Dia da Escola: o papel dessa importante instituição como espaço de socialização

Por Carolina Paschoal *

A origem da escola é uma questão que admite múltiplas respostas. A história indica que, embora as sociedades primitivas já desempenhassem o papel de transmitir conhecimento aos mais jovens, foi na Grécia Antiga que surgiu a primeira concepção de ensino pedagógico estruturado. Este modelo foi implementado pelos sofistas, considerados os primeiros educadores formais que a pesquisa aponta. 

No dia 15 de março comemoramos o Dia da Escola, uma data que reforça a importância dessa instituição para toda a sociedade. Isso porque ela vai muito além de um espaço de ensino formal; a escola é um ambiente de construção de conhecimento e socialização, onde crianças e adolescentes podem desenvolver habilidades essenciais para conviver em sociedade. Especialmente em tempos de mudanças tecnológicas e desafios sociais, se torna cada vez mais necessário refletirmos sobre o papel da instituição nesse contexto e como podemos valorizá-la ainda mais.

No Brasil, a trajetória da escola iniciou formalmente com os jesuítas portugueses em 1549 e desde então passou por diferentes contextos até chegar no modelo atual, na qual a Base Nacional Curricular Comum define os conteúdos e competências obrigatórias a serem trabalhadas desde as crianças bem pequenas até jovens.

Ainda que os problemas da educação, especialmente do ensino público, sejam assombrados por problemas estruturais que comprometem o desenvolvimento de parte dos educandos e que sobretudo a equidade ainda tarda em chegar a todos com a mesma qualidade, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, revela que a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais recuou de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022

É importante lembrar que a escola representa também o primeiro lugar que as crianças entram em contato com um ambiente estruturado de aprendizado. Afinal, é ali que elas conhecem e constroem as bases do conhecimento científico, literário e matemático, fundamentais para o desenvolvimento intelectual. O aprendizado, por sua vez, é capaz de ampliar a visão de mundo dos alunos, estimulando o pensamento crítico e a socialização de uma forma singular.

Compartilhando o ambiente escolar, as crianças aprendem, desde cedo, a conviver com diferentes opiniões, respeitar regras e até mesmo a lidar com desafios interpessoais. Nesse sentido, a escola tem o papel fundamental de estimular os vínculos de amizade, o desenvolvimento de empatia e a vivência de valores como respeito, responsabilidade e cooperação. No entanto, para que o seu papel como espaço de socialização seja cumprido, é necessário um esforço conjunto de gestores, professores e famílias para incentivar atividades coletivas, promover o respeito à diversidade e criar um ambiente acolhedor.

Outro ponto que precisa ser olhado com atenção é a valorização do contato olho no olho, mesmo com o avanço das interações virtuais. Essa convivência é estimulada por meio de diversas propostas que promovem o trabalho em equipe, auxiliando os alunos a resolver conflitos, respeitar diferenças e construir relações de qualidade. Essa interação social é cada vez mais necessária para formar cidadãos melhor preparados para os desafios do presente e do futuro.

Dessa forma, celebrar o Dia da Escola é um convite à reflexão sobre o seu verdadeiro valor, reconhecendo que esse espaço vai muito além da transmissão de conhecimento, é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, inovadora e solidária. Investir na educação é, antes de tudo, acreditar no seu poder transformador para um futuro melhor.

Carolina Paschoal é pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo