arvore capa webstories

Imunes ao corte

Cinco árvores raras e exóticas de Curitiba

Por: Eloá Cruz

logo-tribuna-mascara2020

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

arvore bruno covello

Para celebrar o Dia da Árvore, a Tribuna selecionou cinco espécies das 43 protegidas e imunes de corte em Curitiba.  Preservadas pela beleza, raridade, porte ou histórico, essas belas árvores fazem parte da história da capital. Confira!

Foto: Bruno Covello / Gazeta do Povo

logo-tribuna

Ali no Centro Cívico, pertinho do Shopping Mueller, uma grande nogueira que fica localizada na Praça Didi Callet, na Rua Heitor S. França, tem origem dos Estados Unidos. A espécie produz noz-pecã, que é bastante utilizada principalmente em doces e sobremesas.

logo-tribuna

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Nogueira

nogueira 02

Segundo a mitologia, Carya, Irmã de Dion, rei da Lacônia, foi convertido em uma nogueira pelo deus Baco. Cayra Illinoensis, seu nome científico, faz alusão a Illinois, estado dos Estados Unidos.

logo-tribuna

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

nogueira 03

Original da região mediterrânea, a famosa Oliveira de Curitiba está plantada na Praça Santos Andrade. A árvore produz azeitonas, e do fruto é feito o azeite de oliva.

logo-tribuna

Foto: Circulando por Curitiba

Oliveira

Citada na Bíblia, oliveiras fazem parte da paisagem de Israel, sendo uma das sete espécies de árvores frutíferas da Terra Santa. É uma planta bem rústica, que suporta solos pobres e seca.

Foto: Circulando por Curitiba

logo-tribuna

A espécie que dá nome ao nosso país é mais comum na região do estado do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte, na Floresta Atlântica, sendo mais frequente no Sul da Bahia. Em Curitiba, um exemplar da árvore fica em frente a sede da Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu.

Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

logo-tribuna

Pau-Brasil

Uma curiosidade: em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto declarando o Pau-Brasil como árvore símbolo nacional e o Ipê-Amarelo como flor símbolo.

Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

logo-tribuna

Nativa do Norte da África e o Oeste da Ásia, a Tamareira é também uma das sete espécies frutíferas da Terra Santa. Em Curitiba, é possível encontrar a espécie na Praça Eufrásio Correia.

Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

logo-tribuna

Tamareira

A tamareira é um tipo de palmeira bem rústica e resistente a todo e qualquer tipo de solo. Ela cresce em oásis, no meio dos desertos. Ela é uma das únicas palmeiras nativas da região da Palestina. Dizem que suas folhas foram utilizadas para receber Jesus Cristo em Jerusalém, antes da Páscoa.

Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

logo-tribuna

Sabe a cortiça das rolhas de garrafas de vinho? Elas são fabricadas a partir da cortiça de algumas árvores, como o Carvalho-da-Cortiça. A espécie é bem robusta, pode alcançar até 20 metros de altura.

Foto: reprodução / Google Maps

Carvalho-da-cortiça

Aqui em Curitiba, é possível encontrar a espécie na Rua Bom Jesus, em frente do campus de Comunicação Social da UFPR, no Juvevê.

Foto: reprodução / Google Maps

Policial de Curitiba famoso no Youtube por seguir suspeito de bicicleta pede demissão após represálias

Viu essa?

FIQUE POR DENTRO!

Veja tudo que é notícia nesta segunda-feira em Curitiba