicos por perto ligados e com iluminação baixa vai te ajudar a ter uma boa noite de sono.
Caminhada no começo da manhã ou no final do dia já é um ótimo exercício para os hipertensos. Lembre-se de utilizar calçados adequados!
A meditação é uma ótima opção para controlar o estresse. Reserve apenas 15 minutos do seu dia para meditar. Escolhe um local silencioso, arejado e longe de interferência externa.
Três exercícios para eliminar a gordura lateral da barriga depois dos 40 anos
Veja tudo que é notícia nesta segunda-feira em Curitiba