Nosso UFC tem, sem dúvida alguma, o melhor card dentre todos os que já aconteceram em solo brasileiro. Como amante e praticante da arte suave há mais de duas décadas, guardo especial expectativa pelo confronto entre Jacaré e Vítor Belford. Dois exímios faixas pretas. Técnicos e fortes.
Vítor foi formado pelo inesquecível Carlson Gracie, que conseguiu montar aquela que foi considerada a melhor equipe de jiu-jitsu que já se viu. Na década de 80, ele ganhou quase tudo com seus atletas. No início da de 90, idem.
Coube a Carlson popularizar o jiu-jitsu, até então restrito à sua família e alunos que pagavam uma nota preta por aulas particulares. O filho mais velho de Carlos Gracie, depois de uma heroica carreira como lutador, começou a ensinar. Tratava seus alunos como filhos. Reconhecia o talento, sabia em quem valia a pena a postar.
Ao contrário de outros membros da família, cobrava mensalidades mais baratas e muitas vezes nem cobrava, quando sentia que o garoto tinha futuro, mas nenhum tostão no bolso. Vítor foi um desses meninos. Teve em Carlson um pai. Foi forjado por ele um guerreiro.
Carlson e seu então pupilo, Vítor Belford. |
Jacaré explodiu pro jiu-jitsu nos anos 2000. Conquistou cinco títulos mundiais e protagonizou, com Roger Gracie, uma das maiores rivalidades da história dos tatames. Em 2004, decidiu com ele o título absoluto. Após ter o braço quebrado num arm-lock, sem desistir, levou a luta até o fim e sagrou-se campeão, num dos combates mais épicos já vistos.
Jacaré duelou com Roger na final do Mundial de 2004. |
No MMA, Vítor já é um atleta consagrado, que nunca usou muito o jiu-jitsu pra vencer. É conhecido por nocautes avassaladores. Uma pena, pois trata-se de um faixa preta de Carlson Gracie.
Jacaré rodou menos no octógono. E é afiado ao extremo na arte suave. Gosta de vencer finalizando, apesar de trocar com conforto na luta em pé. Torço pra que o chão seja o palco desta luta. Com muita técnica, inversões, chaves e defesas. Este é um combate que merece uma finalização daquelas de levantar a galera. Tomara!
Ronaldo Jacaré é penta-campeão mundial de jiu-jitsu. |