Whey Protein: saiba mais para poder escolher melhor

Saudações amigos, vamos abrir novamente aqui uma temporada para trazer informações sérias e relevantes a respeito dos suplementos alimentares mais prescritos e utilizados. Vamos aprofundar um pouco mais falando sobre outros que são mais específicos.

Hoje em dia nutricionistas, médicos e o público em geral estão cada dia mais adeptos ao uso da suplementação para corrigir ou reforçar uma alimentação. No caso das proteínas, a dificuldade em obtê-las na quantidade e qualidade certa tem feito a Whey Protein se tornar algo normal na vida das pessoas. Porém ainda existe muita confusão em saber algo a mais sobre elas e como não ficar perdido na hora de ir comprar um. Vamos lá:

Nem toda Whey Protein é igual, apesar de todas serem feitas a partir do soro de leite. O que muda é a concentração de proteína versus gordura e lactose desse soro de leite utilizado para fabricar a Whey Protein. O soro de leite na sua forma original parece um azeite e contém apenas 15% de proteína, então esse soro vai sendo filtrado eliminando com isso cada vez mais a lactose e as gorduras e pode chegar a mais de 90% de proteínas. Por essas diferenças, as Whey Proteins são classificadas em Concentradas, Isoladas e as Hidrolizadas.

A a Whey Protein Concentrada ou simplesmente WPC, é a primeira proteína que a maioria das pessoas começa a utilizar. Pode chegar a até 80% de proteína, mas também podem conter bem menos, pois existem WPCs no mercado a partir de 35% de proteína, sendo muito carregadas em gorduras e lactose não havendo muitos benefícios em seu uso, apesar de serem as mais baratas portanto mais atrativas. Porém deixa o indivíduo frustado e insatisfeito. Ela “pesa” mais para ser absorvida causando uma sensação de inchaço muitas vezes levando a processos de fermentação que causam gases incômodos e desconfortáveis. Por esse motivo, a maioria dos profissionais recomenda não utilizar uma WPC abaixo de 70% de concentração protéica.

Ou seja, na dosagem padrão de 30g que a maioria dos rótulos sugere, 70% devem ser de proteína o que equivale a 22g. Quem tem intolerância a lactose não pode utilizá-la, pois ainda possuem um pouco de lactose, logo existem casos que realmente se necessite que seja uma Proteína Isolada ou até mesmo uma Hidrolisada.

Na hora de ir comprar uma Whey Protein, primeiramente procure uma loja onde você possa receber esse tipo de orientação. Cuidado para não comprar de contrabandistas que trazem produtos falsificados ou proibidos do Paraguai, pois fora os eletrônicos, perfumes, roupas e cigarro, suplementos já ocupam a quinta posição entre os produtos mais falsificados. Uma boa WPC 70% pode ser encontrada no mercado a partir de 80 reais e rende para 30 doses.

Apesar de não oferecer riscos, tomar proteína sem equilibrar toda a dieta pode simplesmente não funcionar e não ajudar a obter o resultado esperado, por conta disso procure um nutricionista sempre.