Curitibanices
Cinco curiosidades de Curitiba que nem o curitibano raiz vai saber dizer!!
Por: Eloá Cruz / Tribuna PR
Curitiba esconde uma série de curiosidades, principalmente quando se trata de arquitetura, história e urbanismo. Confira nas páginas a seguir!
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
A primeira lâmpada elétrica acesa em Curitiba foi no Passeio Público, no dia 19 de dezembro de 1886 - data comemorativa da emancipação política do Paraná. O grande acontecimento foi histórico: o foco de luz foi colocado bem no meio do parque e cercado por lâmpadas japonesas.
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
Festa de gala
Apesar da grande festa na época, a luz elétrica chegou de fato na cidade no início do século XX.
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
Imagine Curitiba como um círculo - claro que o formato atual da cidade está longe disso. Mas se a capital tivesse o formato de uma figura simples, o ponto central dela certamente não seria no Centro Histórico.
Imagem ilustrativa
Centro geométrico
Ao levar em conta os quatro pontos extremos de Curitiba, o centro geográfico fica há 12 quilômetros do Centro Cívico - mais precisamente no Portão. Isso acontece porque a região sul da cidade acabou se desenvolvendo mais, por fatores que vão da topografia a mercado imobiliário e planos de zoneamento.
Foto: infografia / Gazeta do Povo
Um dos cartões-postais mais famosos de Curitiba, o Jardim Botânico faz 30 anos em outubro e tem sua arquitetura como o seu principal atrativo. Projetada pelo arquiteto e urbanista Abrão Assad, seu desenho possui algumas curiosidades.
Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná
Jardim Botânico
Segundo Assad, o projeto da estufa é inspirado em outras obras dele, como as estações-tubo e Rua 24 horas. Você sabia que os jardins, com formas geométricas, foram inspirados no desenho da bandeira de Curitiba?
Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
O Colégio Estadual do Paraná, localizado na Avenida João Gualberto, faz parte da história e da paisagem urbana de Curitiba. O prédio histórico foi inaugurado em 1950, época em que a capital ganhava já ares de cidade grande.
Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Abrigo secreto
Um fato curioso – não confirmado oficialmente – dá conta que o subsolo foi construído para ser usado como um abrigo antiaéreo.
Projeto arquitetônico / arquivo
Bem ali na Praça Tiradentes, o antigo prédio da Farmácia Stellfeld tem um dos relógios mais curiosos de Curitiba. Instalado no século 19, o relógio se baseia na sombra projetada pelo movimento do sol para marcar as horas.
Foto: Pedro Serapio / Gazeta do Povo
Raridade
A peça foi projetada pelo engenheiro Gottlieb Wieland e a construção contou na época com conceitos alemães de engenharia.
Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo